Bateria Lipo! Qual a sua marca preferida?
- Mestre dos magos
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- Lívio Cardoso
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Concordo plenamente com o Laércio. Se queremos comprar o mais barato ( os mais caros também ) devemos conhecer os limites desse equipamento e não ultrapassar. Aqui, vira e mexe tem gente pensando que dá pra voar helicóptero elétrico por 15 min com uma bateria. Não dá, pra ser mais exato, nunca dará, pelo menos com as baterias que temos hoje. Helicópteros trabalham drenando altas correntes das baterias e por isso o vôo é bem curto... Então conhecendo o seu equipamento, todo o consumo, dimensionando corretamente a bateria e administrando o tempo de vôo ( para um helicóptero 5 min. está passando de bom ) vc terá só alegria nesse hobby. Agora se não se informar e for voar a torto e à direita...ai, ai, ai ,ai, ai... Quer voar muito tempo, tenha várias baterias!!! Então senhores, informação, isso mesmo, é a chave de tudo!!! Baterias devem ser carregadas à, no máximo, estourando, a 1C. Já cargas em paralelo, uma febre no hobby, devem ser abolidas. Carga em paralelo é o causador principal de danos em baterias e a outra é o tempo estendido de vôo. Outra coisa que mata uma bateria é a programação do esc para cortar em "low" ou " middle". O problema é que quando atinge este ponto a carga da bateria já baixou disso porque todo o sistema continua drenando corrente. Melhor então programar em " high" e quando avisar, trate de descer e troque por outra, se quiser continuar voando!!! Baterias devem ser carregadas uma a uma ou então tenha diversos carregadores!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
- Krizar
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Antigamente eu descia o aero quando ele começava a perder força, as baterias ficavam todas inchadas. Depois que instalei a telemetria no 9x praticamente todas as minhas baterias descem frias e com no minimo 10.9V, quase nunca passo disso. A vida útil aumentou e muito depois disso. Usar a bateria até falar chega acaba com ela.
- ricardovasc
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Revolectrix Platinum (40C) e Diamond (60C) são excelentes, fadigam pouco durante o uso. Pena que o preço do frete (o preço da bateria é justo pela qualidade) + imposto x dólar impede novas compras. As que eu tenho são carregadas em casa em 1A, voadas até próximo da voltagem de storage.
Zippy, Zippy Compact são boas e duram se foram bem cuidadas.
Turnigy e NanoTech só servem para aeros de baixo consumo, incham com o tempo mesmo sem abuso.
Queria testar as novas lipos HV (4,35V) mas o preço das HK Bolt ou Revo Diamond/Silver no momento desanima, alem de precisar de carregador novo.
Zippy, Zippy Compact são boas e duram se foram bem cuidadas.
Turnigy e NanoTech só servem para aeros de baixo consumo, incham com o tempo mesmo sem abuso.
Queria testar as novas lipos HV (4,35V) mas o preço das HK Bolt ou Revo Diamond/Silver no momento desanima, alem de precisar de carregador novo.
- Fernando Manfio
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- Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
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[quote:819589d015="LaercioLMB"]Tenho baterias Zippy, Turnigy e Rhino e todas já tem mais de 3 anos.
Por que essas duraram então?
Simples, se queremos comprar o mais barato, temos que aceitar os limites delas e não tentar extrapolar.
Exemplo, tem gente que calcula o consumo do motor que vamos supor, tenha 40A, ignoram totalmente o consumo dos servos, ESC e receptor e calculam uma bateria 2200 20C que dá o total de 44A.
Bom, deu 44A e o motor só consome 40A, então tá ótimo.
Ótimo uma pinóia, pois além de ignorarem toda a eletrônica, contando com somente o motor, acreditaram que a bateria realmente suporta 20C, quando na maioria das vezes mal e porcamente tem 15C.
Outra coisa, se recomenda recarregar uma bateria a 0.7C, mas os apressadinhos querem ter um só pack e recarregar em 5C para levar no máximo 10 minutos para recarregar.
Eu só recarrego as minhas baterias em modo balanceamento e em 0.7C para menos, nunca arredondo para mais, por isso elas duram muito tempo.
Bateria inchando significa sendo recarregada no limite ou trabalhando no limite e dessa forma, não tem bateria que dure se não for de ótima qualidade e mesmo assim, sua vida útil não será tão grande como poderia ser.
Eu escolho uma bateria calculando o consumo do motor, de todos os servos trabalhando no máximo e mais 1A do ESC e do receptor, não consomem isso, mas é para a margem de segurança da bateria.
Na escolha da bateria se ela diz suportar 30C, só acredito em 25C e deixo pelo menos 10A acima do consumo máximo de toda a eletrônica do aeromodelo.
Vamos supor que o consumo máximo seja de 38A, a bateria que eu escolher tem que suportar pelo menos 50A de descarga e isso já contando a capacidade de descarga inferior ao que ela diz suportar, pois baterias baratinhas nunca irão suportar realmente o que dizem, salvo uma ou outra, mas não quero contar com a sorte.
Se a bateria diz suportar 20C, acredito só em 15C, se ela diz suportar 40C, acredito no máximo em 35C, indo mais para 30C do que 40C.
Tudo que for usado no limite não irá durar nada, logo quebra, queima ou para de funcionar. Simples assim.[/quote:819589d015]
Falou tudo!
Tenho baterias Nano de 2010 que estão funcionando 100%.
Depois de voar sempre guardo em modo "storage".
Por que essas duraram então?
Simples, se queremos comprar o mais barato, temos que aceitar os limites delas e não tentar extrapolar.
Exemplo, tem gente que calcula o consumo do motor que vamos supor, tenha 40A, ignoram totalmente o consumo dos servos, ESC e receptor e calculam uma bateria 2200 20C que dá o total de 44A.
Bom, deu 44A e o motor só consome 40A, então tá ótimo.
Ótimo uma pinóia, pois além de ignorarem toda a eletrônica, contando com somente o motor, acreditaram que a bateria realmente suporta 20C, quando na maioria das vezes mal e porcamente tem 15C.
Outra coisa, se recomenda recarregar uma bateria a 0.7C, mas os apressadinhos querem ter um só pack e recarregar em 5C para levar no máximo 10 minutos para recarregar.
Eu só recarrego as minhas baterias em modo balanceamento e em 0.7C para menos, nunca arredondo para mais, por isso elas duram muito tempo.
Bateria inchando significa sendo recarregada no limite ou trabalhando no limite e dessa forma, não tem bateria que dure se não for de ótima qualidade e mesmo assim, sua vida útil não será tão grande como poderia ser.
Eu escolho uma bateria calculando o consumo do motor, de todos os servos trabalhando no máximo e mais 1A do ESC e do receptor, não consomem isso, mas é para a margem de segurança da bateria.
Na escolha da bateria se ela diz suportar 30C, só acredito em 25C e deixo pelo menos 10A acima do consumo máximo de toda a eletrônica do aeromodelo.
Vamos supor que o consumo máximo seja de 38A, a bateria que eu escolher tem que suportar pelo menos 50A de descarga e isso já contando a capacidade de descarga inferior ao que ela diz suportar, pois baterias baratinhas nunca irão suportar realmente o que dizem, salvo uma ou outra, mas não quero contar com a sorte.
Se a bateria diz suportar 20C, acredito só em 15C, se ela diz suportar 40C, acredito no máximo em 35C, indo mais para 30C do que 40C.
Tudo que for usado no limite não irá durar nada, logo quebra, queima ou para de funcionar. Simples assim.[/quote:819589d015]
Falou tudo!
Tenho baterias Nano de 2010 que estão funcionando 100%.
Depois de voar sempre guardo em modo "storage".
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
- LaercioLMB
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