Connection Break imax b6ac

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por kmargos »

Quando não é o cabo que vai a bateria , geralmente pode ser um resistor de potencia onde é lido o valor da corrente, esse resistor é cerca 0.15 ou 0.1 Ohms e fica perto da saída para a bateria o mesmo se rompe abrindo o circuito dando " Connection Break".

Vc até pode contornar o problema fazendo um curto nesse resistor mas seu carregador reconhecerá 2A reais como 0.2A aproximadamente no display. Se vc colocar 2A no carregador na verdade vc vai colocar 20A na saída e queima o MOSFET.Para vc aferir a corrente certa terá que colocar um amperímetro na saída para bateria e começar a carregar com 0.1A e aumentar até a corrente desejada.


Levando num técnico ele pode troca-lo caso tenha esse resistor.
No meu caso eu não consegui achar o resistor e acabei fazendo um bobina para exercer tal função.
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por andress »

Estou com esse problema . Se nao é essa msg aparece outra "Battery check.... over voltage". Tentei atualizar o firmware para fazer a calibração, mas meu imax b6 (geabest) só vem com 5 pinos ao inves dos 6 (avr). Alguem pode me ajudar. Carregador com 1 semana de uso e deu a msg de erro ao balancear pela primeira vez uma lipo 3s novinha. Obrigado. :roll: :(
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por Gyovane »

Mensagem de Over Voltage geralmente aparece quando tentamos carregar uma bateria maior (3S por exemplo) com as configurações de uma bateria menor (2S geralmente). Já verificou esta possibilidade?

Att,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por andress »

Primeiramente obrigado pelo retorno. :D

Nesses poucos dias de uso, comecei balanceando Lipo 2s 1200mah, depois balanceei 1 lipo 3s 1800mah, e finalmente quando fui carregar 1 lipo 3s 2200mah para usar no meu FS9x, a fonte (de pc) desligou sozinho. Testei mais 1 ou 2 vezes fazer o balanceamento e a fonte só desligava, enfim troquei por outra fonte e apareceu a mensagem "Battery check.... over voltage". Tentei balancear as baterias de 2s 1200mah e comecou a aparecer a mensagem "Connection break".

Já fiz o teste fazendo um recarregamento normal e até discharge tanto com baterias 2s e 3s e continua aparecendo a mensagem "Connection break".
Procurei por pontos de solda fria e/ou caminhos interrompidos nos conectores de balanceamento e nada, mesmo assim fiz a solda de uns fios conforme video que vi yt. Tentei refazer os soldas da saída de carga mas também não resolveu.

Quanto a estar selecionando lipo 2s ao inves de lipo 3s, isso não fiz.

Pensei em recalibrar eu carregador, só que esse modelo de IMAX clone só vem com 5 pinos.

Estou desesperado, acabei de montar meu primeiro quad e estou sem carregador lipo. :(

Produto IMAX b6 clone com defeito http://www.gearbest.com/rc-parts/pp_27704.html
Post sobre esse produto http://blog.lincomatic.com/?p=1725

Alguma sugestão? Obrigado.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por Gyovane »

andress,

Realmente "Connection break" é cabo quebrado, solda fria no conector do carregador (os conectores vermelho e preto)ou poderia ser o resistor "shunt" aberto ou com mal contato(os dois maiores abaixo dos conectores).

Outra possibilidade é o conector de balanceamento com trilha rompida ou solda fria. Dê uma verificada nestes pontos e nos diga o que encontrou.

Att,

Gyovane

O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por andress »

[quote="Gyovane"]andress,

Realmente "Connection break" é cabo quebrado, solda fria no conector do carregador (os conectores vermelho e preto)ou poderia ser o resistor "shunt" aberto ou com mal contato(os dois maiores abaixo dos conectores).

Outra possibilidade é o conector de balanceamento com trilha rompida ou solda fria. Dê uma verificada nestes pontos e nos diga o que encontrou.

Att,

Gyovane


--------------------------

Como o Connection Break aparece tanto no banlanceamento como no recarregamento normal, descarto a possibilidade de ser nos conectores de balance.

Pesquisando aqui mesmo no forum achei isso:

Problema:
Connection Break

Solução:
Os dois resistores de potência próximos a saída para a bateria lipo podem estar queimados, bem como o transistor FET que está na mesma trilha dos conectores preto e vermelho. As vezes a trilha pode estra rompida e as vezes o cabo que conecta até a bateria lipo pode estar com mal contato ou quebrado por dentro (isso acontece com frequência).

Minhas dúvidas:
Qual é o valor desses dois resistores de potencia? Para testa-lo precisa desoldar?

Quanto ao transistor FET, desoldei ele e fiz o teste de abrir e fechar com o multimero, no video que vi o yt qdo estava aberto chegava a beepar, nesse aqui só teve variacao mas nao beepou.... isso é transistor FET com defeito?

Quanto ao cabo da bateria lipo estar com mal contato ou quebrado, descarto também pois cheguei a soldar um fio com plug JST direto nos polos + e - da placa e mesmo assim apareceu o Connection Break.

Entao... Será que vai funcionar de novo? :P
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por Gyovane »

Andress,

Os resistores não sei porque costumam variar de carregador para carregador, mas no geral são de baixíssima impedância (o maior valor que já ví era 0,5 Ohms), praticamente um curto circuito, se você medi-los e eles se comportarem assim ( de preferência dessoldados), provavelmente estão bons. A imagem acima é só mesmo para visualização dos componentes.

Quanto ao FET não é obrigatório beepar, depende também do multímetro que está usando, se está ocorrendo a variação, a possibilidade é que esteja bom.

Ainda insisto que verifique os conectores de balanceamento, se uma das trilhas que ficam entre as células romper, ocasionará erro de leitura do valor da célula.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por andress »

Gyovane escreveu:

Gyovane,

Desoldei os resistores, o cinza marca 1 ohm e o azul 1,3 ohm. O que acha ta ok?
O FET como te falei acima esta funcionando abrindo e fechando, mas nao beepa.


Quanto aos conectores de balanceamento, soldei esses fios conforme um video
https://www.youtube.com/watch?v=W-GP-7wV55M
Olha o meu:




Consegue ver alguma falha nessas imagens?

Olha o detalhe, nessa PCB só deu pra soltar 5 pinos de programação.

Obrigado.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por Gyovane »

andress,

Visualmente não dá pra notar nada de anormal, as medidas não estão certas, mas tem de se descontar a própria resistência do cabo do multímetro, então aparentemente os resistores estão sim normais. O FET, é como falei lá em cima, beepar vai depender do seu multímetro, o certo é que ele mostre a alteração do fechamento do FET.
Só resta agora levar a algum técnico para que ele possa fazer uma checagem mais profunda.
Se você morasse aqui pros lados de Minas- GV, tava fácil de de dar um socorro .

Só pra não desanimar, mediu aqueles resistores próximos à placa de balanceamento? Eles também podem ajudar na ocorrência do problema. Por último, trocaria o FET pra não ficar em dúvidas.

Att,

Gyovane

Editei a mensagem pra acrescentar mais informações.
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

Re: Connection Break imax b6ac

Mensagem por andress »

Gyovane escreveu:


Voce se refere aos resistores smd? Pra aferir eles precisa dessoldar? Se sim não consigo kkk.

Em que equipamentos velhos poderia garimpbar esses mosfets IRFZ44N, pois aqui na minha cidade não acha. :(
Pelos que pesquisei, esses mosfet suporta max 55v e 49A, seus simlares: 2SK2049, BUK556-60 e 2SK2499.
Responder