varias lenhas por interferencia na pista

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Edson_planeta
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 12:08 am
Localização: Varzea Grande-MT

varias lenhas por interferencia na pista

Mensagem por Edson_planeta »

Pessoal preciso de ajuda, nossa pista fica ein uma chacara a uns
7km da cidade, nos ja voamos com nossos aeros a uns 2 anos +
de vez em quando alguns radio estao apresentando interferencia
causando as famosas lenhas.....neste final de semana aconteceu com varios
com diferentes radios citarei alguns deste final de semana
Turnigy com modulo original
Turnigy com modulo Frsyl
Hitec Fm
Futaba Fm...
Como podem ver foram diversos tipo de radio q apresentou
o problema.....
Nao acontece sempre e tambem teve aero q nao apresentou o problema
entao o q pode ta acontecendo em nossa pista alguem pode me ajudar.....
Obs:
o problema esta acontecendo nos dois lados da pista
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Por perto tem alguma nova torre de telefonia celular?
Você podem ter ficado entre uma linha de comunicação entre torres e o sinal delas estar interferindo nos sinais dos rádios, fora o fato de os receptores podendo não estarem corretamente instalados dentro dos aeromodelos.
Tudo ajuda contra nesse caso.
Avatar do usuário
Edson_planeta
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 12:08 am
Localização: Varzea Grande-MT

Mensagem por Edson_planeta »

Larecio, Ja andei na regiao procurando alguma instalacao
de antena ou coisa neste sentido, nada foi instaladoo
de novo......ja me disseram q pode ser algum radio amador
mais tambem nao vi nem uma antena por la.......imagino
receptor mal instalado pode ate ser o caso, mais foram farios
tipo e marcas de radio pra ser falhas em tds......
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Pode ser rádio amador na faixa dos 2 metros com botina na antena.
(botina para quem não sabe, é o termo utilizado pelos rádio amadores para especificar um amplificador de RF.)
Essa faixa dos 2 metros, costumam ter antenas bem pequenas, na casa dos 50 cm (1/4 de onda), o que as tornam difíceis de serem vistas, pois parecem um para raios as antenas plano terra da faixa dos 2 metros e por necessitarem de repetidoras, pois o sinal não vai muito longe, utilizam botinas para ampliar a distância de alcance dos rádios, pois passam a operar com potências bem elevadas.
Lembro bem quando eu operava na faixa dos 11, 40 e 80 metros, era apertar o ptt e ninguém pela vizinhança assistia tv aberta em alguns canais por causa dos harmônicos e se instalasse uma botina, as tvs quase de um bairro inteiro tinham interferências.
Para a faixa dos 11 metros eu usava uma antena quadra cúbica e para as faixas dos 40 e 80 metros, eu utilizada antenas dipolos bobinadas.
Aqui perto de Porto Alegre, na cidade de Viamão, tem um aeroclube que fica próximo a uma pista de automobilismo, a pista de Tarumã e quando tem corrida por lá, devido aos transmissores das tvs locais para reportagem e rádios das equipes para com os pilotos, fica fácil dos aeromodelos sofrerem interferências, já que da pista de aeromodelismo, se enxerga a pista de automobilismo de Tarumã.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Até mesmo como isso começou a pouco, pode ser alguém incomodado com os aeros e com dispositivo próprio estar causando estes problemas.

Seguindo a linha da Laércio, uma ocasião no clube, o Sr. Lauro um entusiasta e praticante de radio amadorismo a vida toda nos mostrou um "rádio" que alcançava todas as frequências (não sei se é assim que se fala) de rádio, policia, ambulância, bombeiros, rádios do clube 72mhz todos os canais, celular, etc, fiquei surpreso por que não conhecia nem imaginava a existência de tal aparelho. Era um pouco maior que um celular antigo e tinha uma antena de mais ou menos 30cm.

Vai saber...
Avatar do usuário
Edson_planeta
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 12:08 am
Localização: Varzea Grande-MT

Mensagem por Edson_planeta »

Laercio, se for o caso de alguem com radio amador com estas caracteristicas que vc mencionou provalvelmente nao teremos o que fazer, por que ficaremos a sempre expostos a uma ou varias interferencias assim que ele usar o radio dele..... acho que nao teremos o que fazer neste caso, inda mais que é uma antena de tamanho pequeno de dificil localizaçao......
Avatar do usuário
Edson_planeta
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 12:08 am
Localização: Varzea Grande-MT

Mensagem por Edson_planeta »

Douglas, acho que problemas com os vizinhos imagino que nao temos por que o local é so de chacaras e distante um pouco da outra....se bem que quando os aeros cai o pessoal entra (invade) as cercas pra procurar os aeros nos pastos e matas...........




esta foto a baixo é a nossa pista, como vcs podem ver os vizinhos estao distante da pista.

Conseguimos asfaltar ela a pouco tempo deve ter no maximo uns 5 meses que conseguimos terminar a parte do asfalto....
Anexos
10574536_898552876824831_4248829856520169938_n.jpg
10574536_898552876824831_4248829856520169938_n.jpg (36.44 KiB) Exibido 6790 vezes
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... RF Jammer.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Edson_planeta
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 12:08 am
Localização: Varzea Grande-MT

Mensagem por Edson_planeta »

caso seja alguma aparelho eletronicos que vcs mencionaram causando a interferencia existe alguma coisa a ser feito..........
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Mensagem por DELTA »

Se isso ocorreu apenas em um dia pode ser,eu disse pode, radio VHF na faixa comercial (148 a 174 MHZ). No estado de São Paulo o setor sucroalcoleiro tem usado em massa tais rádios com potencia na faixa de 45 watts muitas vezes aliado a antenas de grande ganho.
O local que voo é cercado de cana de açúcar, mesmo usando 2.4 evito voar quando estão próximo.
Responder