Qual a "Autonomia" das pilhas comuns no Turnigy 9x

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Clark Kent
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo, SP

Qual a "Autonomia" das pilhas comuns no Turnigy 9x

Mensagem por Clark Kent »

Olá pessoal, tudo bem?

Essa semana chegou o meu Turnigy 9x. Vou comecar a brincar um pouco no simulador assim como todos indicam.

O meu radio ainda está com o Firmware original, e não pretend troca-lo tao cedo, mas uma grande duvida que tenho é sobre a questáo de alimentação, vejo que muitas pesssoas colocam uma LiPo 3S nos lugar das pilhas, mas ao pesquisar o valor de uma LiPo 3S, percebi que é maior do que comprar 8 Pilhas AA recarregaveis. Ok, entendo que a LiPo irá durar meses sem carregar, mas e o consumo das pilhas? Não é igual ao das LiPo? não estou entendo a grande "Vantagem" e instalar uma LiPo nesse radio ao invéz das pilhas.

Alguem pode me ajudar com isso? Qual é a vantage da bateria? Apenas a "autonomia"?

Pesquisei no Forum, mas não achei exatamente essa resposta =).

Abrs,
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Super Homem.

Baterias não consomem, são consumidas suas cargas.

Quem consome é o tx.

A vantagem é a duração das lipos em relação ás pilhas recaregaveis.

Agora a durabilidade das baterias vai depender das horas que seu tx fica ligado.

Uma boa fonte á suas perguntas é essa:

http://www.sta-eletronica.com.br/manual.pdf
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

pode usar estas pilhas somente no simulador, não esqueça de tirar o modulo. Quando for voar, troque por lipo 3s ou similar de boa qualidade
brunocantelli
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 9:51 pm
Localização: Mogi das Cruzes, SP

Mensagem por brunocantelli »

Colega, se você quer lenhar o avião, vá de pilha, senão, vá de lipo. Te digo isso por experiência própria. O meu turnigy e de outros colegas, com o avião no no chão, várias vezes desligou o rádio. Não entendia porque, mas, depois de alguns testes, concluímos que o suporte para pilha, o conector não é de boa qualidade.... O que ocorria, com a pressão da mão na parte de trás do rádio, ou com alguma pancadinha no próprio corpo, o radio reiniciava. Após testes, trocamos por lipo e isso nunca mais aconteceu.... Para Simulador, pouco importa, mas, alguns segundos com o avião no ar, sem comando, podem fazer TODA a diferença....
Clark Kent
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Clark Kent »

[quote:81e4852ce1="CONDOR 2"]Super Homem.

Baterias não consomem, são consumidas suas cargas.

Quem consome é o tx.

A vantagem é a duração das lipos em relação ás pilhas recaregaveis.

Agora a durabilidade das baterias vai depender das horas que seu tx fica ligado.

Uma boa fonte á suas perguntas é essa:

http://www.sta-eletronica.com.br/manual.pdf[/quote:81e4852ce1]

Olá Condor, perdoe o meu erro, voce tem razão =). Vou olhar o site indicado por voce com calma.. =)

[quote:81e4852ce1="brunocantelli"]Colega, se você quer lenhar o avião, vá de pilha, senão, vá de lipo. Te digo isso por experiência própria. O meu turnigy e de outros colegas, com o avião no no chão, várias vezes desligou o rádio. Não entendia porque, mas, depois de alguns testes, concluímos que o suporte para pilha, o conector não é de boa qualidade.... O que ocorria, com a pressão da mão na parte de trás do rádio, ou com alguma pancadinha no próprio corpo, o radio reiniciava. Após testes, trocamos por lipo e isso nunca mais aconteceu.... Para Simulador, pouco importa, mas, alguns segundos com o avião no ar, sem comando, podem fazer TODA a diferença....[/quote:81e4852ce1]

Olá Bruno, voce me convenceu. Realmente o suporte das pilhas é padrão "chines" ou seja nada confiavel. Seria horrivel eu levar a minha primeira lenha justamente por um problema nas pilhas do radio =).

Vou treinar utilizando as pilhas msm enquanto procuro a um bom preço uma boa bateria de qualidade.

Obrigado a todos pelas respostas =)
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

O meu suporte de pilhas original do Turnigy tambem ja de pau antes de colocar o radio no aviao.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Caro Clark Kent, pode usar as baterias recarregáveis sem nenhum problema, pois o que leva o pessoal a botar lipo no rádio (errado fazer isso) é a rapidez com que recarregam a lipo, mais nada já que as recarregáveis temos que deixar de um dia para o outro recarregando (Ruim isso não? Ter que recarregar as baterias enquanto dormimos!).
Só cuide para não comprar essas baterias do Paraguai que em sua maioria, não prestam.
Sony e Elgin são as mais copiadas.
Bateria lipo na maioria das vezes supera a tensão máxima de trabalho do rádio e muitos querem ignorar completamente isso e quando o rádio dá problema, jogam a culpa em cima de tudo, menos da bateria com tensão superior ao limite do rádio.
Se for usar outro tipo de bateria que não sejam as recarregáveis nimh, use as life, são muito melhores que as lipo para os rádios e não são perigosas como as lipos dentro dos rádios.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Eu nem testei, vivia vendo comentários ruins a respeito do suporte e nem tente usar, bolei lipo direto.
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Mensagem por gabrieltimm »

Cara vá de life!Não da para botar confiança nessas pilhas!Imagine ,você faz seu aero todo bonito e no primeiro voo da lenha por causa das pilhas!Deve ser a
pior coisa que tem!Uma dica coloque uma life de 1500 mah da hobbyking 9.9v,uso no meu radio e to loco de satisfeito com ela,unica coisa e que tenque trocar o conector!Mas compensa,não de chance pro azar amigo!


Abraço
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Somente cuidado para não incendiar a casa ao deixar a lipo dentro do rádio. Com lipo, tudo pode acontecer.

E cuidado também com o "tira e põe" no rádio, pois os conectores podem ir cedendo com o tempo e o contato ficar cada vez ruim, fora quebras de fios.

Quer ser feliz?

Compra pilhas recarregáveis de boa qualidade, manda fazer um pack delas com dois conectores. Coloca um conector no rádio e outro solto para fazer o carregamento, assim não precisa ficar desconectando (digo isso pois não sei se o rádio tem alguma espécie de entrada dedicada, já que pelo relato ele tem é suporte de pilhas).

Pronto, coloca para carregar na sexta, voa sabádo e domingo até cansar e ficar com pescoço duro e volta para casa com meia carga ainda. Quando for voar, 2 horas está carregada já que vai ter uns 40% de carga remanescente.
Responder