Fala pessoal. Tenho uma lanterna para bike que usa um pack de baterias Li-ion montado com 4 baterias 18650. pelo que entendi ligadas em série 2 a 2 dando 7,4v de tensão (desculpem se uso algum termo errado mas entendo muito pouco de eletrônica). Reparei que o pack possui um circuito eletrônico montado junto e pelo que lí esse circuito faz a proteção pra evitar carga e descarga excessivas.
Tenho visto em sites chineses essa baterias 18650 sendo vendidas com ótimos preços e com excelente capacidade (na casa de 2600 mha) daria pra montar um pack com elas sem o circuito de proteção?
outra dúvida: carregando o pack com o carregadorzinho vagabundo que veio com a lanterna até o mesmo desligar e depois ligando no meu carregador inteligente (imax) vejo que ele ainda fica um bom tempo dando carga antes de considerar a bateria cheia. Será que em função do circuito de proteção eu posso estar prejudicando a bateria?
valeu pessoal.
Vamos falar de Baterias Li-ion
Ontem eu desmontei o circuito de proteção de duas células 18650 de uma lanterna minha. É uma plaquinha que fica no polo negativo. Essa placa fica em contato com o negativo e uma chapa sobe até o polo positivo para fechar o circuito. Aí a placa fica monitorando a tensão, se ela fica fora dos limites estabelecidos, ela corta a ligação do terra. Para tirar a proteção da célula é só arrancar essa plaquinha e envolver ela novamente com um tubo termoretrátil.
Outra coisa, a capacidade dessas células vendidas em sites da china (dx.com, aliexpress e etc) é menor do que o informado. Se eles dizem que tem 2600mAh, pode esperar uns 2000mAh ou menos.
Outra coisa, a capacidade dessas células vendidas em sites da china (dx.com, aliexpress e etc) é menor do que o informado. Se eles dizem que tem 2600mAh, pode esperar uns 2000mAh ou menos.
Essas baterias possuem uma densidade de carga maior que as Lipo normalmente usadas em modelos. Ou seja, para um determinado peso, elas conseguem armazenar uma maior quantidade de energia.
Um dos "problemas" é a taxa de descarga baixa, da ordem de 1C, ou seja, se a bateria é classificada como 2600mAh, ela consegue descarregar apenas 2,6A em regime contínuo, o que é muito pouco para alimentar motores brushless em carga total.
Outro problema é que essas baterias não são baratas, quando falamos das originais. Essas chinesas não tem nem de longe a capacidade que dizem ter.
Pra se ter uma idéia, as mais confiáveis e de maior capacidade são as Panasonic, e a maior capacidade fabricada por ela é de 3600mAh, se não me engano. Já vi baterias 18650 anunciadas com até 5600mAh! E aí, como fica? Se a Panasonic que é lider em fabricação de componentes não faz maior que 3600, uma fabriqueta chinesinha consegue quase o dobro?
O que o pessoal faz bastante com essa bateria, devido a sua densidade de carga é montar packs em série/paralelo, tipo 4S6P, que daria uma super bateria de 16,8V e 22.000mAh com metade do peso de uma Lipo equivalente, adequada para vôos de longa distância com multirotores e aeros FPV.
Resumindo, ela serve sim para ser usada em nossas aplicações, desde que respeitados os seus limites de corrente de descarga e desde que sejam de fabricantes idôneos. Vale lembrar o lance da plaquinha de proteção também, que deve ser retirada quando se pretende usar em modelismo, ou já comprar ela sem a plaquinha de proteção.
Um dos "problemas" é a taxa de descarga baixa, da ordem de 1C, ou seja, se a bateria é classificada como 2600mAh, ela consegue descarregar apenas 2,6A em regime contínuo, o que é muito pouco para alimentar motores brushless em carga total.
Outro problema é que essas baterias não são baratas, quando falamos das originais. Essas chinesas não tem nem de longe a capacidade que dizem ter.
Pra se ter uma idéia, as mais confiáveis e de maior capacidade são as Panasonic, e a maior capacidade fabricada por ela é de 3600mAh, se não me engano. Já vi baterias 18650 anunciadas com até 5600mAh! E aí, como fica? Se a Panasonic que é lider em fabricação de componentes não faz maior que 3600, uma fabriqueta chinesinha consegue quase o dobro?
O que o pessoal faz bastante com essa bateria, devido a sua densidade de carga é montar packs em série/paralelo, tipo 4S6P, que daria uma super bateria de 16,8V e 22.000mAh com metade do peso de uma Lipo equivalente, adequada para vôos de longa distância com multirotores e aeros FPV.
Resumindo, ela serve sim para ser usada em nossas aplicações, desde que respeitados os seus limites de corrente de descarga e desde que sejam de fabricantes idôneos. Vale lembrar o lance da plaquinha de proteção também, que deve ser retirada quando se pretende usar em modelismo, ou já comprar ela sem a plaquinha de proteção.