Motor a combustão com pequeno gerador.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Marcelo Sensiarelle
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 02, 2014 12:01 am
Localização: Campinas, SP

Motor a combustão com pequeno gerador.

Mensagem por Marcelo Sensiarelle »

Amigos andei procurando pelo fórum e não achei nada a respeito.
Eu estava procurando algumas coisas a respeito de motores de passo, pois os tais são também geradores de energia. Não me tenham como louco mas....
Dai a ideia! Pode um motor glow ou gasolina sendo de potencia suficiente para rodar um motor de passo suficiente a gerar energia para suprir a ignição do motor e o resto da eletrônica do aeromodelo? Suponhamos que ele funcione como um gerador de energia que recarregue a bateria e a mesma abasteça todo o aeromodelo?
Não estou dizendo que de certo, mas por eu ter umas ideias de professor Pardal quero compartilhar a ideia com os caros amigos, quem sabe um dia teremos um sistema deste funcionando.
Abraços.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Motor de passo????????? Ichi!!! Funciona não!

Se for escovado ou BL pode ser.

Faz muito tempo que tem isso e é uma bomba!!!! Perda de potência do motor, peso desnecessário e tudo de ruim que possa imaginar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Aliás... Você sabe como funciona um motor de passo?

Se soubesse não teria escolhido.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Marcelo Sensiarelle
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 02, 2014 12:01 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por Marcelo Sensiarelle »

É eu sei como funciona um motor de passo!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:132311e2c1="Marcelo Sensiarelle"]É eu sei como funciona um motor de passo![/quote:132311e2c1]

É mesmo???? E retificar um trambolho desse pra funcionar como gerador é pa pum né? Depois de retificar, estabilizar e regular... tudo levinho.

:lol:

Ta vendo youtube demais.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tudo que se coloca em um motor vai utilizar parte de sua energia para gerar movimento e eu mencionei o peso desse trambolho.
Mas agora eu quero saber quem você chamou de ignorante?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

IMHO, Ambitious.. but Rubish..

O motivo derradeiro seria apenas não precisar usar um carregador depois do vôo, visto que você ainda teria que manter tanto a bateria do receptor quanto do sistema de ignição como Buffer da potência fornecida pelo gerador..

O peso agregado do sistema de geração, incluindo retificador, estabilizador, provavelmente não compensaria o benefício criado, já que seria necessário um avião grande, com motor mais pesado para amortizar o peso do sistema.

E como aviões com motores glow / gasolina já existem há muitas décadas, voados por milhares de modelistas, não é difícil imaginar que algum sistema semelhante já foi pensado e testado, aparentemente sem nenhum ganho útil.

Pois se funcionasse, todos estariam usando algo parecido atualmente..
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Motores de campo precisam de uma rotação estável e "alta" para manter o campo e tensão/corrente estável, motivo de ser preferido um motor BL ou escovado, além de serem um trambolho!!!
Mas o "moço" na ânsia de falar alguma coisa, de novo... porque já fez isso e tomou um gancho grande, não observou isso... Com certeza desconhece.
Para manter uma rotação estável seria necessário um conversor de torque ou uma caixa de redução maluca.
E agora fica esse papelão!!! Esperando a assumidade científica do usuário FB dizer algo...

Ambitious but rubbish... Amei!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

a idos anos atrás foi desenvolvido um sistema nas nas terras do tio sam, que se adaptava nos motores glow e fornecia energia para recarregar a bateria de bordo.
se não me engano, chamava-se genesis e era feito pela sullivan(... não foi muito pra frente por lá... então não acho que seria uma coisa muito viável... além de agregar peso.
simplicidade é tudo... quer ter mais tempo de voo.?
simples: coloque uma bateria com mais capacidade.
aqui tem alguma coisa a respeito... pelo que eu li é dos idos de 1996 ou 97... portanto já foi pensado, testado e descontinuado

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=78083

ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Foi como eu disse... Isso é uma coisa velha!

E UMA BOMBA!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder