Unidade FBL Turnigy 3D-H

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Lívio, estou usando um devo 8s, ontem na hora do primeiro voo que nao deu certo ele ja deu uma nova checada nas ligaçoes dos fios e falou que tava tudo certo, perguntei pra voce porque vi que voce ja tem uma familiaridade maior com essa unidade e poderia ter alguma coisa nela, tipo de uma coisa bem especifica, mas beleza vou ver com ele, esperar ele dar uma estudada tb, foi o que ele falou q ia fazer..
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Lívio, dei uma nova checada hoje e vi que os fios que vai no aux, gear e rud nao estavam ligados como no manual, o fio que vai no gear não estava ligado e a ordem que de acordo com o manual é laranja, marrom e vermelho na verdade estava laranja, vermelho e marrom, como meu radio é o devo 8 e nao tem esse padrao no manual, segui o padrao futaba mesmo, mas ainda esta trabalhando invertido cauda/ elevator, a diferença é que agora a cauda esta funcionando com as correçoes da unidade, antes só funcionava com o stick. Pra voce ter uma ideia, quando movimento o heli no sentido de picar e cabrar vejo que as pas da cauda se mexem e quando movimento o heli no sentido da cauda pra direita e esquerda o servo de traz do ciclico movimenta, ficando as pas da cauda paradas. sera que nao é alguma configuração no radio nao?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

No rádio vc deve deixar tudo linear, curvas de passo, aceleração, dual rate 100%, exponencial zero, nada de mixagens. Tudo o quer tiver que fazer tem que ser feito na unidade. Depois de completado o setup aí sim vc pode alterar curvas de passo e aceleração. Quanto a dual rate e exponencial aconselho usar o da unidade também e depois que já estiver dominado bem tudo pode passar pro rádio... Acho que deve repassar toda a configuração da unidade.Vc disse que seu amigo havia conferido as ligações e que estavam certas. Bem vc mesmo viu que não, então o seu amigo não entendeu bem como funciona isso tudo... Refaça tudo calmamente, se necessário reset a unidade e recomece do zero!!! Esse sistema é extremamente sensível, qualquer erro poderá jogar o heli no chão. Depois de feito todo o setup, confira no chão, sem as pás, ligue a bateria e com o rotor girando observe se a bailarina sobe nivelada. Dê comandos completos de aceleração, profundor, elevator e aileron. Não precisa ficar receoso, sem as pás nada vai acontecer... Ela deverá subir assim, se observar qualquer movimento estranho dela é porque há erro de configuração. Outra coisa importante, no rádio vc deve escolher a opção 1 servo 90°e na unidade a opção 120°... A bailarina deverá ser nivelada milimetricamente, como já disse, se trata de um sistema muito sensível onde tem sensores de aileron e elevator, além do gyro!!! O teste de sensores é extremamente importante e a opção certa na otimização da pirueta também. Tudo tem que estar correto!!!
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Lívio, nao entendo muito dessas configuraçoes, olho o manual e nao consigo entender, andei procurando na net por videos, tutoriais e nao encontrei alguma coisa que comece bem do principio mesmo, seria pedir demais voce fazer um tutorial explicando como configurar o heli com essa unidade desde o inicio?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Existe uma sequencia de vídeos de um amigo nosso aqui, o Skyraptor, que por sinal conhece muito do hobby. Pois bem esses vídeos dêle são da configuração do MICROBEAST, mas dá pra configurar o Turnigy 3D-H por eles. Agora seria de bom alvitre vc ler bastante o manual pra poder começar entender tudo o que se deve fazer nessa unidade. Não é complicada, basta um pouco de tempo e calma que vc consegue chegar lá!!! Essa unidade tem o firmware do MICROBEAST X V1!!! No visual a única dioferença é que os leds da Turnigy 3D-H são dispostos em forma de dois círculos e os do MICROBEAST são em duas linhas verticais, mas na mesma sequência de configuração!!! O manual do MICROBEAST V1 é exatamente igual ao TURNIGY 3D-H!!!



http://www.beastx.com/manuals/MICROBEAST_PV_ENG.pdf



[yt]3mtivDsrnyc[/yt][yt]RD7DK7mHOl8[/yt][yt]MJJu7pkP4FQ[/yt][yt]S6fkzEYYmXE[/yt]
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Antes de se aventurar na configuração da unidade, faça o seguinte. Retire as pás do helicóptero, ponha ele no chão, ligue a bateria e dê comandos de coletivo. A bailarina deverá subir nivelada e descer também assim. Dê comando de aileron e elevator sem medo, sem as pás não vai acontecer nada com o helimodelo. Se realmente houver problema de configuração vc vai ver a bailarina se inclinando sozinha...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Valeu Lívio, vou dar mais uma estudada no manual e ver os videos pra ver se eu consigo programar, na verdade eu ja tinha visto esses videos, mas como nao tinha a base acabei so passando por eles, agora vou ver se pego firme no estudo, muito obrigado. Hoje fiz o que voce falou, liguei o heli sem os cabos do motor e vi se a bailarina subia nivelada e se mexia direito conforme os comandos, e vi que ela nao ta subindo nivelada nao, sobe mais o lado direito, bem mais por sinal (olhando de traz do heli) e a cauda e o elevator da funcionando invertidos. mas valeu, vou ver o que consigo fazer aqui. muito obrigado
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Lívio, assiste aos videos acompanhando pelo manual tb, esclareceu bastante, vi que nao é dificil nao, mas ficaram algumas duvidas com relação ao radio, voce falou que tenho q deixar tudo zerado no radio, linear, é ai que ta, nao sei no que mexer pra deixar tudo zerado, entrei no menu do meu radio, mas nao sei os valores que tenho que deixar, outra coisa, voce falou tambem que tenho que deixar no radio a opção da bailarina 1 servo 90° e na unidade 120°? outra coisa que nao entendi, eu vou fazer a configuração toda do A ate ao N (luz acessa) e depois tenho que voltar e fazer a configuração dos parametros? (luz piscando) é isso mesmo, agradeço a atenção e desculpe por tantas perguntas.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Curva de aceleração - 0, 25, 50, 75, 100
curva de passo - 0, 25, 50, 75, 100
Dual rate - 100%
Exponencial - 0%
Mixagens - nenhuma
Trim - 0
Subtrim - 0
Endpoint - tudo 100%

No, rádio escolha a bailarina 90° 1 servo.
Na unidade, quando for escolher a opção deixe em 120°.

Depois de feito tudo de A a N, entra na segunda etapa da configuração. Led piscando, configure os parâmetros. Nos potenciômetros não mexa, pelo menos por hora...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Faça o teste de solo, sem as pás, ligue a bateria e dê stick total e observe se a bailarina esta subindo nivelada ( tem que estar ). Dê comando de profundor/elevator e aileron, sem medo, sem as pás nada vai acontecer com o helimodelo. Estando tudo ok aí pode partir para um teste de vôo, com calma, com tranquilidade. Não pode dar comando de aileron ou elevator com o helicóptero apoiado no chão, pode fazer o heli tombar. Com helicópteros FBL a decolagem tem que ser com atitude e logo que sair do chão aí sim pode comandar aileron, profundor e elevator...
Responder