Configurar Asa com 4 servos Futaba 7C

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

Configurar Asa com 4 servos Futaba 7C

Mensagem por Alessandro Sanches »

Galera, estou com algumas dúvidas para configurar uma asa com 4 servos de um planador. Estou fazendo da seguinte forma: Um Y liga os dois ailerons no canal 1 e os Flaps um ligado no canal 6 e o outro no 7. Seria possível eu conseguir configurar que funcione da seguinte forma.
Ailerons (normal), e flap acionando uma chave;
Ao acionar outra chave, os Flaps funcionam como ailerons, junto com os ailerons.
Se alguém puder me ajudar nessa configuração ficarei muito agradecido.

Bons vôos.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

O mais fácil seria uma extensão para os flaps no canal 6 também, pois eu acredito que para acionar o flap será necessário acionar 2 botões do rádio, desconheço essa mixagem...
abraços
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

Mensagem por Alessandro Sanches »

Mas se eu ligar os 2 flaps no canal 6 vou conseguir fazer eles funcionar como ailerons também?
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

não, então o mais correto era você ligar todos os servos no canal 1 e mixar o Flaperon.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Liga os servos dos ailerons nos canais 1 e 6. Configura a chave G para o canal 5 e liga com o cabo Y os servos dos flaps no canal 5. Com essa configuração você terá ailerons no stick 1 e flaps na chave G 0-1-2. Ligar 4 servos num mesmo canal, provavelmente a trilha do receptor não suporta.
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

Mensagem por Alessandro Sanches »

Obrigado, quando chegar em casa vou tentar, mas dessa forma consigo fazer os flaps funcionar como ailerons através de uma chave?
Eu fuçei tanto que consegui fazer da seguinte forma, vamos ver se você pode me ajudar.
Liguei os ailerons com cabo Y no canal 1, e liguei um flap no canal 6 e outro no 7, aí consegui fazer a asa da direita funcionar da forma que quero, mas a da esquerda o aileron funciona mas o flap acho que o do canal 7 quando plug no receptor ele aciona o servo para um lado até final de curso e não consigo fazer ele centralizar mesmo usando o sub-trim. Tem como eu centralizar o servo através de alguma programação?
Estou quase lá só falta conseguir centralizar o servo e vê se ele funciona como aileron através de uma chave.

Obrigado
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Alessandro,

o ideal é vc conseguir ligar cada servo em um canal se conseguir, pois desta forma, teremos...

1 - vc mixa Flaperon e coloca um comando de 50% nos flaps em relação aos ailerons...

2 - possibilidade de se fazer Flight Mode com Camber, normal e reflex...

3 - ativar butterfly (ou crow... não sei o nome que a Futaba dá) para te auxiliar no pouso.

É planador puro ou motoplanador? O 7C tem alguma chave 3P configurável?

Me lembro que eu consegui fazer isso uma vez no meu Hitec Eclipse que é bastante semelhante ao futaba, mas hje uso JR.

Abs.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Alessandro, se seu modelo tem flaps e ailerons, faça o seguinte que é mais fácil ainda. Ligue os servos dos ailerons no canal 1 com uma extensão Y. Ligue os servos dos flaps, com uma extensão Y, no canal 5. Configure a chave G de 3 posições para o canal 5. O funcionamento será: stick 1 movimenta os ailerons. Chave G 0 desligado, 1 movimento parcial dos flaps e posição 3 movimento total dos flaps. Tem outras maneiras de fazer isso nesse Futaba T7C, usando os programas de mixagens. Porém o mais simples é este que te passei agora.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Mas Viridias...

fazendo as ligações com cabo Y pode ser simples, mas ele não vai aproveitar a capacidade que as ligações em separado irá proporcionar como uso de Flaperon e freio Crow... e voar planador full house (considerando que é o planador do Avatar dele)... usar freio é quase essencial.

O planador vem rápido pro pouso.
alexandrepalhynha
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 11:31 pm
Localização: sao paulo sp

Mensagem por alexandrepalhynha »

ale esse planador da foto ainda existe?? ou é outro e voce nao contou pra ninguem?
to com um happy2000 motoplanador mas nao tem aileron e to pensando serio em colocar.... por eqto sem flap.
Responder