Bateria de Li-Po Primeiro Uso - Cuidado!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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Thalles Santiago
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Bateria de Li-Po Primeiro Uso - Cuidado!!!

Mensagem por Thalles Santiago »

Olá Pessoal,

Com o intuito de ajudar todos os novatos, e evitar lenhas, vou deixar minha experiência aqui para que todos possam se precaver de lenhas como esta.

Vamos a lenha, em seguida aos testes e por fim ao diagnóstico final.

Bom..
Recentemente adquiri a seguinte combinação: Rádio Turnigy 9Xr + Módulo FRSKY + Bateria rádio Turnigy 9XR Safety Protected 11.1v (3s) 2200mAh 1.5C Transmitter Pack, que é a bateria específica para este rádio. Assim que o material chegou, primeiro passo foi realizar a montagem física, acoplando os três componentes, em seguida a configuração lógica do rádio, que vai desde a parte da segurança até a usabilidade pessoal dos aeros que possuo. Vou frisar especificamente no Item "Low voltage alarm", pois perder um aero devido uma lenha ocasionada por desligamento de radio decorrente bateria descarregada é algo totalmente evitável, porém foi exatamente o que aconteceu comigo.

Bom, deixei o Item "Low voltage alarm" setado em 9v, por sinal já veio nesta seleção. Achei totalmente coerente e seguro o alarme disparar nesta voltagem, pois sabemos que uma Lipos 3S com 3v por célula ainda tem carga para pousar um aero (comandar servos e motor para correções errôneas de aproximação) quem dirás um rádio onde o consumo é infinitamente inferior em relação ao conjunto eletrônico do aero. Pois bem, ontem meu rádio desligou em pleno voo, a luz Ready permaneceu acesa no tom azul, porém o visor de LCD apagou e os comandos pararam de responder. Depois de resgatar o aero da lenha e entender o que ocorreu, coloquei a bateria no carregador Imax B6, que exibiu exatos 10,5v, desconfiado da bateria não está descarregada devido a voltagem, fiquei atento a quantidade de mA inseridos na bateria ao término do carregamento, e foi exatos 2257mA, o que comprova que a bateria estava sim descarregada apesar da voltagem. Obvio que o radio não alarmou pois o Iten "Low voltage alarm" estava setado pra 9v. Pesquisei em fóruns gringos e nacionais baterias Lipos 3s descarregadas com esta voltagem, e não vi um caso parecido.


Abaixo video da lenha:
[yt]eF-HOjBkDLA[/yt]
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Thalles Santiago
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Assunto: Bateria de Li-Po Primeiro Uso - Cuidado!!!

Mensagem por Thalles Santiago »

Agora vamos aos testes e conclusões.

Após realizar alguns testes, encontrei o problema, a célula do meio está descarregando mais rapidamente que as demais, e por algum motivo a bateria simplesmente corta a corrente, talvez alguma proteção interna.

Realizei o seguinte teste, ontem ao ir dormir, carreguei a bateria, em seguida liguei o rádio com a mesma completamente carregada, o rádio exibia exatos 12.6V. Hoje ao acordar por volta das 6:00am, verifiquei qual a voltagem exibida e tinha exatos 11.6v, ou seja, em 8 horas a bateria desceu a tensão em 1v, o que é completamente normal. Fui trabalhar e deixei o radio ligado, ao chegar em casa as 08:00pm, vi que o rádio estava desligado, porém com o mesmo sintoma quando desligou em campo, o LCD estava apagado o aero não respondia a nenhum comando, alias, o rx estava vermelho e bipando informando a não existência da comunicação com o tx, porém o curioso é que a luz READY do rádio estava acesa, em menor intensidade é claro. Imediatamente tentei ligar o rádio, movendo o switch para off em seguida para on, e o mesmo ligou, após a inicialização pude verificar a voltagem em 10V, estava mais baixa que a primeira vez que desligou com 10,5V, porém ainda assim 10V o rádio não poderia desligar em hipótese alguma. Comecei a mexer no rádio, simulando voo em campo, e em 30s +-, puff, o radio desligou, ficando apenas a luz READY acesa com menos brilho. Imediatamente retirei a bateria a passei no cell meter que exibiu as seguintes voltagens: All 10.0V, (Cell1 3.5), (Cell2 3.0) e (Cell3 3.5). Ou seja a bateria desbalanceou mesmo em uma descarga tão lenta que o rádio gera. Logo em seguida o Cell Meter apagou, desligou, retirei o plug do aparelho e liguei novamente e nem sinal de vida, retirei a bateria e esperei alguns minutos, ao plugar novamente no cell meter ele voltou a ligar, realizando a aferição da bateria, porém mais alguns segundos e desligou. Retirei a bateria e pluguei no radio e o mesmo não ligou, esperei alguns minutos e tentei ligar o rádio, que ligou sem problemas, porém em +-10s ligado desligou, e assim ficou. Bom, iniciei o carregamento da bateria no modo balanceamento em 0,5A e ao chegar em 10,7V retirei da carga. Pq 10,7V? Pq são 0,2V acima da voltagem de quando o rádio desligou em campo (10,5V). Com a bateria em exatos 10,7V, inseri no rádio, o mesmo ligou e ficou completamente estável, digo, a bateria voltou a ficar perfeitamente estável, não cortando a corrente.

Em resumo concluímos que a bateria está com dois problemas:

1- A bateria tem sua célula de número dois desbalanceada mesmo em uma descarga muito lenta.
2 - A bateria nestas condições, simplesmente corta a corrente, voltando a operar novamente, apenas após chegar em 10,7V, com ambas células balanceadas no carregador.

Abaixo dois videos demostrando o problema:

Parte 1
[yt]RAMPY3K1nc8[/yt]

Parte 2
[yt]Dv0H5v8jFNE[/yt]


Fica aqui meu registro! De hoje em diante, toda e qualquer bateria de lipo nova, seja para rádio ou para o aero, irei realizar as quatro ciclagens no carregador, e ao fim da descarga de cada ciclagem, irei liga-la a algum componente eletrônico compatível para vê sua estabilidade em baixa voltagem.
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zura
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Mensagem por zura »

Deixa eu te dar uma dica do problema real: Equipamento de baixa qualidade

Isso de ciclar baterias de LIPO não existe, se a célula do meio está ruim é assim que vai ficar porque o seu pack foi montado sem ter a resistência interna das células comparadas, e nem reza braba resolve isso.

outra coisa todo mundo sabe que a corrente medida pelos carregadores não corresponde ao que carregou na bateria, porque existem inúmeras perdas principalmente no balanceador que vai descarregar as células boas para tentar igualar a ruim. Ele só mostra o que entrou e não o que saiu.

então a conslusão é a seguinte sua bateria nova veio com defeito.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[b:d37a5099c2][size=18:d37a5099c2]Não é voltagem é tensão[/size:d37a5099c2][/b:d37a5099c2] e não tem nada de cortar a corrente! A bateria está sem capacidade, está com problema, com defeito! Só isso!!!!

... muita história pra pouco fato! Compre baterias de qualidade confiavel e está resolvido.
Alias estaria resolvido se parasse com essa [size=18:d37a5099c2]BOBAGEM[/size:d37a5099c2] de usar lipo em rádio. Por causa dessa besteira que deu pane, se estivesse usando NiCad ou Metal hidreto não teria esse problema!
Nunca se queimou tanto rádio, nunca deu pau em tando TX na história desde que um zé veio com essa ideia! Aprendeu agora? Duvido!!!! Tenho radios com 30 anos que NUNCA aconteceu nada e tenho rádios novos que basta um dia antes dar carga e fim!!!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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Thalles Santiago
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Mensagem por Thalles Santiago »

Marcos, canso de trocar tensão e voltagem, falha minha!

Sobre ser muita história para pouco fato, agora concordo, porém durante o ocorrido e logo após, onde eu estava no escuro sem fazer a mínima ideia do que seria, e tendo que ouvir todos meus amigos aqui afirmarem que era problema do rádio, que o mesmo não prestava, etc. Tive que realizar essa bateria de testes, que por sinal são testes bem simples e rápidos, apesar do longo texto. Na prática cheguei a conclusão que LIPO em rádio não presta. Agora com sua afirmação que tem anos de experiência, não restou qualquer dúvida. Obrigado pela resposta.

Aproveitando, vi que recomendou NiCad ou Metal hidreto. E qual é sua opinião de LiFE em rádios?
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Thalles Santiago
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Mensagem por Thalles Santiago »

Valeu Zura! Pensava que ciclagem em Lipo ia ajudar, pois vejo muita gente falando aqui no fórum para fazer ciclagem quando a bateria teimar em desbalancear a cada uso.
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