Turnigy 9xr com Telemetria - Carga da bateria para elétrico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fokker102
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 11:48 pm
Localização: Porto Alegre / Caxias do Sul - RS

Turnigy 9xr com Telemetria - Carga da bateria para elétrico

Mensagem por fokker102 »

No momento, estou em dúvida entre um Futaba 6ex e um Turnigy 9xr. O que eu procuro:

1°) Confiabilidade do rádio na transmissão do sinal
2°) outros

Tenho um Wing Tiger elétrico da Art Tech, mas pretendo evoluir no Hobby.

Pelo "outros" acima, andei olhando o Turnigy 9xr com módulos FrSky com telemetria e mais a telinha avulsa para telemetria. A única coisa que me interessa por enquanto é visualizar a voltagem individual de cada célula da LiPo do aero e a intensidade da troca de sinal entre Rx e Tx. Pergunto:

- alguém tem essa configuração instalada e consegue satisfatoriamente esses dados de telemetria ? Que sensor de voltagem deve ser usado (modelo, tipo, etc..)
- consigo visualizar os dados direto na tela do 9xr, não necessitando da telinha ?
- opiniões sobre o 9xr, ou, será que vou de Futaba mesmo ?

Abraço a todos.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

O 9XR é um bom equipamento. Quando eu recebi o meu, eu abri ele e até refiz algumas soldas dos sticks que estava "finas". Conferi tudo, prendi os cabos com fita para que não ficassem soltos, pois eles podiam enroscar em algum stick e dar m***a. Para o sistema de RF, comprei o da FrSky, que todo mundo já sabe da sua confiabilidade.

No 9XR se você quer usar ele com a telemetria na tela própria dele, vai ter que soldar umas paradas na placa do rádio, e depois subir o firmware com a telemetria FrSky. Aqui tem tudo: http://forum.turnigy9xr.com/converting-9xr-to-frsky-telemetry-djt-module-t362.html.

Há pouco tempo a HK lançou o 9XR Pro. Eu recomendo fortemente você a pegar ele. Ele usa processador de 32-bits e tem suporte para quase tudo hoje em dia. Se você comprar ele junto com o módulo FrSky com telemetria, basta plugar o cabo no módulo e na porta do rádio e pronto, a telemetria já está pronta para aparecer na tela do rádio. Sem soldar nada, só plugar e configurar.
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

para monitorar a voltagem de cada célula você deverá comprar este sensor http://hobbyking.com/hobbyking/store/__58203__FrSky_FLVSS_LiPo_Voltage_Sensor_With_Smart_Port_1pc_.html

e é claro o receptor tem que ser o de telemetria
so não tenho certeza se deverá comprar o hub
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Fokker102

Entre tuas dúvidas, pergunto:

Pra que saber a tensão da bateria em voo?

Pra que tu precisa de telemetria?

Por que tu está em dúvida entre dois rádios tão diferentes em vários aspectos?

A tua dúvida é facilmente resumível:

Futaba, confiabilidade, confiabilidade, confiabilidade, tradição.

Turnigy, as vezes funciona bem, mas tem as outras opções que tu procura.
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

[quote:dbcc8aa3d1="Douglas Lenz"]Fokker102

Entre tuas dúvidas, pergunto:

Pra que saber a tensão da bateria em voo?

Pra que tu precisa de telemetria?

Por que tu está em dúvida entre dois rádios tão diferentes em vários aspectos?

A tua dúvida é facilmente resumível:

Futaba, confiabilidade, confiabilidade, confiabilidade, tradição.

Turnigy, as vezes funciona bem, mas tem as outras opções que tu procura.[/quote:dbcc8aa3d1]


na minha cidade somos aproximadamente 10 aeromodelistas com turningy 9x a aproximadamente 2 anos. nunca houve queda por falta de sinal.
Tractor 45 - Extra 260 30cc
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

Entre essas duas opções? Turnigy sem dúvida. A confiabilidade desse Futaba em questão é a mesma do Turnigy. Só que o 9Xr da um banho de funcionalidade nele, mais canais, mais configurações e a telemetria a qual ajuda e muito o voo.
Avatar do usuário
fokker102
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 11:48 pm
Localização: Porto Alegre / Caxias do Sul - RS

Mensagem por fokker102 »

Douglas.

Tensão da bateria, por células, para saber quando devo descer (aero elétrico). Por enquanto tenho aqueles medidores/buzzers mas me parece que ficaria bem melhor visualizar isso ao longo do voo, acompanhando e visualizando o consumo de carga. Há quem diga que é bobagem pois cada um sabe quanto tempo pode voar, porém, como ainda sou iniciante (e engenheiro tb...rs) ainda preciso (gosto..rs) de instrumentação.

Então, por enquanto, a telemetria seria para isso e também para monitorar o sinal, que é o que me "pareceria" útil até agora, o resto (velocidade, aceleração, rotação...) por enquanto não me serve para nada.

Na realidade pesquisei bastante e ouvi falar muito bem do Turnigy 9xr e também dos módulos FrSky, sendo que ele irá custar quase a mesma coisa que o Futaba 6ex com todas essa penca de coisas que 98% não irei usar, mas que dá uma certa vontade de fuçar, de imaginar que um dia sirva para alguma coisa.

Porém, se eu me convencer da confiabilidade, e é por isso que opiniões que nem a tua são muito importantes, vou de Futaba. Justamente essa é minha dúvida.
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:ec9dba4004="Douglas Lenz"]Fokker102

Entre tuas dúvidas, pergunto:

Pra que saber a tensão da bateria em voo?

Pra que tu precisa de telemetria?

Por que tu está em dúvida entre dois rádios tão diferentes em vários aspectos?

A tua dúvida é facilmente resumível:

Futaba, confiabilidade, confiabilidade, confiabilidade, tradição.

Turnigy, as vezes funciona bem, mas tem as outras opções que tu procura.[/quote:ec9dba4004]



Me desculpe, mas não é tão confiável assim!

No sábado passado vi 2 futaba 6ex com interferência um com o outro, sendo que até o aero do rapaz foi derrubado.

Após o aero perder sinal, o rapaz se dirigiu aonde estávamos e perguntou se usávamos futaba. Então constatamos que ao acionar o rádio o aero do rapaz respondia. Foi refeito os bind e continuou da mesma forma. Radio e receptores originais.

Como nunca vi um 9xr com defeito, e como já vi em campo muito mais 9xr do que futaba, não posso de maneira nenhuma concordar com sua afirmação.
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Re: Turnigy 9xr com Telemetria - Carga da bateria para elétr

Mensagem por educamilo »

[quote:f0cb9ef253="fokker102"]No momento, estou em dúvida entre um Futaba 6ex e um Turnigy 9xr. O que eu procuro:

1°) Confiabilidade do rádio na transmissão do sinal
2°) outros

Tenho um Wing Tiger elétrico da Art Tech, mas pretendo evoluir no Hobby.

Pelo "outros" acima, andei olhando o Turnigy 9xr com módulos FrSky com telemetria e mais a telinha avulsa para telemetria. A única coisa que me interessa por enquanto é visualizar a voltagem individual de cada célula da LiPo do aero e a intensidade da troca de sinal entre Rx e Tx. Pergunto:

- alguém tem essa configuração instalada e consegue satisfatoriamente esses dados de telemetria ? Que sensor de voltagem deve ser usado (modelo, tipo, etc..)
- consigo visualizar os dados direto na tela do 9xr, não necessitando da telinha ?
- opiniões sobre o 9xr, ou, será que vou de Futaba mesmo ?

Abraço a todos.[/quote:f0cb9ef253]

A confiabilidade do sinal esta ligada a uma seria de coisas, e não prontamente a marca do radio.

O local de voo, material do aero, posição das antenas, e assim por diante.

Posso falar apenas do que vi.

Radio 9x, já vi alguns perdendo sinal quando usados perto de lugares com antenas de telefonia/internet.

Radio 9xr sem modulo frsky, vi apenas um durante algum tempo, no mesmo local do 9x, e nunca perdeu o sinal.

Radio futaba com frsky, perde sinal igual ao 9x, no mesmo local.

Radio Futuba com modulo futaba, nunca vi perder sinal, apenas interferência com outro futaba.

Radio 9xr com fr sky, é o que mais vejo sendo utilizado e nunca vi nenhum acontecimento. (as antenas do receptor devem ser colocadas conforme manual)
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Acessem o RCGroups e vejam o tanto de pessoas que estão usando FrSky para FPV. Não é a toa. Porém é como falaram, confiabilidade não é só questão do nome da marca. Vai da qualidade de outros componentes do aero (geração de ruídos e etc), da instalação, do local de voo, do posicionamento das antenas do receptor e inclusive do transmissor também (não se voa com a antena apontada para o modelo).

O que é provado é que FrSky com todos esses cuidados é um BAITA DE UM ÓTIMO sistema de RF. O 9XR por mais legal que seja, não tem um quality control dos melhores, então é fundamental abrir o rádio e verificar cada solda, fio, conector, arranjo dos chicotes. Se fizerem isso, me desculpem, mas não perde em nada para Futaba.
Responder