Telemetria

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

Exato foi esse que achei hahaha, ele explica bem os componentes hehe.
E apenas comprar e conectar tudo?
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Pelo que fala no video eh.... Mas não sei ate onde eh útil em heli classe 450 que eh minha classe.. Acho que o bip de sinal que o proprio TX faz conforme aumenta a distancia e a carga da bateria do heli que precisaria da tela auxiliar e do hub e do sensor de carga. Mas ainda vou fazer a atualizacao do firmware do meu turnigy 9x para er9x. Esse acho que seria meu próximo investimento.. Hehe
William_RG
membro
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Set 16, 2007 5:22 pm
Localização: Rio Grande, RS

Mensagem por William_RG »

Vou dar a minha opinião de palpiteiro... (não tenho 9XR)

Pelo que entendi voce quer na tela do radio as informações do aviao, para poder programar alarmes e etc.. então

Voce deve pesquisar se o firmware original do 9XR suporta telemetria. Em caso afirmativo deve pesquisar se é comprativel somente com equipamentos turnigy (módulo e RX) ou se aceita FrSky.

Caso não possua voce deve pesquisar se existe algum firmware alternativo que acrescente essa funcionalidade.
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

Estou adorando o tópico hehe.
São pessoas que não sabem nada sobre a telemetria mais que estão se auto ajudando hehe.
O Flavio que tem 9x..
William mesmo não sabendo do assunto tentando ajudar o que já e de grande importância.
Vamos lá, william eu pesquisei isso que você falou e de acordo com o vídeo demonstrado pelo Flavio.
Basta você ter o RF o RX que aceite a telemetria que seria o Plus e a telinha.
ou seja a telinha seria a forma de você receber os dados sem abrir o rádio, que foi demonstrado nesse link.

http://forum.turnigy9xr.com/converting-9xr-to-frsky-telemetry-djt-module-t362.html

Não vou fazer isso não sei o Flavio hehe, prefiro comprar a telinha.
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__19969__FrSky_FLD_02_Telemetry_Display_Screen.html


O vídeo deu uma boa ajuda e comprar o RX Plus, telinha,sensor de altitude, temperatura( esse e o mais baratinho), HUB placa que controla dados e o lipo voltagem.

(espero que esteja certo hehe)
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Eu também segui o mesmo caminho, em vez de modificar o rádio para aparecer a telemetria na tela, comprei a tela em separado. Além do que eu tenho muito mais informações visíveis, e não apenas a telemetria.
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

[quote:076d9417ba="andredal"]Eu também segui o mesmo caminho, em vez de modificar o rádio para aparecer a telemetria na tela, comprei a tela em separado. Além do que eu tenho muito mais informações visíveis, e não apenas a telemetria.[/quote:076d9417ba]

Já que você ja tem o sistema poderia nós ajudar.
Quais sensores você usa? o GPS não tem necessidade né? vi que e smart port e não tem como conectar no hub.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Até o momento eu tenho apenas a tela e o sensor de tensão. O receptor D8R-II PLUS tem duas portas embutidas no próprio receptor. São as portas A1 e A2. Tecnicamente, se não me engano, são duas portas analógicas que podem receber de 0V a 3,3V. 0V equivale a 0%, e 3,3V equivale a 100%. O sensor de tensão da FrSky é um divisor resistivo. Por padrão ele vem configurado para baterias 3S, mas dá para tirar o termo retrátil dele e ressoldar os fios nos pads corretos para usar com baterias 4S e 5S. O sensor apenas abaixa a tensão para a escala do receptor (0 a 3,3V).

A tela é fácil de usar, só ligar ela na traseira do módulo. Lembre-se de colocar as chaves na traseira do módulo na posição correta quando for usar a telemetria. No manual fala as posições. Depois, seguindo o manual, você vai calibrar a leitura das portas A1 e A2. É só ter um multímetro na mão e fazer a calibração.

Quanto aos outros sensores, está nos planos comprar eles. Mas eles devem ser plug & play também, só ligar e ver a informação na tela.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Andredal beleza? Então eu vou usar com baterias do meu 450 que são 3s mesmo... Sendo assim eh soh comprar a tela e o sensor de carga? O sensor de sinal o.próprio modulo tem um bip certo? Mas com a tela aparece TB a iinformacao na tela alem do bip? Valeu
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

[quote:303e00b89e="Flavio LHP"]Andredal beleza? Então eu vou usar com baterias do meu 450 que são 3s mesmo... Sendo assim eh soh comprar a tela e o sensor de carga? O sensor de sinal o.próprio modulo tem um bip certo? Mas com a tela aparece TB a iinformacao na tela alem do bip? Valeu[/quote:303e00b89e]

Sim, na tela aparece a indicação do RSSI. O meu celular tá na assistência, se não eu colocaria umas fotos aqui. E não tenho nenhuma câmera em casa :(.

Ah, e na própria tela você pode determinar com quais valores vindos dos sensores o alarme vai disparar. A telemetria da FrSky é bem interessante e bem fácil de usar.

Outra coisa, caso ainda não tenham a tela, eu fiquei esperando 1 mês para o pedido sair de backorder pois justamente a tela estava em falta.
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

Hum, o problema não esperar e eles estarem disponíveis.
Vou comprar todo acessórios e arriscar qualquer coisa vou ai em Goiânia para você me ajudar uhsudhsa.
Responder