Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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caioect
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Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor caioect » 23 Jul 2015 18:59

Segue um teste de descarga de uma célula original A123 1100 mAh e uma LiFe 1100 mAh vendida como sendo A123 (falsa célula A123).

No teste foi utilizado um wattímetro watts´up, um pack NiMH 4.8 V para alimentar o wattímetro, lâmpadas dicroicas de 12 V / 50 W, lampadas 12 V /20W, um suporte caseiro para acomodar as células e uma câmera para filmar o wattímetro. Ao ser conectada a uma célula de 3 V, cada lâmpada dicrocica 12V/50W consome aproximadamente 2 A e cada lâmpada de 12 V/20W consome aproximadamente 0.8 A.

A célula A123 original foi adquirida na hobbyking por US$ 8,00 cada. A LiFe (falsa célula A123) foi adquirida no ebay por US$ 2,0 cada. O preço já diz que algo tem algo errado.

Na célula original comprada na Hobbyking não consta a palavra A123, somente na falsa. No verso tem um código de barra na original e está ausente na falsa.

Comp_A123_LiFe_32.jpg
Comp_A123_LiFe_32.jpg (36.65 KiB) Exibido 3838 vezes


Comp_A123_LiFe_41.jpg
Comp_A123_LiFe_41.jpg (34.89 KiB) Exibido 3838 vezes


Primeiramente, efetuei uma carga em cada célula com corrente de 3 A. A célula A123 original carregou 580 mAh (ri = 40 mOhms) e a LiFe carregou 300 mAh (ri = 68 mOhms).

Ambas as células foram testadas no mesmo dia sob as mesmas condições, com temperatura ambiente de 21 C.

Coloquei a célula A123 no suporte, conectei no wattímetro o pack de NiMH e a célula A123, conectei o wattímetro nas lâmpadas e com uma câmera filmei os dados apresentados no wattímetro. Para descarga de 4 A foram utilizadas duas lâmpadas dicroicas 12V/50W em paralelo. Para descarga de 10 A foram utilizadas 5 lâmpadas dicroicas 12V/50W e 1 lâmpada de 12V/20W, todas em paralelo.

Bancada_teste_1100_2.jpg
Bancada_teste_1100_2.jpg (38.98 KiB) Exibido 3923 vezes


Teste de descarga @ 4 A

A célula A123 descarregou 1014 mAh até 2.0 V e manteve a temperatura em 30 C durante a descarga, atingindo 33 C no final da descarga. Na carga a célula completou 1039 mAh (ri 32 mOhms)

A Célula LiFe descarregou 827 mAh até 2.0 V e também manteve a temperatura em 30 C durante a descarga, atingindo 35 C no final da descarga. Na carga a célula completou 837 mAh (ri = 40 mOhms).

Comparando as células, durante a descara a célula LiFe (falsa A123) forneceu 187 mAh a menos que a original. Na carga a diferença foi um pouco maior, 202 mAh.

Teste de descarga @ 10 A

Antes do teste de descarga de 10 A fiz cinco ciclagem parciais em cada célula (carga 3 A e descarga 4 A, ~70% da capacidade de cada célula).

A célula A123 descarregou 1032 mAh até 2.0 V e manteve a temperatura em 40 C durante a descarga, atingindo 55 C no final da descarga. Na carga a célula completou 1031 mAh (ri = 33 mOhms). A tensão de trabalho ficou em aproximadamente 2.70 V.

A célula LiFe descarregou 822 mAh até 2.0 V e manteve a temperatura em 40 C durante a descarga, atingindo 55 C no final da descarga. Na carga a célula completou 819 mAh (ri = 40 mOhms). A tensão de trabalho ficou em aproximadamente 2.55 V.

Sob alta descarga a célula LiFe (falsa A123) apresentou uma tensão de trabalho de 0.15 V menor que a célula A123 original.

Interessante observar que após a ciclagem a célula LiFe teve uma pequena redução de 5 mAh na capacidade fornecida, enquanto que a célula A123 aumentou em 18 mAh. A diferença na capacidade fornecida entre as duas células na descarga aumentou para 210 mAh e na carga para 212 mAh.

O gráfico abaixo ilustra a descarga das duas células.

Teste_A123_LiFe_1100_2.jpg
Teste de Descarga
Teste_A123_LiFe_1100_2.jpg (38.59 KiB) Exibido 3790 vezes


É bom ter cuidado com as células A123 1100 mAh vendidas no ebay, aliexpress e outros sites. Se o preço for baixo demais, desconfie.

Bons vôos,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 26 Jul 2015 14:25, em um total de 7 vezes.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor Elilson » 23 Jul 2015 20:25

sabendo destas informações e dependendo do uso, vale a pena comprar as falsificadas com a diferença de 25% no rendimento e de 300% no preço.
Levando em conta que a durabilidade também deverá ser menor que as originais e a qualidade cairá com o uso.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor John-Henrique » 23 Jul 2015 21:22

Elilson escreveu:sabendo destas informações e dependendo do uso, vale a pena comprar as falsificadas com a diferença de 25% no rendimento e de 300% no preço.
Levando em conta que a durabilidade também deverá ser menor que as originais e a qualidade cairá com o uso.

Pensei o mesmo, digamos, estaríamos pagando por 4 células o preço de 1, mas uma capacidade total de aproximadamente 3300 mAh contra 1000 mAh da original. Sei lá, acho que compensa ainda...

Valeu pelo teste @ CAIOECT

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor LaercioLMB » 23 Jul 2015 21:38

John-Henrique escreveu:
Elilson escreveu:sabendo destas informações e dependendo do uso, vale a pena comprar as falsificadas com a diferença de 25% no rendimento e de 300% no preço.
Levando em conta que a durabilidade também deverá ser menor que as originais e a qualidade cairá com o uso.

Pensei o mesmo, digamos, estaríamos pagando por 4 células o preço de 1, mas uma capacidade total de aproximadamente 3300 mAh contra 1000 mAh da original. Sei lá, acho que compensa ainda...

Valeu pelo teste @ CAIOECT



Só que 3S não dá 3300 mA, continua com 1100 mA o que deixa muito a desejar baterias baratinhas.
Sempre foi assim, mas muitos preferem a ilusão do que pagar mais caro por uma boa bateria.
Não que seja o seu caso John, só usei da sua frase para exemplificar o que a maioria pensa.
Sempre tem gente aqui reclamando de baterias ruins, mas não querem admitir que compraram uma bateria baratinha e com isso, vem a má qualidade.
Nunca existiu e nunca existirá boa qualidade a preço baixo.
É como lapidar um diamante e uma pedra de vidro, ambos podem ficar lindos, podem ficar idênticos, mas o diamante não quebrará, enquanto o vidro qualquer queda terá lascas e a beleza se vai.
Veja que ambos puderam ficar bem semelhantes, brilhar e ter uma bela forma, mas a diferença da qualidade deles fez um durar e o outro trincar.
O mesmo vale para as baterias, se for baratinha, não tem qualidade nos componentes que a formam.
Ambas tem lítio?
Sim, ambas tem, mas o lítio tem diferença na qualidade embora seja lítio, pois um é mais puro que o outro e por tanto, oferece melhor desempenho e durabilidade e isso tem preço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor John-Henrique » 23 Jul 2015 22:17

@ LARCIO
Eu compro as baratinhas mesmo (praticamente falo isso toda semana), estou aprendendo a fazer manobras e querendo ou não uma queda aqui outra ali e lá se vai a bateria, dai compensa pra mim pagar a baratinha, no meu caso estou consciente de que é barata por uma razão... como você mesmo disse.

Em relação aos 3300 mAh, não me referia a um pack de 3S e sim a soma da capacidade de cada célula tomando como base 800 mAh de cada uma das 4 'falsas' que consigo comprar pelo preço de 1 'original'.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor caioect » 23 Jul 2015 22:54

Vale muito a pena pagar mais caro pelas originais. Tenho utilizado as células A123 desde 2008 e a durabilidade é enorme. O primeiro pack A123 3s 1100 mAh que começou a perder carga tinha mais de 5 anos, usando toda semana. Não contei mas certamente passou dos mil ciclos. Lembro que cheguei a ficar 6 meses sem balancear o pack e quando fui balancear o pack estava balanceado.

Não sei quantos ciclos essa célula falsa suportaria. Certamente, será bem menos que a original.

Outra coisa, as células A123 1100 mAh originais suportam numa boa 25 A (~25 C) de descarga contínua. Já usei um pack A123 4s 1100 mAh num pylon e num park jet onde o consumo era 21 A de pico... voava com motor cheio até esgotar o pack. O pylon foi destruído ao acertar uma árvore com motor cheio, mas o pack sobreviveu e passou para outros modelos.

Ainda não testei essa célula falsa sob alta descarga. Vou fazer alguns testes de um pack 3s em bancada para avaliar a tensão de trabalho sob alta descarga. Assim que possível postarei aqui.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor LaercioLMB » 24 Jul 2015 09:09

John-Henrique escreveu:@ LARCIO
Eu compro as baratinhas mesmo (praticamente falo isso toda semana), estou aprendendo a fazer manobras e querendo ou não uma queda aqui outra ali e lá se vai a bateria, dai compensa pra mim pagar a baratinha, no meu caso estou consciente de que é barata por uma razão... como você mesmo disse.

Em relação aos 3300 mAh, não me referia a um pack de 3S e sim a soma da capacidade de cada célula tomando como base 800 mAh de cada uma das 4 'falsas' que consigo comprar pelo preço de 1 'original'.



Mas veja da seguinte forma então.
Uma célula original dando 1100 e uma falsa dando 800, são 300 mA de diferença.
Em duas células, serão 600 mA de diferença, pois você não vai usar uma sozinha, fará um pack com elas e tem outro fator muito importante, o peso.
Uma bateria para 800 mA tem um peso x e uma para 1100 mA é maior e mais pesada.
Teremos um peso extra inútil já que a capacidade de carga é inferior ao que deveria ser.
Se as suas baterias não estão durando muito, a culpa não é delas, pois algo você está fazendo errado.
Uma bateria não danifica em uma queda a não ser se for mal acondicionada, mal instalada e a estrutura mal projetada.
Já caí com aeromodelo e a bateria nem sentiu a queda, por tanto bateria estragando em cada queda não condiz com a realidade, ainda mais em se tratando de uma A123.
Você pode fazer o que quiser e é justamente isso que eu falo, pois a maioria sempre tem um argumento para usar o mais barato, mas muitos desses vem aqui no fórum reclamar das baterias e quando um iniciante pede ajuda para escolher uma bateria, são esses que compraram uma ruim que vem aqui criticando a bateria ao máximo, mas será justamente essa que o iniciante vai comprar por ser a mais baratinha.
Aí eu pergunto;
Por que é então que pedem ajuda para escolher bateria se sempre vão escolher a mais baratinha (de pior qualidade).
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor John-Henrique » 24 Jul 2015 14:53

@ LAERCIO
Bem verdade a questão do peso, nem levei em consideração esta parte, que alias, o @ CAIO poderia aferir isso pra gente a diferença de peso entre as 2 amostras ai, afinal, a 'falsa' é maior logo, tem mais peso.

As baterias que sofreram danos comigo são lipos, realmente nunca adquiri alguma marca famosíssima, mas comecei com Turnigy, Zippy e por serem mais leves comecei a comprar as Turnigy nanotech. 3 Zippys voando numa asa zaggi que vez ou outra eu me descontrolava enquanto fazia um 'parafuso' e acabava caindo, como elas ficam uns 15 CM do bordo de ataque, e eu estou aprendendo com os erros, acabavam sofrendo um choque na queda, amassadinho de nada, mas que causou dano numa célula ou outra.
baterias.jpg
baterias.jpg (29.6 KiB) Exibido 3882 vezes

Com isso acabei aprendendo que poderia fazer algo para proteger a bateria.

Neste voo aqui, a bateria além de presa com uma abraçadeira de velcro (sempre fiz assim) ainda tinha um sanduíche de depron formando uma caixa para proteger, mas caiu de frente ainda causou dano (mas já era uma bateria com defeito de uma queda anterior.)
https://youtu.be/wS-hp3I9o-U

Também já perdi 2 aeromodelos e um multimotor, sendo 1 bateria nanotech 180 mA (essa tinha chegado no mesmo dia), Zippy 1800 mA e Rino 2200 mA respectivamente.

Tenho aqui células de A123, mas comprei para substituir as baterias do notebook, acabei não conseguindo abrir a proteção da bateria dele e guardei as células, mas nunca usei no aeromodelismo porque não tenho ainda os cabos pra fazer um pack.

Obviamente não haviam problemas com as baterias, diferente da maioria o problema estava ou no controlador (eu) ou no modo como foi fabricado o modelo. De qualquer forma não estou incentivando ninguém a comprar, apenas disse la no inicio que 'para mim parecia valer a pena ainda', primeiro avalio os pros e contras para depois assumir os riscos.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor caioect » 24 Jul 2015 16:04

A duas células, original e falsa, possuem exatamente 40 g.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor LaercioLMB » 24 Jul 2015 19:15

caioect escreveu:A duas células, original e falsa, possuem exatamente 40 g.


Ele não entendeu o que eu falei sobre peso, por isso o que ele falou.
Vamos então comparar duas baterias LIPO, uma de 800 mA e outra de 1100 mA.
Por que as duas não são do mesmo tamanho e peso?
Por que cada um tem uma capacidade de carga diferente.
A de 1100 é mais pesada que a de 800 e maior.
Agora compre uma de 1100 que só suporta 800
Terá uma bateria de 800 mA tão pesada quanto uma de 1100.
Será que deu para entender agora?
É o que eu falei das baterias A123 de 1100 com capacidade real de 800.
Se a de 1100 pesa 40g, certamente uma de 800 não pesaria tanto, mas comprando uma bateria de 800 MA como se fosse uma de 1100, terá a diferença de peso entre as duas como peso morto, já que poderia ser mais leve a bateria já que comprou uma de 800 mA.
Mas deixa pra lá, tem certas coisas que não adianta tentar explicar.
Vamos seguir o barco pois o pessoal sempre vai continuar comprando o mais barato usando de todos os subterfúgios para tal.
E outra, bateria LIPO inchada é bateria mal utilizada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor John-Henrique » 24 Jul 2015 19:39

@ LARCIO
Calma filho, elas incharam depois da queda, porque continuei usando, estas ai guardei, nem sei pra que... não seguram carma a muito tempo.

Eu tinha entendido na primeira a questão do peso, mas ai você que não me entendeu, eu disse assim, a célula 'falsa' tem tamanho maior (veja a foto no inicio), logo, ela deveria pesar mais, só por ser maior, ok? Agora, levando em consideração a diferença de 'peso útil' que você propôs, a célula 'falsa' seria ainda mais pesada, entendeu? por isso, pedi pro @ CAIO pesar as 2 amostras.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor LaercioLMB » 24 Jul 2015 19:54

John-Henrique escreveu:@ LARCIO
Calma filho, elas incharam depois da queda, porque continuei usando, estas ai guardei, nem sei pra que... não seguram carma a muito tempo.

Eu tinha entendido na primeira a questão do peso, mas ai você que não me entendeu, eu disse assim, a célula 'falsa' tem tamanho maior (veja a foto no inicio), logo, ela deveria pesar mais, só por ser maior, ok? Agora, levando em consideração a diferença de 'peso útil' que você propôs, a célula 'falsa' seria ainda mais pesada, entendeu? por isso, pedi pro @ CAIO pesar as 2 amostras.



KKKKK
Não vemos expressões quando lemos frases na internet e podemos interpretar de forma errada.
Na pista mandados o pessoal pros quintos dos infernos dando gargalhadas, aqui se fizermos isso e o cara não vê (ouve) as gargalhadas toma por ofensa kkkkk.
Realmente eu não tinha entendido dessa forma como você passou agora.

Na foto a falsa parece ser maior pela perspectiva que olhamos.
Uma está mais longe que a outra e por tanto, a que está mais longe sempre irá parecer menor a não ser que seja bem maior que a que estiver mais perto.
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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor caioect » 24 Jul 2015 21:28

Sim, as fotos foram tiradas com um certo ângulo que dá a impressão de uma ser maior que a outra. Mas ambas as células possuem exatamente o mesmo tamanho, 18 mm de diâmetro e 65 mm de comprimento. Para evitar confusões, coloquei fotos novas tiradas de cima.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor John-Henrique » 25 Jul 2015 01:41

@ LARCIO
Amiguinho, amiguinho, calma, calminhaaa ai :P

Realmente este é um problema na comunicação por texto. Mas quando a gente já entende isso é tranquilo, de qualquer forma eu uso xing ling :twisted:

Vocês sabem me dizer sobre esta questão da Life e A123? Quando pesquiso aparecem as 2 como sendo a mesma em meio a várias 'cópias' genéricas. Sempre pensei que Life era a marca e A123 era o modelo.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor Elilson » 25 Jul 2015 17:55

LiFe é o tipo de bateria onde sua composição contem Litio e Ferro com características eletroquímicas próprias. Nos carregadores modernos temos as opções de Litio ion (Lion) , Litio Polimero ( LiPo) e litio Ferro (LiFe)
A123 é uma designação de um fabricante de bateria LiFe. O mais conceituado fornecedor de LiFe.
Acho que o autor deste topico tem maiores e melhores informações.

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Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagempor caioect » 25 Jul 2015 19:43

Há um tempo atras iniciei um tópico sobre a montagem de um pack A123 3s 1100 mAh. Lá tem muita informação sobre a célula A123 1100 mAh (original).

http://e-voo.com/viewtopic.php?f=7&t=39 ... 70#p389970

Voltando ao tópico, incluí no gráfico o teste descarga @ 10 A das duas células.

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor nmaiamelo@gmail.com » 26 Jul 2015 21:17

olá,
então o que voce me recomenda qual bateria devo usar
no cdi do motor dle 30cc?
até agora não comprei a bateria,

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor caioect » 27 Jul 2015 12:40

Um pack de LiFe 2s possui tensão de trabalho de 6.6 V sob baixa descarga. Antes de usar um pack de LiFe 2s verifique se o CDI aceita esta tensão.

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor cuka » 29 Jul 2015 09:05

Então eu tenho usado muito essas A123 porem não sei se são falsas ou verdadeiras
http://pt.aliexpress.com/item/4PCS-lot- ... 30252.html
o que voces acham?

Alguem sabe onde encontrar 100% original?

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor Elilson » 29 Jul 2015 12:30

pelo teste do Caioect são falsas.
os originais vc encontra na hobbyking
para que uso utiliza as baterias.

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor caioect » 29 Jul 2015 20:42

A grande maioria das células vendidas no aliexpress não são originais. Na hobbyking está em falta. Só tem a de 2500 mAh.

As células originais você encontra nas lojas dos EUA. Vários sites vendem o pack montado, como por exemplo na RCLipos.

http://www.rclipos.com/A123_Cells.htm

http://www.rclipos.com/A123_Packs.htm

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor caioect » 01 Ago 2015 22:40

Montei um pack LiFe 3s 1100 mAh para comparar com um pack A123 3s 1100 mAh (original) em vôo num mesmo aeromodelo. Primeiramente, o pack LiFe 3s 1100 mAh foi amaciado em vôo. Ao todo foram uns 10 vôos sem esgotar o pack e cargas de 5A com balanceamento. O pack A123 3s 1100 mAh foi montado recentemente para substituir um pack que venho utilizando desde 2008. Esse pack já foi amaciado mas ainda é novo e deve estar com uns ~30 vôos (cargas de 5A com balanceamento).

Ambos os packs foram testados em vôo em um modelo asa baixa de 487 g (com pack instalado). O modelo possui um motor Emax BL2210/30 1200 kv e um ESC Himodel Professional Series 18 A.

Antes do vôo fiz um teste estático no próprio modelo, utilizando um wattímetro (watts´up) e um tacômetro (H9).

Ambos os packs foram completamente carregados. A temperatura do pack antes de iniciar o teste estava em ~28 C. Cada leitura foi realiza após ~5 s com o motor em plena potência (após ~60 mAh consumidos em cada pack).

Código: Selecionar todos

---------------------------------------------------------
     pack           I(A)    V(V)   Pot(W)   rotação (rpm)
---------------------------------------------------------
A123 3s 1100 mAh    13.6    8.8     120         6050
LiFe 3s 1100 mAh    12.0    8.3     100         5700
---------------------------------------------------------


O pack A123 apresentou tensão de trabalho de 2.93 V/célula, enquanto que o pack LiFe apresentou 2.77 V/célula. Esta diferença de 0.16 V/célula, implicou em 20 W e 350 rpm a menos que o pack de LiFe é capaz de fornecer. Ou seja, o pack de LiFe forneceu 17 % menos potência que o pack A123 original.

Com pack carregado fiz um teste de descarga em vôo até esgotar o pack. Procurei manter o mesmo estilo de vôo com ambos os packs (~meio motor e algumas manobras). O pouso só foi realizado quando o motor já não conseguia manter o modelo em vôo.

Código: Selecionar todos

-------------------------------------------------------------
     pack         (W/kg)    tempo de vôo (min)    Carga (mAh)
-------------------------------------------------------------
A123 3s 1100 mAh    246            12                1029 
LiFe 3s 1100 mAh    205             9                 780
-------------------------------------------------------------


O tempo de vôo com LiFe (falsa A123) representou 75% do tempo de vôo com o pack A123 original o que está de acordo com a carga carregada no pack de LiFe após o vôo que representou 76% da carga carregada no pack A123 original. Como ambos packs possuem 140g, o pack de Life possui o equivalente a 35g de peso morto em virtude da menor capacidade de carga. O consumo médio com ambos packs foi praticamente o mesmo ~5.2 A. Isso está de acordo com a tensão de trabalho com baixa taxa de descarga @ 4A, onde a diferença de tensão é muito pequena.

Além do menor tempo de vôo, ao usar Life a relação peso/potência ficou menor o que dificultou a realização de algumas manobras.

Para não prejudicar o vôo ao usar um pack LiFe, o certo seria utilizar um motor com kv um pouco maior (~1300 kv) a fim de manter a potencia máxima em 120 W e rotação de 6050. Porém o consumo máximo seria maior (~15A) o que reduziria ainda mais o tempo de vôo.

Conclusão: O pack de Life forneceu menor tempo de vôo (75 %) e menor potência máxima (83 %) em relação a um pack A123 original.

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor caioect » 08 Ago 2015 00:46

A fim de realizar uma comparação mais precisa, coloquei os packs para serem testados na bancada de empuxo, com o motor Emax GT2210/13 1270 kv, esc himodel professional series 30A e hélice APC 10 x 4,7SF. A leitura de consumo, potencia, tensão, temperatura do pack e rotação foram realizadas utilizando o elogger V3 da Eagle Tree. A leitura o empuxo foi realizada utilizando uma balança digital e os dados foram filmados.

Código: Selecionar todos

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Emax GT2210/11 1270 kv    -     Speed Himodel Prof. 30A     -     APC 10 x 4,7SF
================================================================================
Pack (mAh)     tempo (s)   mAh   T(oC)  I (A)  V (V)  P (W)  Rot(rpm)  Empuxo(g)
================================================================================
A123 3s 1100    0 (pico)   11   31.1   15.2   9.03   138       6350       650
                5          30   31.0   13.6   8.85   120       6070       603
               10          48   30.9   13.0   8.80   114       5935       567
               20          84   31.0   12.6   8.72   110       5870       550
               30         118   31.3   12.4   8.70   108       5744       530
--------------------------------------------------------------------------------
LiFe 3s 1100    0 (pico)   13   32.0   13.7   8.63   118       6053       598
                5          30   31.6   12.7   8.47   107       5815       543
               10          48   31.4   12.3   8.37   103       5691       528
               20          81   31.3   11.8   8.30    98       5631       513
               30         114   31.5   11.6   8.24    96       5594       500
================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree


A diferença ficou um pouco menor que o teste com o wattímetro watts´up e o tacômetro H9. Isso se deve a imprecisão no tempo de leitura do wattímetro e do tacômetro, onde os dados são obtidos visualmente e não são armazenados. Já o elogger é capaz de armazenar todos os dados simultaneamente, o que elimina o erro de leitura do operador, tornando a aquisição dos dados muito mais precisa. Isso também permite uma análise dos dados em qualquer instante de tempo.

Após 5s, o pack A123 apresentou tensão de trabalho de 8.85 V (2.95 V/célula) e o pack LiFe 3s 1100 mAh apresentou 8.47 V (2.82 V/célula), o que representa uma diferença de 0.13 V/célula. O pack de LiFe forneceu 13 W (11%), 255 rpm (4%) a menos que o pack A123.

A leitura do empuxo ficou na média 7 % menor para o pack de LiFe em relação ao pack A123.

Os dados do elogger podem ser visualizados nas figuras abaixo:



Editado pela última vez por caioect em 08 Ago 2015 13:24, em um total de 1 vez.

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor LaercioLMB » 08 Ago 2015 09:59

Wattímetro é o nome correto da ferramenta e não Watts up que é um modelo de marketing.
Falo isso se não daqui a pouco vai ter gente chamando o multímetro de multi up.

Mas seus testes estão sendo muito úteis, mas não podemos esquecer que as baterias tem resistência interna diferente e isso dá sim uma diferença inclisive de potência no motor já que a tensão final será um pouco maior devido a resistência interna ser maior.
Falo isso para que os leigos entendam os motivos das tensões das baterias serem diferentes embora ambas pela lógica tenham a mesma tensão e de fato tem, mas devido a diferença de resistência interna, a tensão de saída acaba sendo diferente.
Seus testes estão me incentivando mais a passar a usar A123 em meus aeromodelos, ficando somente o pequeno para indoor usando LIPO devido a grande diferença de peso entre elas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagempor caioect » 08 Ago 2015 14:49

Obrigado por ter lembrado. Acabei esquecendo de colocar a resistência interna de cada pack. Durante o processo de carga utilizando o carregador Hyperion EOS1420, o pack A123 apresentou resistência interna de 53 mOhms e o pack de LiFe 91 mOhms. O pack Life apresentou quase o dobro da resistência interna do pack A123, o que está de acordo com a menor corrente e menor potência fornecida. Quanto maior for a resistência interna menor será a corrente para uma mesma tensão de trabalho.

Só uma correção, a tensão final será menor se a resistência interna for maior. A resistência interna provoca um queda na tensão em ambos os packs, derrubando a tensão de trabalho (tensão final). Como o pack LiFe possui maior resistência interna, menor será a tensão de trabalho.

Supondo que ambos os packs são capazes de fornecer uma determinada tensão V, a tensão de trabalho fornecida pelo pack será a tensão V menos a tensão devido a resistência interna r.

V(trabalho) = V - ri = Ri

Outra coisa que me chamou a atenção foi o balanceamento. O pack LiFe desbalanceia mais facilmente mesmo após amaciado, diferente do pack A123 original que após amaciado é muito difícil desbalancear. Provavelmente, existe uma diferença maior na resistência interna entre as células do pack LiFe. Já no pack A123 as células possuem resistência interna muito próximas.

Com relação ao wattímetro, fiz a correção no texto. Obrigado.


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