Unidade FBL Turnigy 3D-H

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Unidade FBL Turnigy 3D-H

Mensagempor Lívio Cardoso » 23 Ago 2013 09:51

Alguém aqui já usou ou usa essa unidade FBL? Ganhei uma dessas e gostaria de opiniões dos amigos!!!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/593/jvmo.jpg/][img:c0c608c954]http://img593.imageshack.us/img593/5593/jvmo.jpg[/img:c0c608c954][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[yt]mt3nFcxI4cg[/yt]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 23 Ago 2013 11:17

Impressão à respeito: Visualmente muito bem feita e bem acabada, pequena e leve, com a parte inferior do invólucro em alumínio. No site da HK ela pode ser configurada pelo manual do MICROBEAST ou BIGAOLE, embora tenha o seu próprio que é idêntico!!! Aguardo opiniões!!!

macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: 30 Ago 2009 14:42
Localização: Dracena SP

Mensagempor macnas » 23 Ago 2013 11:57

comprei uma pra tentar converter um 450 flaybarless, mas nao chegou ainda, dei uma pesquisada rapida e o pessoal tao elogiando.

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 24 Ago 2013 06:32

Bom, pelo visto aqui ninguém voou ou voa o FBL Turnigy 3D-H. Vou seguir na idéia e assim que chegar o DFC vou fazer sua montagem e configuração e montar um tópico aqui. Segundo alguns fóruns internacionais esse FBL é muito bom, é esperar pra ver!!! Por enquanto vou estudando e traduzindo o manual do inglês para o português!!! Se não gostar da experiência com ele vou estudar a chance de comprar um V-bar. O 3GX, pelo menos por enquanto, está descartado. Segundo alguns colegas é muito ruim num 450...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: 27 Abr 2011 07:22
Localização: barretos e portugal

Mensagempor peptod » 24 Ago 2013 06:45

parece muito bem acabado lívio. deve ser sensível a vibrações igual o mbx, eu coloquei o meu dentro do frame no botom plate, parece que é um lugar com menos vibrações que por cima do tail boom holder. não se esqueça de retirar as pás principais e acelerar até ao máximo e em várias posições para ver se não da tip over. abraço

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 25 Ago 2013 20:31

Para primeiras impressões dei uma boa estudada no manual e fiz as conexões básicas. Até agora muito simples de configurar. Não deu pra fazer toda a configuração porque ainda não tenho um rotor DFC mas não vai haver complicações ( espero ). Configura-se usando o stick do rudder para alterar as cores do led do status... Vamos aguardar o DFC pra poder terminar!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 26 Ago 2013 08:21

A programação está feita de modo FBL/FB,posição da unidade (horizontal/vertical) tipo de servo ( velocidade ), frequencia de trabalho...agora vem endpoint do servo da cauda e por aí vai!!! Só com o rotor FBL DFC!!! Programado do led "A" até o led "E..."

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 26 Ago 2013 17:41

Amanhã chega meu rotor FBL DFC Align, aí é terminar tudo!!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 28 Ago 2013 19:44

Andei vendo uns vídeos do Skyraptor ( Alex Boro ) sobre a configuração do MICROBERAST X e é idêntico mesmo ao TURNIGY 3D-H. Tirando o fato de que os leds do MICROBEAST são colocados em duas linhas verticais e os dos TURNIGY 3D-H são em dois círculos, o resto é a mesmíssima coisa, sem tirar nem por... Quero ver voando... Gente, configurar essa unidade é mamão com mel, muito simples...


[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/836/4f1i.jpg/][img:d138d49b87]http://img836.imageshack.us/img836/295/4f1i.jpg[/img:d138d49b87][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/593/jvmo.jpg/][img:d138d49b87]http://img593.imageshack.us/img593/5593/jvmo.jpg[/img:d138d49b87][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Paulo BatataHobby
membro
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Jul 2013 09:15
Localização: Uberlândia - MG

Mensagempor Paulo BatataHobby » 28 Ago 2013 21:12

Lívio meu brother, seu rotor DFC e as drive gears chegaram na loja! Passe por lá para fazer uma visita!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 28 Ago 2013 21:16

Tranquilo Paulo, amanhã passo aí pra pegar tudo!!!

macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: 30 Ago 2009 14:42
Localização: Dracena SP

Mensagempor macnas » 30 Ago 2013 22:09

e ai Lívio, ja estreou a unidade?? a minha chegou hoje juntamente com um rotor DFC, amanha devo instalar ela, estou com duvida nos servos, os meu sao analogicos (mg s90) acho que é isso, quais vc ta usando?? eu li que esta unidade aceita servos analogicos, vou tentar usar eles ate comprar outros, vamos ver no que da.

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 30 Ago 2013 22:37

Estou configurando ainda, não estou tendo muito tempo disponível, estou mexendo numa reforma em casa... mas vamos que vamos. Meus servos são Align 410M...Já fiz a configuração básica, mas falta conferir o passo do cíclico e o coletivo...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Paulo BatataHobby
membro
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Jul 2013 09:15
Localização: Uberlândia - MG

Mensagempor Paulo BatataHobby » 31 Ago 2013 10:47

Lívio, já favoritei seu tópico, quero ficar informado. Tenho real interesse em futuramente adquirir esta unidade Flybarless. Quando falei pro pessoal que esta Turnigy era boa, muitos riram de mim. Agora, quero ver quando deixar o TRex 500 travadinho perto deles... hehehe

Avatar do usuário
Paulo BatataHobby
membro
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Jul 2013 09:15
Localização: Uberlândia - MG

Mensagempor Paulo BatataHobby » 31 Ago 2013 10:49

[quote:24bc1ba713="Lívio Cardoso"]... mas falta conferir o passo do cíclico e o coletivo...[/quote:24bc1ba713]

Outra coisa: Sou leigo no assunto de termos e palavras no helimodelismo, quando você diz passo do cíclico e o coletivo, a que você refere?

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 31 Ago 2013 15:56

Não Paulo, passo do coletivo é uma coisa e passo do cíclico é outra. Para medir o passo do cíclico faça o seguinte:

- [b:f01b202eb4]Com as pás paralelas ao tail boom, ponha o stick do throttle á 50%[/b:f01b202eb4], flybar nivelado, dê aileron e meça com o pitch gauge quanto deu...é bom deixar por volta de uns 8° ou 9°.
- [b:f01b202eb4]Com as pás à 90° do tail boom, stick do throttle a 50%[/b:f01b202eb4], flybar nivelado, dê profundor/elevator e meça com o pitch gauge e veja quanto deu. Assim como no aileron é bom deixar com uns 8° ou 9°.

Se der menos vá em swash e altere o valor pra mais e meça novamente. Se sua medida der mais que 9°, vá em swash e altere o valor pra menos, até conseguir que dê a medida . Os valores de pitch aileron e elevator não precisam ser, necessariamente, iguais.

Observação importante: esse procedimento é para helis FB. Pra flybarless deve se seguir os parâmetros de configuração da unidade FBL


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=120538
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 31 Ago 2013 19:21

[quote:4778ab1058="peptod"]parece muito bem acabado lívio. deve ser sensível a vibrações igual o mbx, eu coloquei o meu dentro do frame no botom plate, parece que é um lugar com menos vibrações que por cima do tail boom holder. não se esqueça de retirar as pás principais e acelerar até ao máximo e em várias posições para ver se não da tip over. abraço[/quote:4778ab1058]

Bem, terminei as configurações, botei no chão e dei comandos totais pra todos os lados, parece que está tudo ok. Na mesa giratória o servo de cauda tá bruto, com poder de parada muito forte, agora é ter coragem de mandar pra cima!!! Não sei se é assim mesmo, mas tô achando o retorno de comando de aileron e elevator, lento. Dou o comando e largo o stick, parado na bancada, motor desligado!!! Retorna lentamente...

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/189/5vnf.jpg/][img:4778ab1058]http://img189.imageshack.us/img189/2927/5vnf.jpg[/img:4778ab1058][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/96/gudi.jpg/][img:4778ab1058]http://img96.imageshack.us/img96/7817/gudi.jpg[/img:4778ab1058][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 31 Ago 2013 22:27

Bem, amanhã vou jogar pro alto...tracking ok também...

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 01 Set 2013 15:30

Hoje não vai dar pra voar mas fiz um pequeno hover dentro da garagem e, à princípio, comandos extremamentes sensíveis, até me assustei um pouco, estava no "Extreme" agora passei para "Radio". Agora configurei pra colocar exponencial e DR no rádio, pelo menos até me acostumar com tudo. O ganho do gyro também deixei para acertar via rádio, segundo recomendações de usuários do MBX. Tirei um meio metro do chão, mas já deu pra ver que vai voar... No início do hover a cauda começou a sair no sentido horário, abortei, repassei a configuração, mudei a correção de "Normal" para "Inverse"... O fato de os comandos apresentarem um retorno lento é normal, como ví lendo mais um pouco à respeito dessa unidade FBL. O retorno lento se dá apenas com o heli estático, na bancada, sem o giro do rotor, em vôo a coisa muda...

- Impressão inicial:

O helicóptero muda - fica muito mais agressivo e esperto!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Paulo BatataHobby
membro
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Jul 2013 09:15
Localização: Uberlândia - MG

Mensagempor Paulo BatataHobby » 01 Set 2013 16:28

Que bom Lívio, ótimas impressões a respeito. Neste sábado o nosso amigo Anderson, que tem um TRex 500DFC com 3GX deixou eu voar. Pois então, tirei heli do chão, subi 40cm e logo pousei, entreguei o rádio pra ele e disse: "Muito sensível, arisco e esperto demais pro meus dedos! hehehehe"

Flybarless é outra vida, outro nível de aprendizado em pilotagem.

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 02 Set 2013 07:38

Voei...ou hoverei!!! Já deu pra ver que o FBL é extremamente sensível, tem que ter outro dedo pra pilotar!!! Não posso sentar o dedo como antes ( no FB ) senão vou me surpreender!!! Tá com muito exponencial ( 45%) e mesmo assim tô sentindo muito agressivo!!! Vou repassar as configurações, na decolagem tem uma ligeira tendência pra esquerda, nada que uma pequena correção de aileron não resolva, mas vou analisar tudo!!! No ar dá pra largar os controles. A cauda está com uma ligeira batidinha, mas tá firme...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: 27 Abr 2011 07:22
Localização: barretos e portugal

Mensagempor peptod » 02 Set 2013 08:57

o lívio, o retorno dos servos a posição normal é lento mesmo, é o jeitão da coisa. quanto a sensibilidade dos comandos, há diferença, no sistema fb colocamos o link no furo mais da ponta, pois os comandos são indiretos, mas no fbl devemos colocar em um furo mais para dentro, por isso que no mbx tem um sistema de coloração de luzes para ajustar isso, assim se o furo for muito para fora , nunca vai dar luz azul. teoricamente os servos do fbl darão a metade do curso de um fb para fazer a mesma coisa. no fbl não de comando de aileron ou profundor se os skids ainda estiverem no chão, de motor e saia firme do chão . você também deve levar em consideração que os dumpers do fbl são muito duros , então não vão aliviar em nada os comandos, se der aileron para a direita ele vira rapidinho para a direita. depois de se acostumar com fbl vc não vai querer outra coisa, abraço

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 02 Set 2013 09:50

Ok Peptod, vou mudar a linkagem para o furo do meio na bailarina. Quanto à tendência de sair um pouco pra esquerda na decolagem era mesmo o alinhamento da bailarina que não estava perfeito, já corrigi... Vou ter que trocar o servo do pitch. em vôo teve um momento que notei uma chacoalhada no ar, abortei a brincadeira, juntei as tralhas e fui embora. Na bancada, enquanto repassava as configurações, o servo chacoalhou sozinho, então é hora de trocar!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 02 Set 2013 11:39

Alterações efetuadas, agora é voar pra ver... Foi necessário repassar toda a configuração do FBL!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: 27 Jul 2010 09:18
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 03 Set 2013 09:47

Voei hoje pela manhã. Ganhei mais confiança. Uma coisa interessante que observei. se vc larga os sticks o helicóptero não aderna como nos FB que deslocam pro lado e inclinam. Ele se desloca para o lado mas fica na horizontal!!! A cauda está escapando nos punchs, vou fazer mais ajustes no FBL pra corrigir isso!!! Alterar o ganho no rádio não resolveu!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!


Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes