ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por fabricio spindler »

Tenho um motor emax 2822 gostaria de enrolar ele novamente , pois queimou , fui a busca do fio AWG 25 ou 26 , não encontrei , só achei o 23 e o 29 , poderia enrolar com um deles ??? quais as consequências ?
all right
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por atoniollo »

Tem um tópico detalhado aqui no forum... Com varias opçoes de enrrolamento (fios, e voltas)
Mas basicamente voce deve enrolar da maneira correte e deve respeitar a corrente que quer passar e tem que cabe no rotor. Sem calcular, só especulando se couber é melhor vc enrolar com 2 x 29 do que 1 x 23... mas tem que verificar se cabe... Se tem o fio a mao faca o teste.
Mas procure o topico sobre re enrolar motores aqui no e-voo, vc vai economizar muito tempo... já que o pessoal lá já testou inumeras combinaçoes... e um dos motores mais re enrolados é justamente o 2822.

Boa sorte
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por LaercioLMB »

Tudo o que você quer saber está aqui, basta ler.

viewtopic.php?f=8&t=24707

Certamente irá tirar todas as suas dúvidas.

E postou no local errado, a parte destinada a motores é uma seção abaixo dessa na lista de seções do fórum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por atoniollo »

Era sobre este tópico que eu estava falando...


LaercioLMB escreveu:Tudo o que você quer saber está aqui, basta ler.

viewtopic.php?f=8&t=24707

Certamente irá tirar todas as suas dúvidas.

E postou no local errado, a parte destinada a motores é uma seção abaixo dessa na lista de seções do fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por LaercioLMB »

Mas está tudo explicado ali e bastaria você ter feito sua pergunta lá sem desviar o assunto para outro lugar.
Não temos muito o que te dizer além do que já foi dito lá, não é não querer ajudar, mas as respostas das suas perguntas sobre esse assunto estão todas lá.
Quer um bom conselho?
Tente, faça o que achar melhor e veja quais serão as consequências.
Poderá ficar ótimo, poderá ficar uma porcaria, poderá ficar a mesma coisa que antes, mas só tentando você irá aprender.
De nada adianta eu te dizer o resultado, pois dessa forma não estarei te ensinando nada.
Outro detalhe, um enrolamento de um motor dependerá de quem hélice e bateria pretende usar, tudo conta.

Aprenda a usar o Drive Calculator http://www.drivecalc.de esse software irá te ensinar muita coisa sobre enrolamento de motores brushless.
Se tiver outras dúvidas referente a esse assunto, pergunte onde já existe o assunto, pois criando outro e mais outro tópico, estará espalhando informações e dificultado a você mesmo a encontrar as respostas depois.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por fabricio spindler »

obrigado , ja vou olha as paginas , muito grato !
all right
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por LaercioLMB »

Eu fiz três enrolamentos de motor até dar certo no quarto, por tanto, não espere que tudo saia 100% logo de cara e se sair, estará no lucro.
Lá no tópico sobre o 2822, o pessoal fala claramente que fio mais grosso que o 25 não é viável, por isso sei que não leu tudo lá.
E uma dica, não use um único fio que não fica bom, use 3 ou mais fios mais finos para melhorar a capacidade do motor, pois não é um fio mais grosso que irá suportar maior corrente do que mais fios mais finos.
A eletricidade não anda por todo o fio, somente pela superfície dele e é essa área que conta.
3 fios mais finos terão uma área muito maior do que um fio mais grosso e isso significa que os 3 fios mais finos irão dar muito mais capacidade ao motor do que apenas um, isso sem falar nos cabinhos que saem do motor depois.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por fabricio spindler »

meu 2822 tinha 4 fios , achei o mesmo fio , vou enrolar com 4 fios , igual como estava
all right
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por LaercioLMB »

Sábia decisão.
Poderia até enrolar com 6 mais finos que daria ao motor maior capacidade, mas pelo visto você não olhou muito o drive calculator para ver isso dos fios.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Corazza
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 7:13 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Re: ENROLAR - REBOBINAR , MOTOR E MAX 2822

Mensagem por Corazza »

Eu enrolei um 2822 com 26AWG duplo 8 voltas, mas rompeu internamente e tive que reenrola-lo. Usei o 25AWG 8 voltas. a diferença de desempenho era muito pouca para o stress de encaixar os fios direitinho. Fiz com menos voltas para ter mais KVs, pois coloquei num bobbcat que fiz (bobcat do corazza - tópico). Depois usei esse motor num mini ultra stick que fiz, usando uma helice 7x5. O esc e bateria não aguentavam 3 minutos e cortava, mas voava num c*****. Inicialmente projetei-o para uma helice 5x5 ou 5,5x4,5. Usei uma 7x5 por conta e risco meus, na chácara de um colega, pois sabia que daria merca....

Não é tão dificil quanto aparenta, mas tem que ter cuidado, atenção e paciência. Em 2hs dá pra fazer tranquilo

Baixe o drive calc, e use o "reconfigurator" ara simulações de ESC, Bateria e Helices. Assim vc chega a quantidade de voltas ideais para um desempenho e consumo aceitaveis. Não esqueça de lixar as pontas dos fios para soldar depois os terminais
Responder