Indicação de Rádios para Trainer (mestre/escravo)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Calinho
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 1:29 pm
Localização: Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Indicação de Rádios para Trainer (mestre/escravo)

Mensagem por Calinho »

Boa noite a todos, gostaria de uma dica e ajuda da galera.
Há quase dois anos eu voo com meu motoplanador (bixler), mas nos últimos voos tive perda de sinal do meu controle que é um HK 4 canais, aquele mais simplizinho que tem.
Então agora quero comprar um controle novo e meus filhos querem aprender a voar também e então estou pensando em comprar dois controles que tenham a função trainer para eu lhe ensiná-los ou pelo menos tentar (no simulador já estão brincando).
Gostaria que vcs me indicassem opções, sendo que gostaria de um controle um pouco melhor e com mais funções para mim e algo super simples para eles começarem.
Obrigado a todos e bons vôos.
Loucos no céu, malucos na terra!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Calinho

Se vais ensinar teus filhos num bixler, não usa cabo treiner. Explico porque:

Já ensinei muita gente a voar e nunca uso cabo, prefiro ficar ao lado ou atrás com acesso ao rádio e explicar que quando se perder só aliviar o dedo que eu corrijo. Por que isso?

O cabo trainer é ótimo para o instrutor, ótimo em todos os sentidos, mais seguro, e quem está aprendendo com cabo trainer demora mais. Por que?

Por que o aluno aprende a errar não a corrigir o erro, ele errou o que o instrutor faz? Solta o botão pega o controle do aero e devolve estabilizado e retinho. Ou seja, o aluno aprendeu a errar e quem corrigiu foi o instrutor sem que o aluno tenha a menor noção de como foi corrigido.

Eu mesmo, ha 20 anos, aprendi com dois grandes mestres, Sr. Carlos Torresan e Sr. Rui aqui no RS, ambos não usavam cabo. Corrigiam no rádio com teu dedo em cima do stick para ver o que estava sendo feito para corrigir o aero. O Sr, Rui tinha uma técnica que adotei e uso até hoje a de toques nos braços, dar toquinhos no lado que é pra corrigir.

Na minha opinião a evolução e a segurança que tu passa desta forma é muito maior.
No teu caso melhor ainda, são teus filhos, tu tem proximidade, segundo o aero ajuda muito por que voa lento e aceite desaforo sem problema.

Fica então meu ponto de vista, eu não usei com meu filho cabo trainer e ele só não voa melhor porque não voa com muita frequencia. Está com 17 e tem outras "prioridades" ehhehe"

Boa Sorte
Avatar do usuário
Calinho
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 1:29 pm
Localização: Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Mensagem por Calinho »

[quote:3e0920f010="Douglas Lenz"]Calinho

Se vais ensinar teus filhos num bixler, não usa cabo treiner. Explico porque:

Já ensinei muita gente a voar e nunca uso cabo, prefiro ficar ao lado ou atrás com acesso ao rádio e explicar que quando se perder só aliviar o dedo que eu corrijo. Por que isso?

O cabo trainer é ótimo para o instrutor, ótimo em todos os sentidos, mais seguro, e quem está aprendendo com cabo trainer demora mais. Por que?

Por que o aluno aprende a errar não a corrigir o erro, ele errou o que o instrutor faz? Solta o botão pega o controle do aero e devolve estabilizado e retinho. Ou seja, o aluno aprendeu a errar e quem corrigiu foi o instrutor sem que o aluno tenha a menor noção de como foi corrigido.

Eu mesmo, ha 20 anos, aprendi com dois grandes mestres, Sr. Carlos Torresan e Sr. Rui aqui no RS, ambos não usavam cabo. Corrigiam no rádio com teu dedo em cima do stick para ver o que estava sendo feito para corrigir o aero. O Sr, Rui tinha uma técnica que adotei e uso até hoje a de toques nos braços, dar toquinhos no lado que é pra corrigir.

Na minha opinião a evolução e a segurança que tu passa desta forma é muito maior.
No teu caso melhor ainda, são teus filhos, tu tem proximidade, segundo o aero ajuda muito por que voa lento e aceite desaforo sem problema.

Fica então meu ponto de vista, eu não usei com meu filho cabo trainer e ele só não voa melhor porque não voa com muita frequencia. Está com 17 e tem outras "prioridades" ehhehe"

Boa Sorte[/quote:3e0920f010]

Valeu Douglas, gostei muito das palavras e das dicas e princialmente do conhecimento.
Acho que vou usar a sua técnica, o detalhe q um dos meus filhos tem 5 anos e meio kkkkkk, quero ver no que vai dar.
E qual controle vcs me indicariam? os que tem na HK?
Vi um tópico do pessoal falando de controles da Grauner....
Loucos no céu, malucos na terra!
Claudinez
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:37 pm
Localização: Pedreiras/MA

Mensagem por Claudinez »

Kara vai de Turnigy 9X se vc gostava do de 4 canais, vai adorar ele! Se se preocupar com perca de sinal, compra um módulo FRSKY, com telemetria vc nunca mais vai perder sinal, sem antes ser avisado.
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Douglas;

Acho q vc estará bem servido com um turnigy 9Xr com módulo FRsky, esse rádio cobre todas suas possíveis necessidades ñ só com os treinadores.


Acho q vc deve repensar sobre ensinar seu filho d 5 anos a pilotar, na minha opnião crianças nessa idade ñ possuem dissermimento suficiente d forma a diferenciar uma simples brincadeira d algo mais sério, deixe ele por enquanto brincar no simulador mesmo, lembre-se q segurança é primordial em nosso hobby!!!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Calinho

Uma criança com 5 anos ainda não está tão interessada assim por aeromodelismo, mas pode fazer o seguinte, independente do rádio que comprar, faz a regulagem de DUAL RATE para o minimo de comando quando estiver desligado e mais comando para quando ligado. Desta forma, quando desligado pode deixar teu guri no controle e mesmo que ele faça movimentos bruscos isso não afetará tanto o voo.
Avatar do usuário
Calinho
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 1:29 pm
Localização: Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Mensagem por Calinho »

[quote:39216fdcb9="roger_fci"]Douglas;

Acho q vc estará bem servido com um turnigy 9Xr com módulo FRsky, esse rádio cobre todas suas possíveis necessidades ñ só com os treinadores.


Acho q vc deve repensar sobre ensinar seu filho d 5 anos a pilotar, na minha opnião crianças nessa idade ñ possuem dissermimento suficiente d forma a diferenciar uma simples brincadeira d algo mais sério, deixe ele por enquanto brincar no simulador mesmo, lembre-se q segurança é primordial em nosso hobby!!!!![/quote:39216fdcb9]

OK Roger, eu estava pensando também nisto, onde voo é um clube de voo livre (paragliders) então é um campo grande e a frente dele tem um rio, é um espaço muito seguro, mas realmente eu estava conversando com minha esposa (que quer umas aulas também) e acho q ele vai esperar um pouco.
Valeu
Loucos no céu, malucos na terra!
Avatar do usuário
Calinho
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 1:29 pm
Localização: Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Mensagem por Calinho »

[quote:7620e110bd="Douglas Lenz"]Calinho

Uma criança com 5 anos ainda não está tão interessada assim por aeromodelismo, mas pode fazer o seguinte, independente do rádio que comprar, faz a regulagem de DUAL RATE para o minimo de comando quando estiver desligado e mais comando para quando ligado. Desta forma, quando desligado pode deixar teu guri no controle e mesmo que ele faça movimentos bruscos isso não afetará tanto o voo.[/quote:7620e110bd]

Valeu Douglas pelas dicas.
Hehe, como eu disse, eu tenho um HK de 4 canais q acho q não custa nem 20 dolares, quando comprar um novo rádio vou ter que aprender tudo sobre estas programações. Hoje com o meu rádios simplesmente coloco a lipo no aero, ligo o rádio e jogo o aero pra cima. rsrsrsr
Loucos no céu, malucos na terra!
Avatar do usuário
Calinho
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 1:29 pm
Localização: Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Mensagem por Calinho »

Tava olhando e tem também módulo DSM2/DSMX, não vale a pena?
Avatar do usuário
Calinho
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 1:29 pm
Localização: Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Mensagem por Calinho »

Mais uma dúvida, a conversão de um controle mode 1 para mode 2 é muito complicado. Não tenho dificuldades em mexer com eletrônica, pois na Europa só tem mode 1 e queria pegar lá pois ai já mando vir a lipo junto e o frete fica muto mais em conta. Apesar que na Europa não tem módulo, tenho q pegar da china.
Responder