Problema Carregador BC6HP Bantam 250W

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fofaum
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Qua Out 16, 2013 6:16 pm
Localização: Presidente Prudente/SP

Problema Carregador BC6HP Bantam 250W

Mensagem por fofaum »

Boa tarde a todos,

Estou tendo um problema com meu carregador BC6HP.

Tenho ele a um tempo e sempre carregou minhas baterias (LiPo, LiFe, Nicd) sem problemas, e recentemente começou a apresentar o seguinte problema:

Coloco a bateria para carregar, seleciono o tipo da carga, número de células e pressiono o botão para iniciar a carga, ele fica checando o número de células por um tempo amais que o normal e da "Connection Break".
Já troquei o tipo de bateria, tipo de carga, tipos de fonte, emfim, ele não chega a identificar as células e da conexão interrompida.

Ele tem entrada USB, mas não tenho o cabo. Sera que pode ser algum problema no Software?
PS: O carregador não tomou nenhum tombo, sempre muito bem guardado e parou do carregar do nada.

Peço ajuda aos mais intendidos para ver o que posso fazer, ou alguma assistência que possa estar fazendo o reparo.

Abraços
Renato C B Sanches
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Mal contato nos fios que pode ser até solda ruim.
Veja bem os fios se não tem fio partido ou solda trincada.
Depois de um tempo é aconselhável que troque os fios, pois o mexe mexe nos fios acabam quebrando eles por dentro das capas e nem sempre se percebe isso. Ainda mais em fios de má qualidade.

As mensagens de connection break e input volume error, são sinais de mal contato nos fios e ou conectores, inclusive os conectores soldados na placa do carregador.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fofaum
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Qua Out 16, 2013 6:16 pm
Localização: Presidente Prudente/SP

Mensagem por fofaum »

Laercio,

Os fios de carga já foram trocado por novos, o do balanceamento eu conferi se estava passando tensão com multímetro e estavam normal até a entrada do carregador que vai soldada na placa interna.

Desmontei superficialmente para ver se conseguia encontrar algum componente queimado ou trilha rompida, mas visualmente não encontrei nada.

Não desmontei mais a fundo por fata de uma chave especifica. Vou atras de uma chave para desmontar por completo e tirar umas fotos da placa frente e verso e postar para ver se alguém mais entendido consiga ver se há algum defeito.

Vou postando o decorrer do fato.

Vamos acompanhando.

Abraços
Renato C B Sanches
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

FOfaum mande uma foto da placa para nos... nao conheco este carregador mas ja consertei alguns aqui na minha cidade!
Avatar do usuário
fofaum
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Qua Out 16, 2013 6:16 pm
Localização: Presidente Prudente/SP

Mensagem por fofaum »

Tiago,

Estou no serviço agora, mais atarde quando sair eu vou mexer nele e posto umas fotos.

Abraços
Renato C B Sanches
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Verifique os fios do cabo de balanceamento dos fios da bateria... Se tiver algum rompido pode dar isso!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
fofaum
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Qua Out 16, 2013 6:16 pm
Localização: Presidente Prudente/SP

Mensagem por fofaum »

[quote:735871a165="Lívio Cardoso"]Verifique os fios do cabo de balanceamento dos fios da bateria... Se tiver algum rompido pode dar isso!!![/quote:735871a165]

Livio,

Testei com varias baterias, chequei com multímetro a saída do cabo de balanceamento que vai na placa do carregador e esta passando corrente normal para todas as células.

Ainda não olhei o circuito interno se há trilha rompida, mas vou olhar melhor hoje.

Vamos acompanhando

Abraços
Renato C B Sanches
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Faca o seguinte...

tente carregar com NI-CD ou NI-MG

coloque o multímetro para medir corrente e ligue em serie com a bateria... assim tiramos a duvida de trilha rompida ou de problemas com cabos...

neste modo o carregador sempre vai enviar corrente para a bateria no inicio do ciclo de carga...

outro teste legal de se fazer, é tentar descarregar uma bateria utilizando o carregador...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Refaça as soldas dos conectores do carregador, pois nunca irá ver problemas, pois nossos olhos não tem visão de raio x.
Como te falei antes, essas mensagens são de mal contato que podem ocorrer somente quando há carga nos conectores, o multímetro não nos mostra muita coisa.
Eu já tive no meu Turnigy Accucell 6 essas duas mensagens de erro, tanto o connetion break quanto o input volume erros e em ambos os casos era somente mal contato nos conectores do carregador.
O problema não é sempre, pode dar ou não dar ou acontecer somente com cargas mais elevadas em que a corrente é maior.
Exemplo, no meu o input volume erros só acontecia quando eu selecionava o carregador para mais de 1.5A, menos que isso era difícil de acontecer, mas de 1.5A em diante, após uns 30 segundos vinha a mensagem e era somente mal contato nas soldas do conector de entrada.
Quando aconteceu o connetion break, também era somente com cargas mais elevadas e também era somente os conectores com mal contato.
O estanho usado nesses dispositivos é de baixa qualidade.
O que eu fiz, retirei a solta original e fiz solda nova com a solda correta, 60/40 da BEST.
Jamais compre soldas que não sejam da cor azul, pois a cor da embalagem determina a qualidade da solda e não é somente cor de embalagem.
A cor amarela é a pior de todas e tem a vermelha, a laranja e a verde.
Para eletrônica é somente a azul, que é 60 % de estanho e 40% de chumbo.
Soldas com mais chumbo do que estanho só servem para soldar chapas, como as calhas para telhado de casas.
As soldas usadas pelos xing ling contém mais chumbo do que estanho e por isso acontecem mal contatos com maior facilidade e não tem nada a ver com solda fria que é um termo usado por solda mal feita.
Outro detalhe, jamais assopre uma solda feita com estanho, pois o choque térmico do ar frio sobre o material quente, causa trincas na solda que também vem a ter mal contato por causa dessas trincas que o nosso olho não vê.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fofaum
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Qua Out 16, 2013 6:16 pm
Localização: Presidente Prudente/SP

Mensagem por fofaum »

[quote:577c14e9ee="LaercioLMB"]Refaça as soldas dos conectores do carregador, pois nunca irá ver problemas, pois nossos olhos não tem visão de raio x.
Como te falei antes, essas mensagens são de mal contato que podem ocorrer somente quando há carga nos conectores, o multímetro não nos mostra muita coisa.
Eu já tive no meu Turnigy Accucell 6 essas duas mensagens de erro, tanto o connetion break quanto o input volume erros e em ambos os casos era somente mal contato nos conectores do carregador.
O problema não é sempre, pode dar ou não dar ou acontecer somente com cargas mais elevadas em que a corrente é maior.
Exemplo, no meu o input volume erros só acontecia quando eu selecionava o carregador para mais de 1.5A, menos que isso era difícil de acontecer, mas de 1.5A em diante, após uns 30 segundos vinha a mensagem e era somente mal contato nas soldas do conector de entrada.
Quando aconteceu o connetion break, também era somente com cargas mais elevadas e também era somente os conectores com mal contato.
O estanho usado nesses dispositivos é de baixa qualidade.
O que eu fiz, retirei a solta original e fiz solda nova com a solda correta, 60/40 da BEST.
Jamais compre soldas que não sejam da cor azul, pois a cor da embalagem determina a qualidade da solda e não é somente cor de embalagem.
A cor amarela é a pior de todas e tem a vermelha, a laranja e a verde.
Para eletrônica é somente a azul, que é 60 % de estanho e 40% de chumbo.
Soldas com mais chumbo do que estanho só servem para soldar chapas, como as calhas para telhado de casas.
As soldas usadas pelos xing ling contém mais chumbo do que estanho e por isso acontecem mal contatos com maior facilidade e não tem nada a ver com solda fria que é um termo usado por solda mal feita.
Outro detalhe, jamais assopre uma solda feita com estanho, pois o choque térmico do ar frio sobre o material quente, causa trincas na solda que também vem a ter mal contato por causa dessas trincas que o nosso olho não vê.[/quote:577c14e9ee]

Ok Laercio,

Minha solda acabou, eu usava uma da tampa azul de marca nacional, sé que não lembro o nome, seria similar a essa BEAST no quesito cor da tampa (60/40)? Vi delas também na cor amarela.

Vou providenciar e refazer o que for possível e posto o resultado.

Ainda estou atras da chave para abrir ele. É um parafuso tipo hex (tipo allen) so que com uns cantos mais acentuados, como se chamam?

Att
Renato C B Sanches
Responder