Bateria Lipo! Qual a sua marca preferida?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Bateria Lipo! Qual a sua marca preferida?

Mensagem por Bivo »

Pessoal, gostaria de que apontassem qual é a marca de sua preferência levando em consideração o custo/benefício.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

MHO:

Melhores: ThunderPower, Hyperion

Melhor custo/Beneficio: Gens Ace ou qualquer LiPo feita pela Grepow (Pulse, Thor, etc)

Passo Longe: Zippy, Nanotech ou afins
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

[quote:f83c951fc5="Abib"]MHO:

Melhores: ThunderPower, Hyperion

Melhor custo/Beneficio: Gens Ace ou qualquer LiPo feita pela Grepow (Pulse, Thor, etc)

Passo Longe: Zippy, Nanotech ou afins[/quote:f83c951fc5]

Abib,

Poderia nos destacar as experiências que te levaram a essa opinião?

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

ThunderPower: Tenho duas 3S desde 2008.. uso-as com pouca frequência, mas nunca deram o menor sinal de fadiga ou inchaço.

GensAce: Uso nos meus automodelos OffRoad há 6 meses, solitadas ao máximo, pelo menos tres vezes por semana e continuam forte e com baixa resistencia interna.

Zippy/Nanotech: Tive umas 10.. nenhuma durou mais que 3 meses.. Incham e ficam com a resistência interna acima de 100mOhm. Muitas 4S que tive hoje viraram 2S por perda total de célula.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Um ponto muito importante que deve ser considerado! Trata-se do carregador e fonte! Além de ter boas baterias, aqui se entenda, de boas marcas como Pulse, Gens Ace, Thunder Power, Hyperion e outras, também é necessário ter um bom carregador, como um I charger ou Powerlab e boas fontes também que podem ser da mesma marca... Com um conjunto de baterias, carregador e fonte de boa qualidade, com certeza vc terá equipamento pra muitos anos sem surpresas...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Bem lembrado.. Minhas opiniões foram baseadas nas baterias carregadas nos carregadores iCharger e Hyperion..
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Dá pra confiar no carregador Imax B6?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

É um carregador barato, mais ou menos confiável... Agora eu não confiaria baterias caras pra esse carregador...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

[quote:774950ba70="Abib"]ThunderPower: Tenho duas 3S desde 2008.. uso-as com pouca frequência, mas nunca deram o menor sinal de fadiga ou inchaço.

GensAce: Uso nos meus automodelos OffRoad há 6 meses, solitadas ao máximo, pelo menos tres vezes por semana e continuam forte e com baixa resistencia interna.

Zippy/Nanotech: Tive umas 10.. nenhuma durou mais que 3 meses.. Incham e ficam com a resistência interna acima de 100mOhm. Muitas 4S que tive hoje viraram 2S por perda total de célula.[/quote:774950ba70]


Minhas experiências foram iguais a sua Abib.

Cito ainda duas baterias de boa qualidade que são as Revoeletrix e Sky-Lipo.
Humberto Melo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tenho baterias Zippy, Turnigy e Rhino e todas já tem mais de 3 anos.
Por que essas duraram então?
Simples, se queremos comprar o mais barato, temos que aceitar os limites delas e não tentar extrapolar.
Exemplo, tem gente que calcula o consumo do motor que vamos supor, tenha 40A, ignoram totalmente o consumo dos servos, ESC e receptor e calculam uma bateria 2200 20C que dá o total de 44A.
Bom, deu 44A e o motor só consome 40A, então tá ótimo.
Ótimo uma pinóia, pois além de ignorarem toda a eletrônica, contando com somente o motor, acreditaram que a bateria realmente suporta 20C, quando na maioria das vezes mal e porcamente tem 15C.
Outra coisa, se recomenda recarregar uma bateria a 0.7C, mas os apressadinhos querem ter um só pack e recarregar em 5C para levar no máximo 10 minutos para recarregar.
Eu só recarrego as minhas baterias em modo balanceamento e em 0.7C para menos, nunca arredondo para mais, por isso elas duram muito tempo.
Bateria inchando significa sendo recarregada no limite ou trabalhando no limite e dessa forma, não tem bateria que dure se não for de ótima qualidade e mesmo assim, sua vida útil não será tão grande como poderia ser.
Eu escolho uma bateria calculando o consumo do motor, de todos os servos trabalhando no máximo e mais 1A do ESC e do receptor, não consomem isso, mas é para a margem de segurança da bateria.
Na escolha da bateria se ela diz suportar 30C, só acredito em 25C e deixo pelo menos 10A acima do consumo máximo de toda a eletrônica do aeromodelo.
Vamos supor que o consumo máximo seja de 38A, a bateria que eu escolher tem que suportar pelo menos 50A de descarga e isso já contando a capacidade de descarga inferior ao que ela diz suportar, pois baterias baratinhas nunca irão suportar realmente o que dizem, salvo uma ou outra, mas não quero contar com a sorte.
Se a bateria diz suportar 20C, acredito só em 15C, se ela diz suportar 40C, acredito no máximo em 35C, indo mais para 30C do que 40C.
Tudo que for usado no limite não irá durar nada, logo quebra, queima ou para de funcionar. Simples assim.
Responder