Bateria para Radio Turnigy 9X 9Ch?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

Eu uso essa:

[img:bbfdd9fd2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T2650.3S.1C(2).jpg[/img:bbfdd9fd2e]


E uso o plug Preto, são para três pinos, sendo o positivo no meio, logo, ainda que alguém inverta, não há como queimar o rádio, pelo menos no TG9X.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Legal, e depois de 2 anos de hobby eu descobri que o plug preto padrão futaba também serve no radio. heeheheheh
Avatar do usuário
ClaudioMAR
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 6:39 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por ClaudioMAR »

TonLeite, você coloca o conector preto direto no rádio ou tem que fazer alguma adaptação? Pergunto porque ainda não vi o radio e pelo que ouvi ele tem um suporte para pilhas comum.

[quote:c868432e3b="TonLeite"]Eu uso essa:

[img:c868432e3b]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T2650.3S.1C(2).jpg[/img:c868432e3b]


E uso o plug Preto, são para três pinos, sendo o positivo no meio, logo, ainda que alguém inverta, não há como queimar o rádio, pelo menos no TG9X.[/quote:c868432e3b]
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:81132ec207="ClaudioMAR"]TonLeite, você coloca o conector preto direto no rádio ou tem que fazer alguma adaptação? Pergunto porque ainda não vi o radio e pelo que ouvi ele tem um suporte para pilhas comum.

[/quote:81132ec207]

Ola Claudio, tudo bom?

Bem.. fique bem claro que eu uso o T9X com firmware ER9X, ok?

De fato o turnigy 9X vem com um suporte para 8 pilhas comuns AA (tensão 1,5V - totalizando 12V), o qual pode se retirado simplesmente desconectando o plug (que é praticamente o mesmo da bateria em questão) O volume do compartimento da bateria é 110X24X33mm [b:81132ec207]EU ACHO, TEM QUE VER REALMENTE[/b:81132ec207], qualquer bateria com aproximadamente 12V de tensão, que caiba nesse volume funcionará!

Alguns dizem que apenas não seria conveniente carregar a bateria full e sim como se ela fosse ser guardada (nos carregadores inteligentes têm essa opção, acho que é "storage"), pois a tensão não ficaria muito além dos 12V indicados pelo fabricante do rádio!!

Outros dizem sobre por um diodo (cuja especificação não me recordo, outros tópicos trazem esses detalhes) em série, também para resolver o problema da tensão "pra mais", porém nunca tive problema.

No meu caso apenas tomo o cuidado da bateria não carregar mais que os 12v de tensão, só isso!! O próprio carregador mostra a tensão que a bateria tem em cada instante! E uso o rádio um tempo razoável.. não fiz nenhuma adaptação!!

(Sempre quando for carregar a bateria use o modo de balanceamento, para que a carga seja distribuída de forma equânime em todas as células da bateria)

[b:81132ec207]TOME SEMPRE CUIDADO DE NÃO INVERTER OS POLOS DA BATERIA QUANDO FOR PLUGAR NO RÁDIO!! - sempre é bom tomar esse cuidado, são históricos os casos de rádios queimados por esse motivo![/b:81132ec207]


Como uso o plug com três "saídas" seria muito difícil inverter pelo simples fato de ele não encaixar!! rs!

É dessa forma que uso! ok???

Ps.: as vezes, em casos esporádicos chego a usar baterias 2S (mas em casos extremos, tipo, estou no campo e vai acabar a bateria do TX)

bons vôos!
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Pessoal, alguém usa ou já usou esse pack http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__37323__Turnigy_2_3A_4_8V_1500mAh_High_Power_Series_NiMH_Receiver_Pack.html. Poderiam informar se é bom, ruim, mais ou menos etc?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:bb6d870396="júlioadam"]É o branquinho de 2 pinos, mas eu troque este conector pelo do suporte de pilhas que é três pinos, assim não teria o risco de ligar com a polaridade invertida. O preto eu só deixei pois eu uso ele para carregar a bateria, já que é o padrão Futaba.[/quote:bb6d870396]

Que bom que tem gente que pensa e quer melhorar as coisas.
Desculpe falar assim, dessa maneira, mas tenho visto cada dia mais o pessoal fazendo muita coisa errada devido tanto a falta de vontade de pensar, quanto vontade de aprender corretamente as coisas e se a própria Futaba faz os conectores de baterias com 3 pinos, não é à toa, tem motivo isso e é justamente evitar que a bateria seja ligada invertida no rádio.
As pessoas estão se acostumando a querer apenas respostas mastigadas e estão deixando de aprender as coisas.
Anexos
lfutm1465.jpg
lfutm1465.jpg (22.81 KiB) Exibido 6027 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder