Um velho Futaba

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Um velho Futaba

Mensagem por Paulo SBM »

Pessoal

Tenho um velho e pouco utilizado futaba de cinco canais , AM 72.240 MHz modelo FP-T5FN.
Queria saber se é possivel utilizar a saida para "trainer cord" para conectar com o computador e utilizar como simulador.

Outro detalhe é que se utiliza de baterias NiCad tanto Tx como Rx e com tres cabos, um vermelho , outro preto e outro cinza. Teria como utilizar baterias Lipo ? e como seriam ligadas ?

O receptor teria dificuldade em utilizar , visto que tem conectores fêmea , ou teria como adaptar algum tipo de cabo conector ?

Grato a quem puder dar dicas.
Abraço

Paulo
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Pelo que voce diz no último item, sua intenção é utilizar o Futaba AM para coloca-lo em ação, sugestão é voce instalar um módulo 2.4GHz nesse velho AM, pesquise no forum que há indicação de como executar essa mudança, assim voce decidirá sobre custo/beneficio. Há necessidade de saber em seu rádio onde está o sinal PPM.
Quanto as baterias também há indicação no forum, só não entendi o que voce disse sobre tres fios, todo rádio que conheço utiliza somente o positivo e negativo, as baterias de Li-On ou Lipo sempre são dois fios (positivo e negativo) o outro conector é utilizado na carga para balanceamento das células e para instalação de alarme e verificação de voltagem/celula e voltagem total da bateria.
Somente para informação, instalei um módulo 2.4 Ghz FrSky em um Conquest AM de 6 canais e voo toda semana com o mesmo.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Pelo que voce diz no último item, sua intenção é utilizar o Futaba AM para coloca-lo em ação, sugestão é voce instalar um módulo 2.4GHz nesse velho AM, pesquise no forum que há indicação de como executar essa mudança, assim voce decidirá sobre custo/beneficio. Há necessidade de saber em seu rádio onde está o sinal PPM.
Quanto as baterias também há indicação no forum, só não entendi o que voce disse sobre tres fios, todo rádio que conheço utiliza somente o positivo e negativo, as baterias de Li-On ou Lipo sempre são dois fios (positivo e negativo) o outro conector é utilizado na carga para balanceamento das células e para instalação de alarme e verificação de voltagem/celula e voltagem total da bateria.
Somente para informação, instalei um módulo 2.4 Ghz FrSky em um Conquest AM de 6 canais e voo toda semana com o mesmo.
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Paulo SBM »

Pois é Rensanches, como voce imaginou , tambem pensei em colocar este futaba em uso, mas já havia escrito ao suporte da futaba a respeito de adaptar um módulo de 2.4 GHz e veja a resposta que obtive deles.

Thank you for your recent e-mail to us here at Futaba USA. We are always happy to hear from our fellow modelers.

Unfortunately there is not a way for that radio to be updated to the newer version. In most instances the internal portions of our transmitters vary quite a lot, which means that there are quite a few internal board changes that would be required and the cost of doing something of this nature would be prohibitive.


Talvez eles levem em conta alguns aspectos econômicos que em nossa realidade pode parecer absurdo para eles. Li em algum fórum que poderia haver esta conversão para 2.4 GHz , porem, com a resposta deles , desisti.

Ou uso mesmo os 72.240 MHz ou apenas como simulador.

Sobre os fios , é isto mesmo , ele possui 3 fios como citei, só que quando abri o pack de baterias , acabou rompendo as conexões e não pude ver como estavam ligados estes fios. A mesma coisa acontece com o receptor.
Voei muito pouco com este rádio e quando fui abrir os pack depois de muitos anos , já estavam detonados inclusive os contatos dos conectores, mas o rádio em si aparentemente está integro.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Paulo,
Procure na internet módulo 2.4 GHz, voce tem opção de compra no Brasil ou exterior.
Se for para voar elétrico, um rádio Chingling simples custa em torno de R$ 200,00 com 1 receptor, voce teria que comprar a parte, bateria, tanto para o TX como para o RX, mais os servos.
Se sua opção for revitalizar o Futaba, desde que tenha os antigos servos do AM, eles podem ser utilizados em aeros Glow e até em elétricos maiores, devido ao peso dos servos.
Para isso, tem que comprar os cabos com terminais do 2.4Ghz que é o mesmo dos FMs, cortar os cabos com os terminais do AM e fazer a emenda com solda e utilizando os isolantes termo encolhiveis, vendidos aqui mesmo no Brasil.
O Futaba antigo é de boa qualidade, somente que não terá o mixagem entre canais, não podendo utiliza-lo onde necessário flaperom, por exemplo a Asinha.
Não conheço seu rádio, voce poderia postar fotos, inclusive com ele aberto para ver a placa eletronica, para verificar se o ponto PPM está facil de localizar?

Renato
Avatar do usuário
fire_flp
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qua Nov 18, 2009 2:25 pm

Mensagem por fire_flp »

Eu uso meu T6XA como simulador no pc sem problemas, só comprei o cabo especifico para ele.
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

Mensagem por Alessandro Sanches »

Belza cara

Deixa eu te fazer uma pergunta, esse rádio Futaba T6XA que vc tem, tem como ligar profundor com 2 servos, se sim, vc poderia me auxiliar que não estou conseguindo.

Abraço
Avatar do usuário
fire_flp
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qua Nov 18, 2009 2:25 pm

Mensagem por fire_flp »

[quote:036da3b424="Alessandro Sanches"]Belza cara

Deixa eu te fazer uma pergunta, esse rádio Futaba T6XA que vc tem, tem como ligar profundor com 2 servos, se sim, vc poderia me auxiliar que não estou conseguindo.

Abraço[/quote:036da3b424]

Então, nunca tentei mas ele tem mixagem de canal, provavelmente deve dar.. acho que deve ter alguma coisa no manual... Mas qlq coisa você pode por um Y também.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Paulo,
Respondendo sua primeira pergunta, se seu rádio tem saída para trainee, é possivel utiliza-lo no simulador, para isso, tem que retirar o cristal da frequencia e o rádio tem que ter bateria, pois deverá ser ligado quando utilizado como simulador. Para tal pode ser utilizada Pack de NiCa 9,6V, LiPo 3S (11,7V) ou LiFe (3S) 9.9V, próprias para o TX, (terminal Futaba) bem como verificar suas dimensões para que caiba no lugar da bateria original do rádio.
Além disso caso opte por LiPo ou LiFe, um carregador que atenda esses tipos de baterias.
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Paulo SBM »

Aqui vão as fotos Renato.

[url]http://imageshack.us/a/img834/5644/opz7.jpg


[/url]http://imageshack.us/a/img541/2843/ipcb.jpg
Abraço

Paulo
Responder