Utilização de lipo 1S para RX, é seguro?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
yorg
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sáb Fev 07, 2004 1:26 am
Contato:

Utilização de lipo 1S para RX, é seguro?

Mensagem por yorg »

Oilá pessoali!!!!

Tenho ainda um pack da PolyQuest 2S de 600mAh, uma leveza só... Utilizei no máximo duas vezes com um 280 DD, e ela nunca nem amornou... Prá minha surpresa, depois de 2 meses sem utilizá-la, notei q estava meio estufada.... Abri o Termo-retrátil e vi q só uma das células estava realmente estufada...... Que MEHAAAA... :evil:
Tentei deixar no frezzer, fiz uma carga lenta para ver se pelo menos explodia! :roll: Nem isso consegui....


Sem sucesso para utilizar 2S, vi q alguns modelistas utilizam 1S para planador.....
Pregunto prá vc's: Sei q há Rx q operam abaixo dos 4V, mas é seguro voar a 3,7v???? Diminuirá o alcance????? Minha filosofia é testar antes de jogar pro alto, mas alguém daqui já usou 1S somente para RX?????

Abraços e inté mais.....

Yorg
Felipe Z Jorgensen
Air Design Modelismo
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Dependendo do receptor ele até funciona... embora os novos com tecnologia PIC ou AVR necessitem de 5V.. para isso usamos um charge pump(RFMA) que eleva a tensão de 2,4 a 5,5 para 5V... os servos ficam lentos mas alguns funcionam
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Yorg,

Como disse o Marco, dependendo do rx talvez funcione mas os servos vao ficar beeemmm leeennntooosss.

A solucao é comprar um rx e servos especificos pra funcionar nessa tensao. Sei que a FMA fabrica esses componentes "low volt" pra funcionar na tensao 1S de LiPo mas importar um negocio desses só pra aproveitar uma celula que sobrou acho que nao vale a pena...
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já fiz este teste, os servos vão ficando lentos, lentos, lentos... até que perdem a referência de posição e de repentem se movem para um lado, acionando o motor sem parar. Neste momento ele termina de arriar a bateria, o outro faz a mesma coisa, e seria lenha na certa.

Acho que não vale o risco.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
yorg
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sáb Fev 07, 2004 1:26 am
Contato:

Mensagem por yorg »

Obrigado pessoal!!!!

As dicas foram muito válidas, vou fazer uma bateria de testes e comento com vc's posteriormente....

VALEU!!!!!
Felipe Z Jorgensen
Air Design Modelismo
Responder