Confusão nos Sensores de Telemetria FrSky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Confusão nos Sensores de Telemetria FrSky

Mensagem por JailtonAndrade »

Olá galera,

Estou com o módulo transmissor DJT da FrSky num Turnigy 9XR PRO e receptor D8RII plus.
Com muito esforço consegui descobri porque os sinais de Tx e Rx não estavam indicando no rádio.
Agora vem a dúvida:
O receptor D8RII PLUS NÃO tem S. PORT (somente Data Port) e a maioria dos sensores da FrSky só trabalha com este protocolo.
A princípio pensei que o HUB (FSH-01) RESOLVERIA ESTE PROBLEMA. Ele recebia os sensores Smart Port e convertia em Data Port para comunicar com o receptor.
Até que ví a seguinte montagem.
93018234X1300894X44.jpg
93018234X1300894X44.jpg (35.68 KiB) Exibido 2500 vezes


Ao que parece, para usar o HUB neste modelo de receptor preciso usar o sensor variométrico para fazer a interface com o receptor, ou seja, o HUB comunica com o sensor variométrico e este comunica com o receptor, e não diretamente como pensava.

Pra piorar o GPS V2 da FrSky não comunica com este HUB a não ser fazendo gambiarra:
gps 1.jpg
gps 1.jpg (24.99 KiB) Exibido 2500 vezes
GPS.jpg
GPS.jpg (24.09 KiB) Exibido 2500 vezes


Em resumo, não sei como usar os sensores da FrSky no receptor D8RII PLUS.

Se alguém usa este sistema e puder ajudar fico agradecido inclusive porque ainda não comprei os sensores.

abraços
Jailton
Anexos
Sem título.jpg
Sem título.jpg (36 KiB) Exibido 2500 vezes
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Confusão nos Sensores de Telemetria FrSky

Mensagem por Hidden »

Amigo, os sensores de telemetria da FrSky tem duas versões, uma versão para se usar com o hub de telemetria e receptores como o D8R (são os sensores mais antigos) e as versões mais recentes que possuem a smart port, no caso como você adquiriu o módulo GPS com smartport, a princípio ele não tem compatibilidade com o hub de telemetria.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Re: Confusão nos Sensores de Telemetria FrSky

Mensagem por JailtonAndrade »

Não amigo, ainda não comprei nada de sensor. Estas fotos são da HK. Estou somente com o modulo FrSky DJT e o receptor D8R. Estou confuso porque não sei afinal o que comprar de telemetria. Será que se eu comprasse um receptor da série X eu precisaria do HUB? Seria mais vantagem? ou mantenho o D8R e faço essas gambiarras? estou confuso ainda...
Além do mais, só estou encontrando sensores dos mais novos (s. port).
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Confusão nos Sensores de Telemetria FrSky

Mensagem por Hidden »

Ok, então, como a FrSky desenvolveu o sistema smartport, a tendência é que o sistema antigo realmente saia (ou já saiu) de linha.

Vi agora no site da Hobby King que na seção "files" do módulo gps tem as instruções com a modificação que você postou para ligá-lo no hub, mas é um "faça você mesmo" como o próprio título do arquivo indica.

Em resumo: A FrSky disponibiliza sensores para ambas as linhas de receptores (linha D e linha X) e tem ainda algumas opções como o variômetro que possui os dois tipos de conexão, e se eu entendi direito ele pode ser utilizado como um conversor entre os dois padrões de conexão.

Dê uma navegada no site da Alofthobbies, lá você encontra praticamente tudo da FrSky, procure ver as especificações de cada item e ir entendendo o que pode ser compatível com seus receptores ou não: http://www.alofthobbies.com/radio-gear/ ... ystem.html

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Re: Confusão nos Sensores de Telemetria FrSky

Mensagem por JailtonAndrade »

Pois é, no site a série D não tem o GPS (que seria versão 1) e não é encontrado, aliás não tem quase nada, ao contrário da série X. Agora, mesmo que eu troque o receptor mantendo o DJT acredito que não vou conseguir comunicar com os sensores smart port...
Responder