Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Elilson
membro

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagempor Elilson » 25 Ago 2017 07:39

alguém já usou o tgy-i6 com cabo trainner no radio turnigy 9x??? tenho os dois e não consigo deixar o 9x como slave

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 05 Nov 2017 12:04

Ola pessoal trago a vocês uma pequena atualização no meu projeto, instalei o ultimo firmware lançado para o i6 https://github.com/qba667/FlySkyI6/releases/tag/1.6.3, no caso a versão "NO_SWE_14_channels_flysky-updater"', como destaques para esta atualização temos:

Possibilidade de instalação de uma quinta chave "SwE"
14 Canais
Telemetria avançada
Funções para Head Tracking
Opção de transformar SwB em um switch de 3 posições e etc.

A lista completa de modificações pode ser encontrada no link https://github.com/qba667/FlySkyI6 (Em inglês)
Ao instalar esta versão o meu principal interesse era a telemetria avançada junto ao iNav. Segui as instruções encontradas no GitHub do iNav, no diretório "Telemetry" seção "iBus" https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md. Para tal, é necessário montar um cabo para ter comunicação bi-direcional entre a controladora (SP Racing F3, no meu caso) e o receptor (ia6b), esta cabo é basicamente um cabo Y onde uma ponta (a base do Y) vai conectada ao pino TX de uma das UARTs (não pode ser softserial devido a alta baudrate necessária), após o "nó"coloca-se um resistor de 10k em uma das pontas que vai conectada ao pino sinal da porta "Sensor" do receptor na outra ponta, coloca-se um diodo "1N4148" com o catodo conectado ao pino sinal da porta "Servo" do receptor. Quem tiver interesse em detalhes das configurações que fiz no iNav só dizer aqui que descrevo o processo.

As informações de telemetria que possuo agora na tela do meu rádio são:

Coordenadas GPS;
Número de satélites e tipo de fixos (2D, 3D);
Modos de voo (Stab, PosHold, RTH, etc.) e condições de Armed e Disarmed;
Heading (Magnetômetro);
Altitude(Barômetro);
Gps Altitude (Acima do nível do mar);
RSSI e outras informações de qualidade de sinal;
Velocidade;
Etc.

O tipo de informações que recebo no rádio varia de acordo com a configuração que faço no iNav, posso receber por exemplo a temperatura medida pelo barômetro, custando a informação de um outro "sensor", pois o receptor recebe a informação somente de um determinado número de sensores (ver informações no link https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md).

É isso pessoal, qualquer dúvida só perguntar :wink:
Abraços
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90

arthurinacio
membro

Mensagempor arthurinacio » 06 Nov 2017 00:00

vitor bastos escreveu:Ola pessoal trago a vocês uma pequena atualização no meu projeto, instalei o ultimo firmware lançado para o i6 https://github.com/qba667/FlySkyI6/releases/tag/1.6.3, no caso a versão "NO_SWE_14_channels_flysky-updater"', como destaques para esta atualização temos:

Possibilidade de instalação de uma quinta chave "SwE"
14 Canais
Telemetria avançada
Funções para Head Tracking
Opção de transformar SwB em um switch de 3 posições e etc.

A lista completa de modificações pode ser encontrada no link https://github.com/qba667/FlySkyI6 (Em inglês)
Ao instalar esta versão o meu principal interesse era a telemetria avançada junto ao iNav. Segui as instruções encontradas no GitHub do iNav, no diretório "Telemetry" seção "iBus" https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md. Para tal, é necessário montar um cabo para ter comunicação bi-direcional entre a controladora (SP Racing F3, no meu caso) e o receptor (ia6b), esta cabo é basicamente um cabo Y onde uma ponta (a base do Y) vai conectada ao pino TX de uma das UARTs (não pode ser softserial devido a alta baudrate necessária), após o "nó"coloca-se um resistor de 10k em uma das pontas que vai conectada ao pino sinal da porta "Sensor" do receptor na outra ponta, coloca-se um diodo "1N4148" com o catodo conectado ao pino sinal da porta "Servo" do receptor. Quem tiver interesse em detalhes das configurações que fiz no iNav só dizer aqui que descrevo o processo.

As informações de telemetria que possuo agora na tela do meu rádio são:

Coordenadas GPS;
Número de satélites e tipo de fixos (2D, 3D);
Modos de voo (Stab, PosHold, RTH, etc.) e condições de Armed e Disarmed;
Heading (Magnetômetro);
Altitude(Barômetro);
Gps Altitude (Acima do nível do mar);
RSSI e outras informações de qualidade de sinal;
Velocidade;
Etc.

O tipo de informações que recebo no rádio varia de acordo com a configuração que faço no iNav, posso receber por exemplo a temperatura medida pelo barômetro, custando a informação de um outro "sensor", pois o receptor recebe a informação somente de um determinado número de sensores (ver informações no link https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md).

É isso pessoal, qualquer dúvida só perguntar :wink:
Abraços

Show de bola amigo! Seria possível você fazer um vídeo demonstrando as novas funcionalidades do rádio e também a confecção do cabo e suas conexões? Valeu!

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 06 Nov 2017 06:09

Opa, posso sim, se puder aguardar até o fim de semana que é quando possuo mais tempo pra fazer. O cabo é realmente muito simples de ser feito, já tinha todos os componentes em casa, diodo, resistor, reutilizei alguns cabos com conectores de computador, só soldei os componentes e crimpei conectores nas outras pontas. Lembrando que essa conexão é utilizada no INav, não sei como está a telemetria nos outros firmwares "irmãos" dele ou em outros firmwares de outras controladoras.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90

Tiago Souza
membro

Mensagempor Tiago Souza » 07 Nov 2017 11:25

Vc sabe se a telemetria funciona na pixhawk e mission planer?

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 07 Nov 2017 18:52

Olha, pelo que sei existe algo em relação a MavLink, porém não sei dizer como funciona ou como está o projeto.

arthurinacio
membro

Mensagempor arthurinacio » 08 Nov 2017 00:38

vitor bastos escreveu:Opa, posso sim, se puder aguardar até o fim de semana que é quando possuo mais tempo pra fazer. O cabo é realmente muito simples de ser feito, já tinha todos os componentes em casa, diodo, resistor, reutilizei alguns cabos com conectores de computador, só soldei os componentes e crimpei conectores nas outras pontas. Lembrando que essa conexão é utilizada no INav, não sei como está a telemetria nos outros firmwares "irmãos" dele ou em outros firmwares de outras controladoras.

Beleza Vitor, ficamos no aguardo!

reytek
membro

Mensagempor reytek » 08 Nov 2017 21:15

Pessoal tô comprando um novo radio então em dúvida entre o fs-ia6 e o fs-i6x qual vcs indicam.

vitor bastos
membro

Mensagempor vitor bastos » 08 Nov 2017 21:31

Entre os dois, FS-i6 sem dúvidas, pois já tem um firmware alternativo bem maduro e uma comunidade considerável para oferecer suporte, enquanto o i6x tem as limitações de fabrica e nenhum desenvolvimento de software. Um i6 modificado é muito superior ao i6x. Mas se tiver um pouco mais de grana recomendo um FrSky Q X7, é muito mais rádio, se tivesse que trocar de rádio hoje, seria minha escolha, mas estou muitíssimo satisfeito com meu i6 e não penso em trocá-lo tão cedo :D

reytek
membro

Mensagempor reytek » 08 Nov 2017 21:57

vitor bastos escreveu:Entre os dois, FS-i6 sem dúvidas, pois já tem um firmware alternativo bem maduro e uma comunidade considerável para oferecer suporte, enquanto o i6x tem as limitações de fabrica e nenhum desenvolvimento de software. Um i6 modificado é muito superior ao i6x. Mas se tiver um pouco mais de grana recomendo um FrSky Q X7, é muito mais rádio, se tivesse que trocar de rádio hoje, seria minha escolha, mas estou muitíssimo satisfeito com meu i6 e não penso em trocá-lo tão cedo :D

Então depois que vi o tópico aqui já tava quase que decidido em compra o fs-i6 sobre o receptor qual vcs recomendam ? pretendo utilizar ele pra multirotor com controladora APM e já aproveitando entre a 2.6 e a 2.8 qual melhor?

kasemodel
membro

Mensagempor kasemodel » 15 Jun 2018 14:50

Pessoal, tenho o FS-i6 e utilizo o receptor fs-ia6b. Estou montando um pastinha glow, sabem se é possível utilizar uma bateria life 2s (6.6v nominais) ligada diretamente ao receptor ou é melhor utilizar um BEC de 5v?

Valeu!

Abraço,
Kasemodel

Tiago Souza
membro

Mensagempor Tiago Souza » 15 Jun 2018 15:15

Esse receptor suporta até 8.4 V, resta saber se os servos que vc vai usar aceitam a voltagem da bateria life

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 15 Jun 2018 21:16

Tiago Souza escreveu:Esse receptor suporta até 8.4 V, resta saber se os servos que vc vai usar aceitam a voltagem da bateria life

Isso realmente é importante, pois somente os servos HT é que suportam mais que 6V, o resto se usar mais que isso não duram muito.
Normalmente servos é para 4,8V e 6V, poucos somente 4,8 V ou 6V, a maioria aceita trabalhar com tensões entre 4,8V e 6V, mas somente os HT é que trabalham com mais de 6V sem problema o resto é na sorte.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

cebola
membro

Mensagempor cebola » 18 Jun 2018 08:27

kasemodel escreveu:Pessoal, tenho o FS-i6 e utilizo o receptor fs-ia6b. Estou montando um pastinha glow, sabem se é possível utilizar uma bateria life 2s (6.6v nominais) ligada diretamente ao receptor ou é melhor utilizar um BEC de 5v?

Valeu!

Abraço,
Kasemodel

Pode usar a Life sem medo, eu uso, o pessoal aqui da minha pista usa também nos pastinhas com servos dos mais fuleiros e funciona tranquilo. E faz tempo que o pessoal usa sem problemas.

Abraço

kasemodel
membro

Mensagempor kasemodel » 18 Jun 2018 10:37

cebola escreveu:
kasemodel escreveu:Pessoal, tenho o FS-i6 e utilizo o receptor fs-ia6b. Estou montando um pastinha glow, sabem se é possível utilizar uma bateria life 2s (6.6v nominais) ligada diretamente ao receptor ou é melhor utilizar um BEC de 5v?

Valeu!

Abraço,
Kasemodel

Pode usar a Life sem medo, eu uso, o pessoal aqui da minha pista usa também nos pastinhas com servos dos mais fuleiros e funciona tranquilo. E faz tempo que o pessoal usa sem problemas.

Abraço

Opa, show de bola...

Muito obrigado amigo!

Abraço,
Kasemodel

sabbadin
membro

Mensagempor sabbadin » 23 Jun 2018 21:41

kasemodel escreveu:
cebola escreveu:

Valeu!

Abraço,
Kasemodel

Abraço

Opa, show de bola...

Muito obrigado amigo!

Abraço,
Kasemodel

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal! cuidado com "Servos Fuleiros" e a voltagem de trabalho dos mesmos!

Nunca é demais verificar a voltagem que o servo trabalha!!!

Veja este site!:

https://servodatabase.com

Aqui tem tudo de todas as marcas e modelos!

Abraço!
FLYING SINCE 1981!
SPEKTRUM's DX18/DX8/DX5 & FS-i6X / João Sabbadin - Sorocaba - SP

kasemodel
membro

Mensagempor kasemodel » 27 Jun 2018 09:40

sabbadin escreveu:
kasemodel escreveu:
cebola escreveu:(...)

Abraço

Opa, show de bola...

Muito obrigado amigo!

Abraço,
Kasemodel

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal! cuidado com "Servos Fuleiros" e a voltagem de trabalho dos mesmos!

Nunca é demais verificar a voltagem que o servo trabalha!!!

Veja este site!:

https://servodatabase.com

Aqui tem tudo de todas as marcas e modelos!

Abraço!

Obrigado pelo alerta sabbadin.

Vou utilizar os HX5010 da Hextronic. Já li e reli um monte de coisa, mas acho que vou utilizar com um UBEC pra garantir!

Valeu!

Abraço,
Kasemodel

jotto
membro

Mensagempor jotto » 28 Ago 2018 20:25

amigos o uso das baterias de ni-zn neste radio e possível já que cada uma carregada da cerca de 1.8V. não queimará o radio? acabei de receber um e estou estudando para resolver a parte das pilhas pois ficar comprando pilha e soda. kkkk

sabbadin
membro

Mensagempor sabbadin » 29 Ago 2018 14:47

jotto escreveu:amigos o uso das baterias de ni-zn neste radio e possível já que cada uma carregada da cerca de 1.8V. não queimará o radio? acabei de receber um e estou estudando para resolver a parte das pilhas pois ficar comprando pilha e soda. kkkk

Boa tarde amigo... Tudo isso já foi falado ! Funciona! Não precisa nem estudar... Remova o compartimento das baterias, abra o rádio e coloque a bateria! No meu uso uma bateria para receptores Life NANOTech 1600mAh. 6,6V. Descarga: 20C da Turnigy. Serve certinho! Só alegria!
FLYING SINCE 1981!
SPEKTRUM's DX18/DX8/DX5 & FS-i6X / João Sabbadin - Sorocaba - SP

jotto
membro

Mensagempor jotto » 29 Ago 2018 16:35

a dúvida é que são pilhas e no total quando carregadas dar a 7.2v. o radio suportará este excedente. e as recarregáveis comuns alguém usa da problema? coloquei e ficou com 5.6v. ate que limite o radio funciona com segurança e alcance.

Tiago Souza
membro

Mensagempor Tiago Souza » 29 Ago 2018 16:54

Eu tenho um usando pilha recarregavel, uso ate 5 v de boa, uso em aero até alcance visual, nao faço a mínima idéia da distância. Minhas pilhas são da marca mox de 2200 mha, comprada numa lojinha king ling, muito provavelmente não seja de 2200, mas eu uso tranquilo.

jotto
membro

Mensagempor jotto » 29 Ago 2018 17:53

legal. quanto tempo mais ou menos para chegar a 5v. com as recarregáveis?

Tiago Souza
membro

Mensagempor Tiago Souza » 30 Ago 2018 09:54

Ai ja não sei te falar, nunca fiz as contas, eu voei uns 6 meses com esse rádio, hoje uso um futaba mas ainda tenho ele, uso no simulador, e provavelmente vou colocolocá-lo num multirotor em breve, como eu voava pouco, só domingo de manhã, nunca prestei atenção quanto ao tempo.

kasemodel
membro

Mensagempor kasemodel » 12 Set 2018 12:10

Pessoal, estou configurando o FS-I6 para usar em um pastinha glow, só que não sei qual a melhor maneira (ou a mais facil) de configurar um throtle cut.

O que pensei em fazer é usar o Throtle Hold em 0% e o Throtle Curve em 2% ~ 5% (inicial). Na lincagem, quando o throtle estiver em 0% deixar o carburador fechado. Desta forma ao bater a chave o carburador fecha.
Outra forma seria usar uma mixagem, mas neste caso teria que usar um dos canais das duas chaves superiores (as rodinhas), mas aí a configuração é na mão, tem que ir olhando o carburador e deixar na lenta manualmente, toda vez que for ligar, pois pra apagar o motor sempre tem que mover a chave pra posição 0%.

Além destas 2 alternativas, alguém tem mais alguma outra que não seja meter o dedo na entrada do carburador ou na saída do escape (mufla)?

Valeu!

Abraço,
Kasemodel

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”