Resolução

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
brunors17
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 8:33 pm
Localização: Timóteo/MG

Resolução

Mensagem por brunors17 »

Prezados

Este ano a Hitec lançou o Aurora 9x com 4096 de resolução. O antigo era mil e alguma coisa.
Pergunto.... O que é a resolução e em que ela pode ser útil.
Além disso, pergunto 4096 só terá utilidade utilizando servos específicos preparados para isso ou se trará benefício para qualquer setup....
Aurora 9 - T-Rex 700N 3G - T-Rex 700E V2 3GX - HK 450 GT PRO - Spot on 50 15cc - Aeropet 50 - P-51 - Yak 54 26cc
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Resolução nos nossos rádio-transmissores é como se você pegasse o curso de movimento do stick e "fatiasse" esse percurso pelo valor da resolução, então quando você movimenta o stick, ao passo de cada uma dessas "fatias" é que os servos terão um incremento na resposta.

Então fica claro que quanto maior a resolução maior a precisão e a sensação de que o modelo está realmente na ponta dos seus dedos, mas obviamente falando em resoluções tão altas irá depender dos servos e até mesmo do receptor para que se tenha o conjunto todo trabalhando no máximo do seu desempenho.

Ainda tem outra questão fundamental: Vários pilotos irão alegar que uma resolução tão alta é bobagem pois seria humanamente impossível sentir diferença à partir dos valores de resolução que a maioria dos fabricantes já utiliza atualmente, mas se assistirmos a alguns pilotos de 3D extremo, seja de heli ou aero, veremos que temos alguns não-humanos infiltrados em nosso planeta, então tem piloto que vai gostar de um rádio desses, agora para pilotos como alguns conhecidos meus, que pilotam praticamente usando o "tudo ou nada" dos comandos, uma resolução de 2 bits já seria suficiente :lol:
Avatar do usuário
brunors17
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 8:33 pm
Localização: Timóteo/MG

Mensagem por brunors17 »

Perfeita explicação!

Valeu!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

E também fica claro que criam dificuldades pra vender facilidades.... Essa conversa de resolução começou com aquela marca sem vergonha, a Ixspékitrum e os outros para não ficarem atras embarcaram nessa. Então quer dizer que 1000 não era suficiente, então 4000 é melhor Claro 8000 será melhor ainda, que tal 12000.
Não adianta falar nem mesmo questionar: Não há como fazer uma avaliação real sem que tenha experimento biométricos para determinar que isso é real e que realmenete faz diferença.
Se zé da pulha ou mané da quantas usa... é subjetivo!!! É só uma opinião baseada em uma sensação e não em parâmetros técnicos/ Médicos!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... curso do servo: 60 Graus.
60/1000+ 0,06 graus

Tá.. TÁ O BALAIO QUE VOCÊ CONSEGUE AJUSTAR SEU DEDO PRA ISSO!!!!!

Pega um transferidos, olha o que é um grau e divide por 0,06... tá, sei!!!



60/4000+0,015 graus.

... daqui a pouco vem um e diz que tem uma resolução de 8192 e o zé da patagua fala:
Ahh, agora sim.

Me engana que eu gosto!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Então, mas agora não é a Ixspékitrum, é a Híííííítééécnica, afinal eles tem que inventar algo para justificar os preços de seus produtos, pois o que tem de gente comprando o Taranis e se desfazendo dos rádios de grife mundo afora...


Eu provavelmente só me desfaço do meu Taranis quando surgir um sistema de rádio controlado pelo pensamento, e como eu penso devagar, nem precisa ter uma resolução tão alta assim, latência então...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d77bbf7734="Hidden"]Então, mas agora não é a Ixspékitrum, é a Híííííítééécnica, afinal eles tem que inventar algo para justificar os preços de seus produtos, pois o que tem de gente comprando o Taranis e se desfazendo dos rádios de grife mundo afora...


Eu provavelmente só me desfaço do meu Taranis quando surgir um sistema de rádio controlado pelo pensamento, e como eu penso devagar, nem precisa ter uma resolução tão alta assim, latência então...[/quote:d77bbf7734]

A outra é essa "latencia"... outra bobagem inventada pela Ixspékitrum
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

pior de todas é a latência..... essa foi f**a... k k k como diziam... os Vulcanos gostariam... rsrsrs
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Latência e resolução são importante, tanto que senti uma enorme diferença em voar o Blade mSR com o controle que vinha incluso no kit e com o DX7s que comprei depois.
Mas é claro que, para as aplicações que já vi até hoje, resoluções superiores a 1024 ou latências inferiores 10ms não passam de marketing. Talvez para o piloto de 3D nervoso, tomo o Tareq, estes ms façam diferença. Eu já testei o meu controle com frame de 11ms e 22ms, não senti a menor diferença!
Acredito que servos de alta resolução e baixa latência poderiam fazer mais diferença quando controlados por sistema estabilizadores (flybarless ou PA). Como os sensores percebem os erros mais rapidamente, a rapidez no comando por der útil.
Responder