RSSI Turnigy 9XR e 9XR Pro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

RSSI Turnigy 9XR e 9XR Pro

Mensagem por Bivo »

Pessoal, o que é necessário para utilizar a função RSSI nos rádios acima?
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: RSSI Turnigy 9XR e 9XR Pro

Mensagem por Rondoni »

[quote:6ebc242cf6="Bivo"]Pessoal, o que é necessário para utilizar a função RSSI nos rádios acima?[/quote:6ebc242cf6]

Não sei extamente qual seu objetivo, mas para começar você precisa de receptor que possua suporte a essa função e um OSD para lhe apresentar a leitura.

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Eu acho que ele quer os indicadores na tela do rádio.
De qualquer forma, depende do sistema de RF que está usando e depende se é o 9XR Pró ou não. No Pró é mais fácil, é atualizar o firmware para o específico do seu sistema de RF. No 9XR normal você tem que abrir e realizar umas modificações, além de trocar o firmware.
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

O 9XR pro pelo que entendi já tem a telemetria na tela, já o 9XR você precisa da telinha ou fazer o esquema que andredal disse.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

A idéia é realmente utilizar a telemetria no display do rádio. É realmente necessário fazer atualização do firmware no 9XR Pro utilizando tx FrSky e rx com telemetria que suporta RSSI?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

RSSI.
Se você vai voar FPV, essa função tem nos óculos, sem ser necessário colocar no display do rádio.
Se não vai voar FPV, irá somente controlar o aeromodelo, você deixará de ter referência do aeromodelo antes do sinal RSSI te avisar alguma coisa.
Resumindo, RSSI no visor do rádio não tem muita utilidade, até mesmo por que o tempo que você perde olhando para o display do rádio para saber se o nível do sinal está bom, você pode perder facilmente a referência do seu aeromodelo.
Para FPV, todas as funções de telemetria visuais são muito úteis, mas para voos normais, somente os avisos sonoros é que são úteis, o resto, só te faz perder a visão do aeromodelo para olhar no display do rádio, que pode algumas vezes ser o início de uma queda por perda de referencia.
Os receptores full range tem alcance médio de 1600 m, mas a maioria dos aeromodelos de 1500 mm de envergadura, com menos de 1000 m se perde a referência, ou seja, nunca se chega no limite do receptor com total visão do aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Concordo Laercio, considerando o aviso sonoro baseado na diminuição da intensidade do sinal, entendo ser benéfico. A propósito, não sei se o RSSI emite algum alarme sonoro além da intensidade no display do rádio. Mas uma coisa eu tenho certeza, se houver algum tipo de interferência que bloqueia o sinal abruptamente, o RSSI não ajudará em nada. Concorda?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1a251e9e14="Bivo"]Concordo Laercio, considerando o aviso sonoro baseado na diminuição da intensidade do sinal, entendo ser benéfico. A propósito, não sei se o RSSI emite algum alarme sonoro além da intensidade no display do rádio. Mas uma coisa eu tenho certeza, se houver algum tipo de interferência que bloqueia o sinal abruptamente, o RSSI não ajudará em nada. Concorda?[/quote:1a251e9e14]

Concordo, por isso não acho útil monitorar RSSI se não for FPV para não irmos mais longe do que o sinal alcança.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

uma pequena correção..... perda de visão de um aeromodelo do tamanho padrão de um bixler 2 é de +- 400 metros medidos por altimetro
nesta distancia é muito dificil identificar para onde esta indo em um ponto preto no céu!!
fizemos este teste em nossa pista na Base Aerea de Santos
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Mensagem por Kvra »

o que reforça ainda mais o que o Laercio descreveu.
Responder