Rádio Futaba T6XA FM conversão para 2,4Gh

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Junior Eletrico
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:38 am
Localização: Mogi Mirim, São Paulo

Rádio Futaba T6XA FM conversão para 2,4Gh

Mensagem por Junior Eletrico »

Bom dia colegas!!

Gostaria de sarônicober de vcs conhecem alguma loja, aeromodelista ou eletrôonico que saiba converter o sistema FM para 2,4Gh do Radio Futaba T6XA.

E também informações se essa conversão vale a pena.

Muito Obrigado
Avatar do usuário
MR
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Mar 16, 2006 11:23 am
Localização: Carazinho, RS CEP 99.500.000

Mensagem por MR »

opa,

da uma olhada


http://www.manorc.com.br/inicial_radio.htm#6xa24

abraço

MR
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Junior

Sinceramente não sei por que tu quer fazer isto. Como perguntaste, vale a pena esta conversão ? Eu te respondo com uma pergunta pra ti refletir.

O que esta alteração vai te trazer de vantagem REAL ?? Usar receptores baratos que vão derrubar teus aviões? Por que se fores comprar receptores de qualidade, vais pagar o mesmo que qualquer FM full range.

Conheço o Mano, não tenho procuração pra falar bem dele, mas posso te garantir que o trabalho dele é primoroso, pode fazer tranquilo com ele.
Junior Eletrico
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:38 am
Localização: Mogi Mirim, São Paulo

Mensagem por Junior Eletrico »

Então, o único quesito que eu penso que seja a favor de ter um rádio transmitindo em 2,4 seja a facilidade de se encontrar receptores.

Sou novo no hobby e por ver a maioria dos rádios não serem FM, acredito que seja algo que num futuro seja difícil de encontrar!!

Mas vou entrar em contato com o Manorc e esclarecer maiores dúvidas!!

Porém, agradeço demais as respostas.

Muito obrigado Douglas e MR
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Junior....


qual modulo pretende usar, este é a maior dificuldades no momento em fazer a conversao, eu fiz apenas uma conversao em um 7CAP, voo ele regularmente com modulos assan.

nao me arrependo pois o custo dos receptore sao de 25 doletas e tem otimo alcance ao contrario dos receptores batatos 72MHZ.
Junior Eletrico
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:38 am
Localização: Mogi Mirim, São Paulo

Mensagem por Junior Eletrico »

Tiago, não tenho ideia. tenho que ler mais a respeito. Vc mesmo que fez a conversão? conhece alguem no Estado de São paulo? Vc é eletronico ou fez através de instruções em foruns?

Obrigado
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Junior....

eu mesmo fiz a conversao, em casa nao é algo dificil de se fazer, no sistema que fiz utilizei uma chave onde seleciono se quero voar com 2.4G ou 72Mhz...

nao conheco ninguem ai de SP que possa fazer esta conversao para voce.... mas estes radios nao muda muita coisa de um para outro, o maior problema é acomodar o modulo dentro do radio, ou seja problema fisico.

sou eletronico, me formei na UTFPR em 2008.... heheheh.

acredito que se voce nao tem muito conhecimento com eletronica nao tente fazer a consversao....
Junior Eletrico
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:38 am
Localização: Mogi Mirim, São Paulo

Mensagem por Junior Eletrico »

muito obrigado pelas dicas e vou ver com o manorc!! Nao vou tentar fazer e ferrar tudo rsrs
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Veja este módulo externo FrSky, com telemetria. - Instalei em um Futaba T6EXAP, está voando glow. Bom custo/benefício.

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__14354__FrSky_DF_2_4Ghz_Combo_Pack_for_Futaba_w_Module_RX.html

Recursos: failsafe em todos canais, range teste, aceita telemetria.

Vantagens do módulo externo em relação ao externo. Conecta-se por solda 3 fios (negativo, positivo e PPM) - não é necessário instalar/furar o rádio para instalar chave alavanca e led, a tomada para telemetria está incorporada ao módulo e acessível externamente, antena está fixada no módulo.
Desvantagem: módulo fiuca aparente na tampa trazeira do rádio.
O rádio pode ser Flex (2.4 e 72), necessário instalar uma chave HH de 6 polos para essa conversão.
RXs, são compatíveis com o Rádio Taranis.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Errata-------- Vantagens do módulo externo em relação ao interno:Conecta-se por solda 3 fios (negativo, positivo e PPM) - não é necessário....
Responder