Posso usar uma lipo de aeromodelo no radio?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
matheus08
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 7:20 pm
Localização: Pitangui, MG
Contato:

Posso usar uma lipo de aeromodelo no radio?

Mensagem por matheus08 »

Pessoal,
Minha duvida é, tenho uma lipo zippy 3s 1300mha 20c que não estou usando e queria saber se posso coloca-la no meu controle que é um flysky t4b que usa 8 pilhas.
Meu amigo fez isso no dele que é igual ao meu e está funcionando bem até hoje( tem mais de 1 ano que ele colocou porem ele colocou uma 3s 2200mha)
Tem algum perigo em eu colocar uma bateria zippy 3s 1300mha 20c no radio?
Ai iria colocar um conector xt60 no radio e plugar a lipo nele...
[img:176b215da6]http://a.imageshack.us/img829/4490/dsc05835.jpg[/img:176b215da6]
VOAR É UMA ARTE, POUSAR FAZ PARTE!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Pode usar...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

Tambem to querendo usar life meu radio usa 4 ni-mh 4.8v mais tenho medo d queimar já que a life 2s é 6.6v...
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bom, qual é seu rádio? Normalmente dá pra usar, mas dê uma consultada no manual que lá deve ter a tensão minima e máxima suportável...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

Mensagem por John »

Mateus, manda brasa, faco isso ha muito tempo sem problema, mas quando puder compre uma lipo pro seu radio que se encaixa no compartimento e nao deixe de carregala uma vez por mes, isso mesmo 1 vez por mes, bom demais ne!!!
stevensbhz
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Jun 28, 2012 10:05 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por stevensbhz »

Mateus, pode ligar sim, até existem lipos para este rádio, cuidado apenas para não esquecer ele ligado, um amigo conseguiu zerar a bateria e depois conseguiu carregar, ao voar ela descarregou de uma vez e o aero caiu, se for guardar o rádio por muito tempo descarregue até o modo storage porque com carga total algumas marcas de baterias incham. Como o John recomendou, uma lipo pra seu rádio e mais barata que a bateria para voo e fina o suficiente para se colocar a tampa das pilhas.
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Os rádios Futaba vêm com bateria NI-CD de 9,6V e não especifica, no manual, a tensão máxima suportada. Esses rádios suportam, sem problemas, a tensão de uma LI-PO 3S?
Avatar do usuário
bemorcelli
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 11:48 am
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por bemorcelli »

[quote:9c66e3565a="Rocha10"]Os rádios Futaba vêm com bateria NI-CD de 9,6V e não especifica, no manual, a tensão máxima suportada. Esses rádios suportam, sem problemas, a tensão de uma LI-PO 3S?[/quote:9c66e3565a]

As baterias NI-CD totalmente carregadas ficam com praticamente 12,8V (Cada célula com 1,6V (1,2V nominal)), portanto dá pra usar as baterias Lipo 3S no rádio..

O único problema é que vc vai ter que tomar um certo cuidado com a tensão da Lipo, uma vez que ela não vai chegar ao ponto de alarme dos rádios futaba (8,5V, normalmente), e com tensão próxima de 9V a bateria já está praticamente zerada..

Eu usei Lipo 3S em um Futaba 6XA e funcionava muito bem.
Aprender, aprender e se divertir...
Shockflyer sbach, Pastinha asa Baixa Artal motor OS .55AX, HK-250GT (a caminho), Kestrel 500DX, rádio Futaba 8FG
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:37cce5fae3="Rocha10"]Os rádios Futaba vêm com bateria NI-CD de 9,6V e não especifica, no manual, a tensão máxima suportada. Esses rádios suportam, sem problemas, a tensão de uma LI-PO 3S?[/quote:37cce5fae3]

As baterias LIPO 3S com carga total, chegam a 12,6V e os rádios Futaba trabalham com tensão máxima de 12V.
Se a tensão limite já é 12, querer passar ela mais um pouco é pedir para danificar o rádio.
Por motivos como esses é que tem gente criticando o rádio depois, alegando que o rádio parou de transmitir ou perdeu sinal, quando na verdade, era somente circuito trabalhando em sobre carga.
Tudo tem um limite e exagerando nos limites, nada dura muito.
Eu uso LIPO 3S no meu Futaba, mas balanceio ela em modo estorage que são 11,1V, o que deixa a tensão da bateria abaixo do limite do circuito do rádio e a bateria dura muito tempo.
O simples fato de não precisar esperar 15 horas para recarregar uma bateria, podendo recarregar em poucos minutos, não é motivo para querer que a bateria dure mais de 30 dias sem recarga.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder