Bateria de notebook em Aquecedor de vela

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Bateria de notebook em Aquecedor de vela

Mensagem por Arara »

Alguém sabe algum esquema pra poder colocar aquelas células de 4V no aquecedor de vela ? sei que deve-se usar 1,2 - 1,5 V, é aí que está o ponto, eu quero dar um jeito de baixar a tensão de saída com resistores, sabem se daria certo ? a bateria é essa : 18650 22fm Samsung, quero usar naqueles aquecedores da turnigy á pilhas
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Bateria de notebook em Aquecedor de vela

Mensagem por Abib »

U=RI
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: Bateria de notebook em Aquecedor de vela

Mensagem por Viridias »

Dá uma olhada nesse vídeo:

Lembre-se que o consumo da vela, normalmente, é superior a 2,5A.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Bateria de notebook em Aquecedor de vela

Mensagem por snag »

Usar resistores para diminuir a tensão de uma célula de lipo (ou li-ion) para aquecer a vela é uma idéia meio tosca. Vai estar jogando fora mais energia do que a utilizada. E vai precisar de um resistir cerâmico de uns 15W ou mais. Melhor procurar algum circuito apropriado na Net. Por exemplo:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1439532
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Bateria de notebook em Aquecedor de vela

Mensagem por Gilberto_CWB »

Veja:
http://www.usinainfo.com.br/fontes-e-re ... -2552.html

Se for por preço, melhor comprar prontinho, acaba custando o mesmo que gastaria se for comprar as peças e mais a dor de cabeça da montagem.

Como gosto de "colocar a mão na massa", comprei o LM2596, mais uns resistores e um potenciometro. Fiz a caixinha, coloquei um voltímetro digital e um botão para o potenciometro. Esse potenciometro permite variar a tensão entre 1,1V e 1,6V. Não foi usado nenhum dissipador e até agora funciona que é uma beleza. Pode colocar baterias 2S, 3S,4, etc.
Da saída da caixinha plástica coloquei um fio duplo ( que aguente pelo menos 3A) dentro de um aquecedor de vela comum. Ficou uma boa gambiarra.
Outro detalhe: eu ia colocar um amperímetro digital, assim poderia saber se a vela queimou, se a corrente permanecesse igual a 0 A. Mas observei que se deixo o potenciometro indicando 1,3V(por exemplo), ao aquecer a vela cai para 1,2 ou 1,1V. Se a vela estiver queimada não aparecerá essa queda.

Para um aero maior, estou pensando em colocar essa montagem embarcada e comandada pelo rádio. Eliminaria o aquecedor de vela, usaria apenas o starter e poderei, na aproximação para pouso, ligá-lo par não ter problema de apagar na lenta...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: Bateria de notebook em Aquecedor de vela

Mensagem por Arara »

Gilberto_CWB escreveu:Veja:
http://www.usinainfo.com.br/fontes-e-re ... -2552.html

Se for por preço, melhor comprar prontinho, acaba custando o mesmo que gastaria se for comprar as peças e mais a dor de cabeça da montagem.

Como gosto de "colocar a mão na massa", comprei o LM2596, mais uns resistores e um potenciometro. Fiz a caixinha, coloquei um voltímetro digital e um botão para o potenciometro. Esse potenciometro permite variar a tensão entre 1,1V e 1,6V. Não foi usado nenhum dissipador e até agora funciona que é uma beleza. Pode colocar baterias 2S, 3S,4, etc.
Da saída da caixinha plástica coloquei um fio duplo ( que aguente pelo menos 3A) dentro de um aquecedor de vela comum. Ficou uma boa gambiarra.
Outro detalhe: eu ia colocar um amperímetro digital, assim poderia saber se a vela queimou, se a corrente permanecesse igual a 0 A. Mas observei que se deixo o potenciometro indicando 1,3V(por exemplo), ao aquecer a vela cai para 1,2 ou 1,1V. Se a vela estiver queimada não aparecerá essa queda.

Para um aero maior, estou pensando em colocar essa montagem embarcada e comandada pelo rádio. Eliminaria o aquecedor de vela, usaria apenas o starter e poderei, na aproximação para pouso, ligá-lo par não ter problema de apagar na lenta...


Comprei um destes, não é por preço mas sim por quantidade de tralha, tenho muitas baterias dessas de notebook e como não posso simplesmente jogar fora quero dar um uso a elas.
obrigado a todos que ajudaram
Responder