Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por Diego Costa »

Galera, tentarei resumir minha duvida.

Já vi vários Turnigy's 6XS completo por R$360 (valor médio). Com um pouco mais, uns R$450, encontra-se o 9x completo, mas na maioria das lojas que consta esse valor o Tx está indisponível. Pesquisei tbm por um Turnigy 9xr e encontrei até R$455, sem receptor e sem módulo, porém mais atual, embora na maioria das lojas tbm esteja como indisponível.
.
E pra piorar, quando comparei os Tx's que brigam na mesma faixa de preço percebi que: ou tem menos canais, ou é deficiente de recursos, ou não é compatível com Rx's de outras marcas, de modo que o custo x beneficio do Turnigy ao meu ver ainda é um dos melhores, embora estejam mais caros do que eram antes da alta do dólar.

Enfim, encontrei alguns Tx que estão dentro do meu orçamento e os relacionei abaixo, mas tenho algumas duvidas sobre eles. Sei que não se deve economizar no rádio, pois um rádio de má qualidade pode dar problemas e ocasionar a queda do aero, mas como meu orçamento é curto, e estou montando aeros de "baixo custo", queria um Tx visando um bom custo beneficio, mas infelizmente o "custo" é o principal problema.

PS: Independente de qual Tx pegar vai demorar pra eu trocar. E vou ver se consigo adquirir 2 Tx iguais, minha noiva se interessou por aeromodelismo tbm.


Turnigy 6XS (memoriza 6 modelos)
Turnigy 9x (memoriza 8 modelos)
Turnigy 9xr (memoriza 16 modelos)
FlySky FS-T6 (memoriza 20 modelos)
Flysky FS-i6 (memoriza 20 modelos)
RadioLink T6EHP (memoriza 6 modelos)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por John-Henrique »

Não entendi exatamente onde está a duvida mas...
Eu uso o FlySky FS-T6, pra mim está ótimo, nunca testei o alcance total, mas já alcancei 800 metros de distância com um planador de 2 metros, já quase não conseguia saber se estava indo ou vindo (perdi o perfil), um amigo foi de moto acompanhando a distância e por telefone informava onde estava, acabou ajudando no retorno.

Pelo preço que paguei, vale a pena sim. Até hoje usei apenas '8 modelos' da capacidade da memoria.

Em relação a compatibilidade com outros RX, uso da FrSky (não entendi se é a mesma empresa) e também o baratinho da HK 'HK-T6Av2', acho que é o RX mais barato do mercado, apesar de que o frete acaba deixando ele quase no preço dos outros.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por Diego Costa »

Indiretamente vc entendeu minha dúvida John, o que preciso é justamente desse tipo de depoimento/experiencia, pra sacar dentre os modelos que mencionei qual compensa o custo benefício.

Questiono isso pq já ouvi falar muitissimo bem dos Turnigy 9x por exemplo, inclusive era minha intenção de compra desde 2011 (meu avatar aqui no fórum não é mera coincidencia rsrsrs), em contrapartida vi um video em que um 9X supostamente foi responsável pela queda de 3 aeros, e como consequencia o dono do Tx quebrou ele ali mesmo na pista. Sacou o problema?

Então, como não sei se terei condições financeiras de partir pra um Turnigy 9X, ainda mais considerando que talvez precisarei de 2 Tx's, coloquei na pauta alguns Tx's mais "baratos". Sei que equipamento barato nem sempre é "ruim", mas como não conheço muito sobre rádios fico com o pé atrás.

Agradeço pela sua opinião, me ajudou bastante :-)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por John-Henrique »

@ DIEGO
Acho que sei até de que vídeo você está falando, se for o que estou pensando é de um usuário aqui do fórum. Mas cá entre nós, tu já viu alguém dizer "fui eu que fiz a m***a"? Sempre é culpa do equipamento, do terreno, do poste ou arvore. Por outro lado, vi o vídeo e pensei "o camarada tinha um rádio com defeito que não dava conserto ou era muito caro a ponto de não compensar, ai foi lá e fez a graça de quebrar pra tirar onda"...

Até hoje só usei 2 rádios o da HK e o FlySky. Ambos me serviram bem, este ultimo inclusive tem mais funções do que eu preciso. As vezes acho que a galera gasta um dinheiro a mais para ter a marca do que para ter o recurso, neste ponto, tenho um amigo que tem um futaba (sei lá qual, com vários canais) e voa apenas planadores e raramente multirotores. No fim das contas ele gastou uma grana num rádio e só usa 4 canais, nenhum recurso avançado, como failsafe ou telemetria. Dai acho desperdício de grana.

O mesmo para o caso da galera que compra VTX e VRX de 400mW acima e tem um rádio comum (como o teu e o meu) que o alcance não deve ser de 1,5 KM, eles poderiam simplesmente ter compro um VTX de 200mW e adicionado uma antena melhor, alcançando ai seus 1,3 KM. Tem gente que acha melhor ter o vídeo com alcance maior que o rádio e tem gente que acha o contrário, eu prefiro o vídeo com alcance menor, porque se perder o link de video o aeromodelo ainda continua voando e posso tentar voltar, mas perder o sinal do aeromodelo...
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por ricardovasc »

Turnigy 9X ou o 9XR
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por Diego Costa »

Então, John, vc chegou num ponto importante e me fez reconsiderar algumas coisas, como a quantidade de canais.

Eu acredito firmemente que eu não vá utilizar mais do que 6 canais, estou iniciando agora no aeromodelismo, o minimo que preciso são 4 canais, aeh talvez um 5º canal pra luzes de navegação e um 6º canal pra trem de pouso retrátil. E vai fechar nisso. Talvez eu nunca instale luzes de navegação pois não pretendo voar à noite, e tbm não penso em instalar trem de pouso retratil num Cessna, bem como futuramente posso adquirir outro rádio com mais canais, mas nesse momento não preciso de tudo isso.

Vlw por compartilhar sua experiencia, John :) A principio vou me concentrar no FS-T6 e no 6XS. Pra pegar o FS-6T tá dificil achar por aqui, mas a Banggood está com bom valor, já o 6XS está mais fácil de achar aqui no Brasil, vamos ver como ficam as coisas.

Obrigado mais uma vez. :)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por LaercioLMB »

Diego Costa escreveu:Então, John, vc chegou num ponto importante e me fez reconsiderar algumas coisas, como a quantidade de canais.

Eu acredito firmemente que eu não vá utilizar mais do que 6 canais, estou iniciando agora no aeromodelismo, o minimo que preciso são 4 canais, aeh talvez um 5º canal pra luzes de navegação e um 6º canal pra trem de pouso retrátil. E vai fechar nisso. Talvez eu nunca instale luzes de navegação pois não pretendo voar à noite, e tbm não penso em instalar trem de pouso retratil num Cessna, bem como futuramente posso adquirir outro rádio com mais canais, mas nesse momento não preciso de tudo isso.

Vlw por compartilhar sua experiencia, John :) A principio vou me concentrar no FS-T6 e no 6XS. Pra pegar o FS-6T tá dificil achar por aqui, mas a Banggood está com bom valor, já o 6XS está mais fácil de achar aqui no Brasil, vamos ver como ficam as coisas.

Obrigado mais uma vez. :)



Eu pensei exatamente dessa forma quando voltei ao aeromodelismo e resolvi comprar um rádio Futaba de 6 canais (sou fã de carteirinha Futaba).
Logo eu fiz um aeromodelo que já ocupou os 6 canais e me faltou um.
Comprei um rádio (Futaba) de 7 canais e logo me faltou novamente um canal.
Comprei outro rádio (Futaba) de 8 canais e ainda não precisei de mais um, mas não descarto a possibilidade de mais adiante comprar um de 10 ou 14 canais, não para fazer mixagens, isso não me interessa, uso cabos Y de boa qualidade para isso, mas para funções mesmo e aeromodelo escala com acessórios funcionais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por Piradrone »

Você precisa comprar ele aqui no Brasil? Se optar por comprar lá fora e esperar um pouco, os rádios Walkera são excelentes e com um custo/benefício que dificilmente será batido. Não vi ainda relatos de problemas e quedas devido ao rádio, tenho 3 modelos diferentes de rádios e todos eles cumprem o que prometem. Todos eles são full-range, fazem todas as mixagens possíveis e vão desde modelos bem simples de 4 canais até 12 canais com telemetria e tudo que tem direito.
Os receptores são fáceis de encontrar até aqui mesmo no Brasil, e lá fora custam barato.

Devo 7 - 7 canais por 65 dólares. Todas as funções de um rádio entry-level com gimbal de boa qualidade, rolamentado, full range e boa autonomia.
http://www.myrcmart.com/walkera-deventi ... -6863.html


Devo 10 - 10 canais, display gráfico, gimbal com rolamentos, por 119 dólares. Tenho um desses e é o meu rádio de uso diário. Acho que não tem outro de 10 canais nesse preço.
http://www.myrcmart.com/product_info.ph ... ts_id=6190


Devo 8S - 8 canais com telemetria e LCD colorido, por 159 dólares.
http://www.myrcmart.com/walkera-deventi ... -6865.html



Se quiser enfiar o pé na jaca, Devo 12, 12 canais, tela colorida, telemetria, maleta em aluminio, etc... por 299 dólares! Pechinha! Rádios de marca com as mesmas funções estão na casa de 500 dólares ou mais. Comprei um desses, já chegou mas ainda não o coloquei pra voar...
http://www.myrcmart.com/walkera-deventi ... -6395.html
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:Eu pensei exatamente dessa forma quando voltei ao aeromodelismo e resolvi comprar um rádio Futaba de 6 canais (sou fã de carteirinha Futaba).
Logo eu fiz um aeromodelo que já ocupou os 6 canais e me faltou um.
Comprei um rádio (Futaba) de 7 canais e logo me faltou novamente um canal.
Comprei outro rádio (Futaba) de 8 canais e ainda não precisei de mais um, mas não descarto a possibilidade de mais adiante comprar um de 10 ou 14 canais, não para fazer mixagens, isso não me interessa, uso cabos Y de boa qualidade para isso, mas para funções mesmo e aeromodelo escala com acessórios funcionais.


Então, Laercio, vc já te bem mais experiencia do que eu, tanto de vôo quanto em montagens, enquanto eu ainda nem fiz meu primeiro vôo. Te juro que cheguei a pensar em comprar um Tx da HK de 4ch, aqueles de R$74, só pra usar como equipo de teste mesmo. O que me fez desistir foi essa mensagem na descrição do produto:

"Only HK-T6A receiver is comptible with HK-T4A transmitter.
Only HK-T6Av2 receiver is compatible with the HK-T4Av2 transmitter."

Não descarto, obviamente, a possibilidade de comprar um Turnigy 9xr futuramente (quem sabe até fique mais barato se esse Tx popularizar) ou até mesmo um 9x usado, pra usar como Tx oficial, mas mesmo eu estando no inicio do início não queria um rádio que fosse "descartável", embora tbm não queira arrombar meu bolso comprando um rádio mais caro, do qual eu não utilizaria todos os recursos no momento.

Citando vc como exemplo, tenho certeza que ao adquirir um novo rádio vc sequer cogitaria a hipotese de um radio com 6ch ou menos, vc já sabe de suas necessidades e utiliza os recursos que tem. Um dia, claro, tambem quero montar um P51 ou A29 com trem retrátil, luz de navegação, flaps e tudo que for possivel, mas não pretendo dar um passo maior que a perna, afinal ainda to engatinhando no aeromodelismo, não sei nem se meu Cessna vai voar :mrgreen: shauhsauhsuahsahsuahusas

Pensei em já iniciar com o Turnigy 9x, mas infelizmente o valor tá meio salgado, por isso estou buscando Tx's que sejam mais baratos mas que tenham qualidade aceitável. Enquanto isso vou adquirindo experiencia, e me sentirei mais seguro de alçar um vôo mais alto 8)

Piradrone escreveu:Você precisa comprar ele aqui no Brasil? Se optar por comprar lá fora e esperar um pouco, os rádios Walkera são excelentes e com um custo/benefício que dificilmente será batido. Não vi ainda relatos de problemas e quedas devido ao rádio, tenho 3 modelos diferentes de rádios e todos eles cumprem o que prometem. Todos eles são full-range, fazem todas as mixagens possíveis e vão desde modelos bem simples de 4 canais até 12 canais com telemetria e tudo que tem direito.
Os receptores são fáceis de encontrar até aqui mesmo no Brasil, e lá fora custam barato.

Devo 7 - 7 canais por 65 dólares. Todas as funções de um rádio entry-level com gimbal de boa qualidade, rolamentado, full range e boa autonomia.
http://www.myrcmart.com/walkera-deventi ... -6863.html


Se quiser enfiar o pé na jaca, Devo 12, 12 canais, tela colorida, telemetria, maleta em aluminio, etc... por 299 dólares! Pechinha! Rádios de marca com as mesmas funções estão na casa de 500 dólares ou mais. Comprei um desses, já chegou mas ainda não o coloquei pra voar...
http://www.myrcmart.com/walkera-deventi ... -6395.html


Caraca, Piradrone, esse Devo 7 tá uma tentação, e ainda está dentro do meu orçamento. Quem me dera poder enfiar o pé na jaca, não pensaria 2 vezes não shaushauhsuahsas

Infelizmente, ou felizmente, o único que eu conseguiria pegar é o Devo 7, e te agradeço pela dica, pois como não conheço praticamente nada de rádios nem sabia desse modelo, cheguei a ver alguns Walkera, mas quando me deparei com um Devo F7 com tela colorida custando R$850 mangos (sem frete nem imposto incluso) acabei descartando, nem imaginei que haviam modelos mais acessiveis, achei que fossem como os Futaba's que o mais barato já estoura completamente meu orçamento (obviamente a qualidade é inquestionável, mas meu bolso não aguentaria).

Já coloquei o Devo 7 na lista, vou pesquisar melhor sobre ele. Não preciso comprar no Brasil, o unico "porém" é que nunca comprei nada lá fora, mas estou avaliando as opções daqui e de lá, então toda sugestão é bem vinda ;-)

Obrigado pela dica :D
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Pedido - indicação de Custo x Beneficio para Tx/Rx

Mensagem por Douglas Lenz »

Diego

Minha opinião não será muito bem recebida por muitos aqui do fórum eu sei. Mas tomo a liberdade de da-la, tendo em vista que pediu opiniões sobre os rádios que citaste.

Pois bem, eu não tenho e não os tenho não por falta de condições, não os tenho por convicção. Uso rádio FM de excelente qualidade e que atende muito bem meu uso a muitos anos. Se um dia trocar meu rádio, será por um 8uap também FM.

Alguns dirão que sou ultrapassado, que sou retrógrado ou bla, bla, bla, sempre usei, e uso rádio FUTABA FM 6XAS pela qualidade, confiabilidade e principalmente pela qualidade de fabricação, montagem e componentes do mesmo.

Tu disse que tens orçamento apertado e não pode comprometer muito, pois bem, acredito que tu comprando um rádio antigo BOM, FM (JR, FUTABA) tu terás um rádio absurdamente melhor em qualidade que qualquer um que citaste nas tuas listas, com os mesmos recursos e por um valor igual ou menor que os que tu estás vendo. E sem riscos de ter que abrir o rádio refazer ou ter que revisar todas as soldas e voar sempre com o c* na mão por que sabe que o rádio A ou B sempre "derruba" avião.

Como te falei, tenho condições de comprar muitos rádios "novos" 2.4 de marca e com recursos, por que não faço? Exatamente porque nenhum oferece nada de excepcional e REALMENTE útil que o meu não ofereça.

Esta é só a minha opinião, inclusive sei que as opiniões contra serão inúmeras e as à favor serão poucas ou nenhuma. Terás dezenas que dirão que o rádio X ou o Y são ótimos.

Outro detalhe que me chamou atenção no teu post é que usaste a expressão, "rádios completos" atualmente rádio completo é TX, RX e as vezes bateria do TX... No antigamente rádios completo, era realmente completo, TX,RX, Bateria do TX, Bateria do RX, 4 servos, chave liga/desl, mesa dos servos, parafusos dos servos, etc...etc...etc...
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Responder