Gerador a gasolina para carregar baterias no campo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
josjr1
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 288
Registrado em: Dom Ago 05, 2007 10:33 am
Localização: Uberaba - MG
Contato:

Gerador a gasolina para carregar baterias no campo

Mensagem por josjr1 »

olá pessoal.

Na pista que eu voo nós temos o problema de não ter uma tomada para carregar as nossas baterias, como mais da metade da turma voa helis com baterias de 5000mah, a bateria do carro acaba ficando pequena pra tantas cargas.

a pergunta é um gerador onde a descrição fala que entrega 2000w de potência eu iria conseguir ligar fontes ac/dc para carregar as minhas baterias até chegar nos 2000w?


fiquei na dúvida pois andei lendo e existe diferença entre carga resistira ou motores kva e eu não sei onde as baterias iriam se enquadrar.


abracos!!
Junior - Aileron Modelismo
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Considere a eficiência desses geradores em 70% a 80%..

Mesmo em cargas resistivas.

Você tem que considerar como cargas os carregadores, que é uma composição de capacitância, indutância.

As baterias são capacitivas.

Apenas observe possíveis flutuações de grande monta na ligação das cargas para não haver reset ou mal funcionamento dos carregadores.

Funciona sim.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

A maioria desses geradores também possui uma saída de 12 volts.

Use-a respeitando também a capacidade de fornecimento dessa saída.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Como parametro para se ter uma idéia sobre consumo de motores ( carga indutiva).

1 HP = 746 watts
1 CV = 736 watts.

Motor de 1 HP absorve do sistema 1.14 kW e 1.56 kVA

Motor de 3 HP absorve 3,22 kW e 4.07 kVA.

Cargas indutivas possuem fator de potencia baixo motivo de consumir mais corrente.

Exemplo:

kVA = kW / fator de potencia

ou kW = fator de potencia * kVA.

Fator de potencia é a divisão da potencia ATIVA pela potencia APARENTE .

POTENCIA ATIVA é a utilização da potencia ativa durante qualquer período de tempo expressa em kW.

POTENCIA APARENTE é a potencia total absorvida pelo sistema expressa em kVA .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Em testes de esc's muitos se esquecem desse detalhe da reatancia indutiva.

Não pode ser testado um esc ou capacidade de rx, etc.. com cargas puramente resistivas.

Entendeu minino?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
josjr1
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 288
Registrado em: Dom Ago 05, 2007 10:33 am
Localização: Uberaba - MG
Contato:

Mensagem por josjr1 »

Condor, muito obrigado pelas repostas e pela pequena aula teórica.

Consegui uma loja que também presta assistência técnica nos geradores da marca Branco, fiz o teste levando dois carregadores, tp 800w 2x 400 e um power lab 6 1000w ambos com dois paks de 5000 6s em cada e com suas respectivas fontes de alimentação.

O que começava primeiro eu conseguia extrair 20A sendo 10 pra cada bateria já o segundo fazia o primeiro desarmar.

Testamos num modelo de gerador de 2000w que pesava 49kg

Esse modelo já seria complicado de transportar para o campo, mas mesmo assim não serviu.

fica aí o meu teste pra alguem que tenha a mesma ideia/problema que o meu.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:44ed4215b6="josjr1"]Condor, muito obrigado pelas repostas e pela pequena aula teórica.

Consegui uma loja que também presta assistência técnica nos geradores da marca Branco, fiz o teste levando dois carregadores, tp 800w 2x 400 e um power lab 6 1000w ambos com dois paks de 5000 6s em cada e com suas respectivas fontes de alimentação.

O que começava primeiro eu conseguia extrair 20A sendo 10 pra cada bateria já o segundo fazia o primeiro desarmar.

Testamos num modelo de gerador de 2000w que pesava 49kg

Esse modelo já seria complicado de transportar para o campo, mas mesmo assim não serviu.

fica aí o meu teste pra alguem que tenha a mesma ideia/problema que o meu.[/quote:44ed4215b6]


Esse é o maior problema flutuações na saída dos geradores e capacidade verdadeira.

A maioria são sub dimensionados.

Então valeu o teste.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Talvez o Condor possa explicar se desta forma que eu penso daria certo ou não e porquê.
Bateria (de carro ou estacionária) com um ou dois alternadores de 90A empurrados por um motor de roçadeira bem silenciado. A intenção é usar a bateria como acumulador e os alternadores não deixariam ela descarregar.
Seria trocar 6 por 1/2 dúzia e melhor deixar o carro ligado ? rssss
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:c94ac23ad5="Everton de Castro"]Talvez o Condor possa explicar se desta forma que eu penso daria certo ou não e porquê.
Bateria (de carro ou estacionária) com um ou dois alternadores de 90A empurrados por um motor de roçadeira bem silenciado. A intenção é usar a bateria como acumulador e os alternadores não deixariam ela descarregar.
Seria trocar 6 por 1/2 dúzia e melhor deixar o carro ligado ? rssss[/quote:c94ac23ad5]


Everton.

O motor de roçadeira não consegue virar o alternador com essa corrente .

Quando o alternador for exigido ele travará devido ao campo magnético intenso e não consegue se manter em rotação suficiente para gerar a tensão para a bateria.

Melhor ficar com a bateria ou um gerador mais potente....ou um outro motor para girar o alternador.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Eu sugiro somente usar uma bateria de maior capacidade no carro, igual o pessoal faz com sistemas de som automotivo.
Instalam a bateria no porta malas ou em algum lugar mais escondido e fazem uma ligação dela a bateria principal do carro e utilizam o som do carro que consome pacas com o motor desligado e quando vão ligar o carro, tem bateria para a partida e o alternador recarrega a bateria auxiliar também.
É mais em conta do que levar uma parafernália para o campo e com pouco retorno.
É para o bem comum?
Seria se fosse um clube, mas se não é um clube, cada um tem que se virar com o que tem.
Sou desumano pensando assim?
Não, só aprendi na prática que hoje ajudamos alguém e amanhã esse alguém nos dirá que ajudamos por que quisemos, ninguém pediu, simples assim.
Tem alguns carros que comportam baterias de 90A ou até mais no compartimento da bateria e uma bateria dessas já dá para recarregar muitas vezes uma bateria lipo sem prejudicar a partida do motor depois.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder