Células baterias nova parecem estranhas

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por mineirodf »

Pessoal, eu comprei uma bateria nova LIpo 3S de 5000 e logo que chegou resolvi carregar ela e balancear a 1a no meu Imax B6.
Monitorando o carregamento com balanceamento vi algo estranho. A primeira célula acabou ficando com 402 a segunda encheu com 420 e a terceira ficou com 398. Após a segunda completar 420 a primeira e a terçeira não passaram dos valores citados acima. Fiquei mais de hora e nada!! Achei muito estranho isso pq era p todas 3 chegar a aproximadamente 420 certo? Oq pode ter dado de errado? Células danificadas?

Neste momento estou usando a opção "Discharger" do Imax B6 p tentar descarregar ela e recarregar novamente. Será q isso resolve? Agora no descarregamento parece q tudo está ok, as 3 células estão descarregando....

Dai fica outra dúvida... descarrega até quanto?? No imax está dizendo q vai até 9 (no caso das 3 células) é isso msmo??

Alguém pode ajudar?

Valew.

Abraço
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por Gilberto_CWB »

Colega: para uma vida mais longa, seja em qualquer situação NUNCA deixe qualquer célula ficar abaixo de 3,6 V. Tem pessoas que esperam o esc atuar e não sabem porque as baterias incham.
O correto é colocar um aviso sonoro, regular para 3,7V e voar. Quando alguma célula atingir esse valor o aviso soará e você poderá pousar tranquilamente, sem forçar a bateria.
Se tiver paciência ao carregar, evite carregá-la a mais que 0,7C a durabilidade delas aumenta muito, mesmo para bateria xing-ling.

Para armazená-las utilize o moto STORAGE do carregador que vai deixar as células em torno de 3,85V ( valor aproximado).
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por Abib »

Mas qual é esta bateria? Alguma Hyperion, ThunderPower? Ou Bateria XingLing da HK?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por John-Henrique »

Pra mim parece uma bateria com defeito de fabricação.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por Japaparadoxx »

Quando carregar teste os valores no cabo do balanceador da bateria usando um multímetro e veja se os valores batem. Pode ser seu carregador.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por mineirodf »

Eu acho que talvez não seja o carregador pq as outras baterias estão ok. Mas valeu pela dica vou tentar quando chegar em casa.

Abraço.


Japaparadoxx escreveu:Quando carregar teste os valores no cabo do balanceador da bateria usando um multímetro e veja se os valores batem. Pode ser seu carregador.
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por jalaska »

Para mim esta com defeito, as baterias lipo não podem ficar com esta diferença toda entre uma célula e outra, qual a marca da bateria?
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por John-Henrique »

mineirodf escreveu:Eu acho que talvez não seja o carregador pq as outras baterias estão ok. Mas valeu pela dica vou tentar quando chegar em casa.
Bom, se em outras baterias funciona certinho então realmente o problema não está no carregador e sim nas baterias.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por mineirodf »

John-Henrique escreveu:
mineirodf escreveu:Eu acho que talvez não seja o carregador pq as outras baterias estão ok. Mas valeu pela dica vou tentar quando chegar em casa.
Bom, se em outras baterias funciona certinho então realmente o problema não está no carregador e sim nas baterias.


Pode ser... agora eu fiz uma nova recarga e ficou assim:

Celula 1 = 4.15
Celula 2 = 4.20
Celula 3 = 4.11

E ae, será q dá p tentar voar assim? Pode dar algum problema?
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Células baterias nova parecem estranhas

Mensagem por Gilberto_CWB »

Como informado anteriormente, coloque o carregador no modo STORAGE. O carregador avisará quando as células estiverem em volta de 3,82~3,85V (depende do carregador).
Então carregue lentamente, sem pressa. Muitas baterias, depois de três ou quatro ciclos acabam balanceando as células. Isso já ocorreu comigo algumas xingling, mas também duas Hyperion. Depois desses ciclos e com os cuidados, normalizaram.
E siga as recomendações de não deixar as células baixarem de 3,6V~3,7V. Elas terão uma longa vida.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Responder