Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
hygorleite
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Ago 20, 2015 9:54 am
Localização: rio de janeiro

Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por hygorleite »

Olá, bom dia pessoal.
Eu estou querendo modificar uma fonte atx para que ela carregue uma bateria de 12V.
Já vi vários tutoriais, o problema é que minha fonte tem um ci do tipo PS224A1, e não encontrei nenhuma modificação feita com esse CI. Segue o datasheet (http://www.siti.com.tw/product/spec/Pow ... -A.002.pdf)
Alguém pode me dar uma ajuda com isso?
Obrigado desde já.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por Piradrone »

Esse chip deve fazer apenas o monitoramento das tensões da fonte e faz o desarme caso ocorra alguma sobretensão ou sobrecorrente. Não é ele que faz a estabilização/chaveamento dos transístores de potência. Deve ter outro chip que faça o serviço "pesado" e é esse que deve ser estudado para se alterar levemente a tensão de saída.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por Viridias »

Procura uma fonte usada com um desses CI: TL494; DBL494; IL494; SL494; KIA494 ou KA7500 e segue esse tutorial abaixo. Não tem erro, já fiz umas três ou quatro para mim a para amigos.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por LaercioLMB »

Você fala em usar a fonte para recarregar uma bateria de 12V chumbo ácido ou fazer uma fonte de alimentação para um carregador de baterias?
Se for para recarregar diretamente uma bateria usando a fonte ATX, irá danificar a bateria, pois carregadores trabalham com pulsos de tensão e não com tensão contínua.
Baterias chumbo ácido tem que serem recarregadas com carga bem lenta, pois do contrário, os vasos fervem e a vida útil da bateria cai muito, isso se não danificar já no início.
Já estraguei uma bateria de carro fazendo isso, por tanto, não é achismo e depois que aprendi como funciona um carregador de baterias é que entendi o por que da bateria ter fervido vasos e estragado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por CONDOR 2 »

Cada uma que a gente vê.

Carregar uma bateria qualquer que seja ela temos que ter certos parâmetros.

Respeitar limites de carga, tensão, etc, etc..

Baterias de 12 volts devem serem carregadas com tensões um pouco acima ou seja no mínimo 13,8 volts.

E o mais importante é um limitador de corrente, pode ser um elemento resistivo.

Uns expertões conectam diretamente uma fonte na bateria e acham correto, só que não.

Baterias automotivas suportam certos desaforos por serem robustas, mas tem limites também.

Em veículos temos uma coisa que se chama caixa de estabilização e os diodos excitadores de campo nos alternadores.

Não caiam em contos de marreteiros, façam direito.

Se fizerem como mostra o vídeo, a fonte perde 15% da capacidade de corrente.
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Sáb Ago 22, 2015 12:57 am, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por CONDOR 2 »

Se quiser modificar fique a vontade.

Veja a configuração do TL e do PS, simples.

Fazem a mesma função.

Mas acho uma grande bobagem.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por Viridias »

Já carreguei a bateria do meu carro usando uma fonte modificada de acordo com o vídeo. Eu mesmo fiz a modificação e deixei a tensão de saída em 13,9V. Carreguei uma bateria 12V, 65A. Monitorei a carga com amperímetro e a tensão com um voltímetro. No início da carga o voltímetro marcava 11,8V e o amperímetro 2,3Ah, à medida que a tensão subia a carga caía. Quando a tensão alcançou 13,9V o carga zerou, ou seja não havia mais passagem de carga para a bateria. Já vi um vídeo o cara fazendo esse mesmo monitoramento, com uma fonte modificada como a do vídeo, onde a carga chegava aos 6,0Ah mas a tensão estava em pouco mais de 10V. Já carreguei a bateria do meu carro várias vezes e não deu nenhum problema, a bateria não ficou pior do que já estava. Pelo contrário até melhorou, segurou carga por mais tempo. A vantagem que vi nessa fonte é que não é preciso ficar pastorando para não sobrecarregar a bateria, quando a bateria atinge a tensão máxima da fonte ela não recebe mais carga. Pode ficar o dia todo ligada que não sobrecarrega a bateria, apenas vai gastar energia elétrica sem necessidade.
NOTA: não estou mandando nem aconselhando ninguém a fazer o que eu fiz, estou apenas relatando uma experiência minha. :evil:
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Fonte ATX estabilizada em 13,8 V com ci PS224A1

Mensagem por Gilberto_CWB »

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ta-led-_JM

Essas fontes possuem um trimpot, dá para regular até 14V. Eu gosto de montar muita coisa, mas pelo preço, acaba não valendo a pena " arrumar pras cabeças"...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Responder