Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

vitor bastos
membro

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagempor vitor bastos » 12 Fev 2016 19:16

Amigo, o cabo precisa ser bem blindado. O meu também penei de início, depois consegui fazer funcionar. O que fiz foi o seguinte, juntei o fio do ground indicado no vídeo com a "carcaça" do conector mini DIN e desse modo consegui fazer funcionar, a "carcaça" é o ground do conector do rádio. Segundo meu irmão, por um resistor de 10k entre o sinal e o ground também deve funcionar. Mas não cheguei a testar desse modo.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 12 Fev 2016 19:18

Acrescentando,
cuidado ao montar o cabo, se feito errado pode ate queimar o rádio. Não me responsabilizo. No meu, fiz como disse e está funcionando muito bem.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 12 Mar 2016 21:11

Olá de novo pessoal, acabei de gravar meu rádio com o firmware alternativo, e agora tenho um rádio de 10 canais :D O único bug encontrado nessa versão é a opção de heli com passo variável (Variable Pitch Heli) que permanece com passo fixo. Fora isso, tenho um rádio de 10 Canais, com memória para 20 modelos e opção para combinar 2 switches para fazer um switch de 6 posições (ideal para vários modos de voo em multi rotores). Foi muito simples. Utilizei um Arduino conforme tutorias. Logo na primeira vez "brickei" meu radio e ele não ligava mais, então desliguei, coloquei no modo de recovery update, gravei o firmware Turnigy original e ele estava de volta. Coloquei no modo de firmware update novamente e gravei o FW Mod e... 10 canais :D

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 12 Mar 2016 22:19

Vitor, show de bola que deu certo.
Tenho uma duvida, aumentaram o numero de mix? o original vem só com 3

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 12 Mar 2016 23:13

Infelizmente não, Henrique. Se não me engano, vi algo no tópico do RCG falando sobre a limitação de memória de programa, parece que isto estava dificultando um pouco. Chegaram a sugerir a diminuição de memórias de modelos para apenas 10 modelos. Mas... Vamos ver o que vem por ai, agora o pessoal parece estar mais focado no iBus e na possibilidade de enviar qualquer dado de telemetria ao rádio.

luuisgomes
membro

Mensagempor luuisgomes » 21 Mar 2016 22:12

luuisgomes escreveu:
vitor bastos escreveu:Não fiz Wesley, grana curta, medo de estragar o receptor que ainda nem voou kkkk postei o link mais acima, de qualquer forma posto aqui de novo http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2402288&highlight=Ia6+mod pelo que vi é só cortar a trilha do canal desejado mesmo. Moleza se tiver o mínimo conhecimento de eletrônica :D .

Pelo que li vc tem que isolar o pino positivo do canal 01 , logo ele não vai mais funcionar , caso queira que volte a funcionar é preciso puxar um cabo de alimentação positiva , direto no cabo do servo a ser ligado no cabal 01.

Tomei coragem e fis o mod , funcionou muito bem , só precisei de estilete , ferro de solda ,estanho e termo retrátil além de um cabinho estensor de servo , como dito acima basta isolar o pino positivo do canal 01 cortando a trilha com estilete , depois usei o plug macho do estensor com os cabos cortados, daí foi só ligar o vermelho direto no + da bateria , e o plug fêmea liguei o vermelho no vermelho do ch 3 ESC e o preto no preto e branco no branco que sobrou do outro plug , assim o servo a ser ligado no ch 01 deve ser ligado no plug fêmea que foi soldado , no post do mod tem uma foto ilustrando exatamente isso !
Anexos
bb.jpg
ligação apos mod
bb.jpg (39.71 KiB) Exibido 3619 vezes
SYMAS107G/v911/V912

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 01 Abr 2016 17:43

Fala pessoal, olha só o novo FS i6S dando as caras, falem ai, o que estão achando dele? https://www.youtube.com/watch?v=ho1ejtjOfXo

pedrolopes
membro

Mensagempor pedrolopes » 03 Abr 2016 11:36

Alguém sabe configurar as chaves (canais 5 e 6) e mixar para conseguir 6 posições na swc, neste rádio?

Ogioni
membro

Mensagempor Ogioni » 04 Abr 2016 11:49

vitor bastos escreveu:Olá de novo pessoal, acabei de gravar meu rádio com o firmware alternativo, e agora tenho um rádio de 10 canais :D O único bug encontrado nessa versão é a opção de heli com passo variável (Variable Pitch Heli) que permanece com passo fixo. Fora isso, tenho um rádio de 10 Canais, com memória para 20 modelos e opção para combinar 2 switches para fazer um switch de 6 posições (ideal para vários modos de voo em multi rotores). Foi muito simples. Utilizei um Arduino conforme tutorias. Logo na primeira vez "brickei" meu radio e ele não ligava mais, então desliguei, coloquei no modo de recovery update, gravei o firmware Turnigy original e ele estava de volta. Coloquei no modo de firmware update novamente e gravei o FW Mod e... 10 canais :D

Prezado Vitor, vc fez com o arduino e o IA6B?

kennedyjarcos
membro

Mensagempor kennedyjarcos » 04 Abr 2016 12:32

pelo que vi o receptor que vem nele pega sinal até 500mts, se trocar o receptor para o rx i10 por exempo, será que aumenta o alcance do radio?
AC/DC!!!

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 04 Abr 2016 15:24

Ogioni escreveu:
vitor bastos escreveu:Olá de novo pessoal...D

Prezado Vitor, vc fez com o arduino e o IA6B?

Olá Ogioni, utilizei um arduino UNO como interface para comunicar o rádio com o PC para a gravação do firmware. Por enquanto estou só com o RX ia6, que continua funcionando perfeitamente os 6 canais. Futuramente pretendo comprar um ia6B para utilizar os 10 canais via iBus com uma Naze32 que também pretendo comprar.

Você pode utilizar os 10 canais com qualquer RX compatível com o rádio, tanto em AFHDS quanto em AFHDS 2A, ou seja, ia10, ia6b via iBus, o RX do turnigy ou flysky 9x e etc.

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 04 Abr 2016 15:26

kennedyjarcos escreveu:pelo que vi o receptor que vem nele pega sinal até 500mts, se trocar o receptor para o rx i10 por exempo, será que aumenta o alcance do radio?

Certamente. Veja os vídeos de range test na primeira página do tópico, em alguns deles foi usado o ia10, teve gente relatando 2,6 Km de alcance. Lembrando que o ia6b e o ia10 são full range.

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 04 Abr 2016 15:39

Aproveitando que toquei no assunto Naze32 e iBus, deixo aqui um vídeo que fala um pouco sobre. Uma alternativa muito boa pra quem usa ia6B e Naze32 com CleanFlight.

https://youtu.be/T7ZK6OFAoo0?list=LL8w247TaCxuwWJAQS2_WO1w

Ogioni
membro

Mensagempor Ogioni » 05 Abr 2016 11:05

vitor bastos escreveu:Olá Ogioni, utilizei um arduino UNO como interface para comunicar o rádio com o PC para a gravação do firmware. Por enquanto estou só com o RX ia6, que continua funcionando perfeitamente os 6 canais. Futuramente pretendo comprar um ia6B para utilizar os 10 canais via iBus com uma Naze32 que também pretendo comprar.

Você pode utilizar os 10 canais com qualquer RX compatível com o rádio, tanto em AFHDS quanto em AFHDS 2A, ou seja, ia10, ia6b via iBus, o RX do turnigy ou flysky 9x e etc.

Eu comprei o Ia6B no dia que mandei a outra msg no Aliexpress e já chegou (record de prazo, 40 dias só).
Comprei também dois Pro Minis (62 dias e nada ainda :( ), porem não sei esperar e comprei outro aqui no Brasil mesmo.
Agora to na coragem de fazer a alteração no radio e criar o Pro mini pra testar os 10 ibus, porem na APM 2.8.
Tu vai voar com multirotor tambem?

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 05 Abr 2016 16:57

Ogioni, se fizer a alteração e não gostar, pode voltar pro original sem problemas. Só não esqueça de anotar tuas configurações pois se perde tudo. Eu pretendo voar com multi e com aeros futuramente. Por enquanto estou só com o rádio e receptor mesmo, fazendo testes e usando no simulador as vezes. Qualquer coisa dá uma olhada lá no RC Groups, tem muita gente voando multirotor com ele. Aliás, comecei a me interessar por multis lendo o que o pessoal fazia utilizando esse rádio, to aprendendo bastante coisa também. :D

Ogioni
membro

Mensagempor Ogioni » 06 Abr 2016 09:50

vitor bastos escreveu:Ogioni, se fizer a alteração e não gostar, pode voltar pro original sem problemas. Só não esqueça de anotar tuas configurações pois se perde tudo. Eu pretendo voar com multi e com aeros futuramente. Por enquanto estou só com o rádio e receptor mesmo, fazendo testes e usando no simulador as vezes. Qualquer coisa dá uma olhada lá no RC Groups, tem muita gente voando multirotor com ele. Aliás, comecei a me interessar por multis lendo o que o pessoal fazia utilizando esse rádio, to aprendendo bastante coisa também. :D

Eu to com o multirotor (que nunca voei) e to montando um micro com eletrônica do V911, mas só voei com um V911 e aqueles mini -----.
O micro eu mesmo estou montando, pq é quase certeza que não vou conseguir pousar ele, a perda é pouca.rs

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 06 Abr 2016 12:38

Que legal amigo. Qual a configuração do teu multi, classe, etc.?

Ogioni
membro

Mensagempor Ogioni » 07 Abr 2016 10:27

vitor bastos escreveu:Que legal amigo. Qual a configuração do teu multi, classe, etc.?

Multi é um F450, com uma APM 2.8.
Fiz a alteração do Fs-I6 ontem, esta com 10 canais e com o arduino ligado no Fs-Ia6B.
Tudo funcionando quase lindamente, só falta consegui os modos de voo na chave mixada, com o mix no canal 5 da C e D, quando altero as chaves os limites do pwm esta ficando fora dos limites do mission planer.
Meu ingles é a base de tradutor, então vou estudando para achar como acertar esses valores do canal 5 que seria os modos de voo.

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 07 Abr 2016 10:54

Aqui, acabei de achar esse tópico em que um cara conseguiu fazer o mix utilizando o firmware original http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2597706&highlight=i6+apm . Se você não conseguir com as duas chaves no canal 5, pode tentar fazer dessa forma com o fw modificado mesmo. Porém nem ele sabe ao certo como funcionou kkkk.

Ogioni
membro

Mensagempor Ogioni » 07 Abr 2016 14:17

vitor bastos escreveu:Aqui, acabei de achar esse tópico em que um cara conseguiu fazer o mix utilizando o firmware original http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2597706&highlight=i6+apm . Se você não conseguir com as duas chaves no canal 5, pode tentar fazer dessa forma com o fw modificado mesmo. Porém nem ele sabe ao certo como funcionou kkkk.

Mandei uma MP para o "povlhp", a resposta.
"You can use end point adjustment EPA to increase or decrease range of values output. "

Vou tentar isso hoje.

Ogioni
membro

Mensagempor Ogioni » 22 Abr 2016 15:53

vitor bastos escreveu:Aqui, acabei de achar esse tópico em que um cara conseguiu fazer o mix utilizando o firmware original http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2597706&highlight=i6+apm . Se você não conseguir com as duas chaves no canal 5, pode tentar fazer dessa forma com o fw modificado mesmo. Porém nem ele sabe ao certo como funcionou kkkk.

Fala Vitor,
Consegui fazer funcionar os 6 modos de voo, alterando o end point.
Como sempre, ainda falta algo.. o fail safe que como esta passando pelo arduino, não ta reconhecendo..
Mas já da para voar. Funcionando os 10 canais perfeitamente. Incrivel ter comprado um radio 6 canais e ter um de 10..rs

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 22 Abr 2016 22:56

Boa Ogioni, que bom que conseguiu fazer funcionar, o pessoal teve discutindo bastante esta questão do Fail Safe, não me recordo agora qual foi a solução encontrada por eles e se chegaram a uma definitiva. Com o receptor ia10 é possível utilizar, se não me engano, 8 canais via PPM. E ainda me surpreendo também por esse presente dos 10 canais :D
Qualquer nova informação a respeito do rádio estarei postando aqui.

Muito obrigado pelo feedback e bons voos.

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 30 Abr 2016 14:46

Pessoal, acrescentei na primeira mensagem o vídeo do canal Coisas Quem Voam, que fala sobre o rádio. Ao que parece é o primeiro de uma série, mais um amigo aeromodelista para ajudar a difundir informações em português sobre o rádio :D Coloquei na primeira mensagem para tentar manter o conteúdo agrupado, farei isso caso haja novas atualizações.
Att

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 10 Mai 2016 00:27

Fala galera, pesquisando por ai, achei esse micro receptor pra quem quer construir modelos bem pequenos e utilizar o i6 pra controlar No video no YouTube tem o link pra bangood. Se alguem já utilizar com o i6 ou qualquer outro rádio compatível, deixa suas impressões ai :D

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 12 Mai 2016 11:43

Olá pessoal, acrescentei à primeira mensagem os vídeos 2, 3 e 4 da série do canal "Coisas Que Voam", do Valter. Eles estão marcados com "Edit 2" e falam sobre Range Test, Atualização do Firmware e do Menu Secreto e Calibragem.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”