Trocar bateria NIMH por LIPO.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Mario Pires
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Jul 03, 2012 10:06 am

Trocar bateria NIMH por LIPO.

Mensagem por Mario Pires »

Então pessoal, comprei um kit de um aeromodelo mais antigo, que veio com um motor com caixa de redução, acho que é isso mesmo, nem conhecia esse tipo de motor. O manual recomenda usar uma Bateria 6 cell 7,2v 720mah Ni-mh e speed controller de 5A, só que hoje em dia acho que nem tão usando muito esse tipo de bateria.Eu queria trocar essa bateria por uma de 2S 300mah ou 460mah e ESC de 5A.Queria saber se daria certo fazer essas mudanças?Obrigado a todos.


Especificações:Fokker D-VII ARF ParkFlyer c/ motor 180,gear box e helice -
O tempo é igual para todos, mas todos não são iguais para o tempo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Dá certo sim, mas veja se o ESC corta a bateria antes dela cair a tensão abaixo do recomendado, se o motor é brushed (monofasico) ou brushless (trifásico) para usar o ESC correto.
A princípio basta trocar a bateria, já que a Ni-Mh é 6S 7,2V e a Li-Po é 2S, 7,4V, 0,2V a mais não afetariam o ESC original, já que ambas as baterias com carga total, ultrapassam essas tensões.
Se o ESC original não cortar a tensão, coloque um alarme de carga baixa no aeromodelo e pronto, não tente voar mais se o alarme bipar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mario Pires
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Jul 03, 2012 10:06 am

Mensagem por Mario Pires »

[quote="LaercioLMB"]Dá certo sim, mas veja se o ESC corta a bateria antes dela cair a tensão abaixo do recomendado, se o motor é brushed (monofasico) ou brushless (trifásico) para usar o ESC correto.
A princípio basta trocar a bateria, já que a Ni-Mh é 6S 7,2V e a Li-Po é 2S, 7,4V, 0,2V a mais não afetariam o ESC original, já que ambas as baterias com carga total, ultrapassam essas tensões.
Se o ESC original não cortar a tensão, coloque um alarme de carga baixa no aeromodelo e pronto, não tente voar mais se o alarme bipar.[/quot


Entendi Laércio, só que no caso ele veio somente com o motor, o esc e a bateria eu vou ter que comprar.Foi bom você ter falado da diferença dos motores, o motor é brushed então terei que comprar um ESC compatível, depois que você falou que eu vi que o motor só tem dois fios.Eu até pensei em comprar um motor brushless, mas o motor que veio nele nunca foi usado, então acho que nem compensa comprar outro.Ou você acha que compensa fazer essa troca de motores?Agradeço muito sua atenção Laércio, me ajudou muito.
O tempo é igual para todos, mas todos não são iguais para o tempo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tem como postar foto do conjunto do motor?
Algumas vezes é aproveitável usar o motor com caixa de redução, outras vezes é mais em conta trocar por um motor brushless, pois o ESC brushed é um pouco mais caro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mario Pires
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Jul 03, 2012 10:06 am

Mensagem por Mario Pires »

Confesso que é a primeira vez que vejo um motor desse.rsrs

[URL=https://imageshack.com/i/p9nrKQ9gj][img:82eeaee4f6]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/909/nrKQ9g.jpg[/img:82eeaee4f6][/URL]
O tempo é igual para todos, mas todos não são iguais para o tempo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É um bom conjunto, ficando só comprar um ESC brushed para ele e uma bateria Li-Po.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mario Pires
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Jul 03, 2012 10:06 am

Mensagem por Mario Pires »

Pois é, achei um ESC com o preço até bom no ML, vou comprar ele.Agradeço sua atenção Laércio, me ajudou muito.
Responder