Ligação em Paralelo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Ligação em Paralelo

Mensagem por magnoudia »

Salve galera! Bom, andei pesquisando bastante e não consegui uma conclusão sobre o assunto. Para ligação em série não me restam duvidas sobre nada, mas já para o paralelo . Bom minha duvida é a seguinte, desde que as baterias ligadas em paralelo tenham a mesma tensão e capacidade de descarga para alimentar o sistema, diferenças de capacidade não fariam diferença visto que se uma bateria caisse a tensão mais do que a outra a de tensão mais baixa roubaria da de tensão mais alta para manter o equilibrio. Então eu queria saber se faz sentido esse meu pensamento. Se eu ligar uma lipo 3S 2000mah com uma lipo 3S 1000mah eu faria uma 3s de 3000?

Abraços.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Ligação em Paralelo

Mensagem por apfabinhosilva »

Cara eu posso está dizendo asneira, mais nesse caso você ficaria com apenas 1500 mah e com um grande risco de danificar a bateria menor. resistência em serie soma em paralelo se divide. alguém me corrija se estiver errado.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Ligação em Paralelo

Mensagem por CONDOR 2 »

Vamos lá.

Baterias ligadas em paralelo devem serem iguais, tanto em capacidade como tensão, resistencia interna, etc..

Digamos que Vossa Santidade ligue uma bateria de 3S 2200 Mah e outra de 1000 Mah em paralelo.

A tensão permanece a mesma, mas quando a carga exigir a capacidade de descarga das duas, a que tiver mais capacidade trabalhará normal já a outra de menor capacidade chegará uma hora que :

A de capacidade maior além de alimentara carga alimentará e tentará compensar a de menor carga, passando á carrega-la..

O mesmo acontece quando 2 bêbados saem do boteco.

Ou dois burros puxam uma mesma carroça.

O maior e mais forte carrega o menor.

Chegará um ponto que o maior se cansará e cairão os dois.

Entendeu tartaruga?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Ligação em Paralelo

Mensagem por CONDOR 2 »

Outro exemplo:

Você casa e quando você casa vem um kit junto,...a sogra.

Aí enquanto tudo for amor, fica tudo lindo.

Quando a sogra vem com as malas prontas para morar com você, você tem que alimentar a esposa e a sogra.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Ligação em Paralelo

Mensagem por apfabinhosilva »

kkkkk exemplo bom esse.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Ligação em Paralelo

Mensagem por FernandoArt »

magnoudia escreveu:Salve galera! Bom, andei pesquisando bastante e não consegui uma conclusão sobre o assunto. Para ligação em série não me restam duvidas sobre nada, mas já para o paralelo . Bom minha duvida é a seguinte, desde que as baterias ligadas em paralelo tenham a mesma tensão e capacidade de descarga para alimentar o sistema, diferenças de capacidade não fariam diferença visto que se uma bateria caisse a tensão mais do que a outra a de tensão mais baixa roubaria da de tensão mais alta para manter o equilibrio. Então eu queria saber se faz sentido esse meu pensamento. Se eu ligar uma lipo 3S 2000mah com uma lipo 3S 1000mah eu faria uma 3s de 3000?

Abraços.


Cara posso estar errado, mas provavelmente tua lipo de 1000mah iria superaquecer, pois se esgotaria antes da 2000mah. E dependendo do caso daria PT nas 2 bateria.
Pelo que aprendi deve-se usar sempre, baterias da mesma marca, capacidade, descarga, e até mesmo quantidades de ciclos semelhantes, (pois se colocar uma bateria baleada com uma nova poderá acabar com a nova, pois a bateria baleada iria se esgotar primeiro e a nova trabalharia sozinha, e no caso se for um motor que exija corrente alta, ela provavelmente aqueceria e começaria inchar). Tem que testar pra ver brother.
Eu brinco no final de semana com meus jatos 6s. Tenho 40 lipos de 2.200mah 3s 20c. Por voo eu ligo 2+2 em série (obtendo um pack de 2.200mah 6s 20c) e associo com mais um pack semelhante em paralelo, no final obtendo um pack de 4.400mah 6s... cada voo dura uns 4 minutos... e as baterias descem mornas la de cima.

espero ter te ajudado... vai um desenho do pack 4.4 6s que uso....
Anexos
6s.jpg
6s.jpg (37.33 KiB) Exibido 1588 vezes
:P :P :P :P :P :P :P :P
Responder