colocar flaps , radio hk 6ch!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
kennedyjarcos
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Out 27, 2006 3:30 pm
Localização: Arcos/Divinopolis -MG

colocar flaps , radio hk 6ch!!!

Mensagem por kennedyjarcos »

pessoal, quero colocar flaps no meu aeromodelo glow para facilitar o pouso (pastinha asa baixa) o radio que eu to usando nele e o hk 6ch V2 o que devo fazer?
AC/DC!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Ligar no canal 6 que é o canal para os flaps.
É um tipo de padrão que existe a anos, canal 1 aileron, canal 2 profundor, canal 3 acelerador, canal 4 leme, canal 5 trens de pouso, canal 6 flaps, 7 em diante, acessórios extras em um aeromodelo ou mixagens.
Esse é o padrão Futaba que tem na maioria dos rádios, inclusive os HK, pois tem o padrão JR em que o acelerador não é no canal 3, acho que é no 1, mas mesmo assim, os trens de pouso são no 5, flaps no 6 e seguem a mesma coisa daí em diante.
Terão aqueles que dirão que fazem as configurações da chaves do que jeito que acham melhor, que colocam os flaps no canl 5 ou 8, seja lá qual for, mas é aí que vem outro problema, o não uso de um padrão de configuração, faz com que muitos que estejam voando um aeromodelo com uma determinada configuração ao acaso, ao trocar de aeromodelo também com uma configuração ao acaso, venham a cometer erros de pilotagem pelo descuido por estarem pilotando antes um outro que usava naquele canal específico, outra função que não aquela padrão.
Procure sempre seguir um padrão para as coisas, assim cometerá menos erros ou nenhum erro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
kennedyjarcos
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Out 27, 2006 3:30 pm
Localização: Arcos/Divinopolis -MG

Mensagem por kennedyjarcos »

beleza, mais no caso eu tenho que mixar o aileron no canal 6, igual esse video aq http://www.youtube.com/watch?v=wWkAyEV70kI
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Nesse caso do vídeo, estão sendo usados dois servos na asa, com a função flaperon.
kennedyjarcos
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Out 27, 2006 3:30 pm
Localização: Arcos/Divinopolis -MG

Mensagem por kennedyjarcos »

o meu ta com dois servos, como faço para usar a função fleperon no radio, ele tem que fazer a mixagem no pc estou com essa duvida!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e76a776c65="kennedyjarcos"]o meu ta com dois servos, como faço para usar a função fleperon no radio, ele tem que fazer a mixagem no pc estou com essa duvida!!![/quote:e76a776c65]

Para você ver, não foi essa a sua pergunta inicial, pois só havia perguntado onde ligar os flaps.
Atente-se sempre a perguntar o que realmente você deseja saber, isso ajuda muito a obter as respostas de forma mais rápida.
Para fazer a mixagem de flaperon, um servo deverá ficar ligado no canal 1 e o outro no canal 6, sendo que o servo doc anal 6 deverá ficar na asa esquerda e o do canal 1, na asa direita (óbvio é claro).
Aí basta seguir o manual de programação do rádio ativando a configuração flaperon, que normalmente está abreviada para FLPRON.

Leia o manual do rádio e se estiver em inglês, utilize um tradutor on line para te ajudar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
kennedyjarcos
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Out 27, 2006 3:30 pm
Localização: Arcos/Divinopolis -MG

Mensagem por kennedyjarcos »

bem pesquisei no youtube achei um video e esse link da rc groups aqui tem o passo a passo para programar o radio http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=12916824&postcount=1705 e so traduzir!!! vlw laercio desculpe eu expressei mal mesmo!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não há o que se desculpar, todos nós cometemos enganos, mas somente os que tem discernimento, é que reconhecem os erros e aceitam as críticas.
Parabéns.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

Ligue um servo do Aileron no Canal 1 e outro no Canal 6.

Programe o Mix assim:

Mix Num: MIX 1
Source: CH1
Des: CH6
Up Rate: 100%
Down Rate: 100%
Switch: ON

Mix Num: MIX 2
Source: VR B
Des: CH1
Up Rate: 75%
Down Rate: 75%
Switch: SW B


Mix Num: MIX 3
Source: VR B
Des: CH6
Up Rate: -75%
Down Rate: -75%%
Switch: SW B


A Chave B abaixa ou levanta o Flap, o Potênciometro B varia o Angulo da maneira que você precisar.

Se os servos ficarem invertidos use o Reverse, ou tente mudar os sinais "-" das porcentagems.

Fonte usuário IWASA

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=878130
Responder