ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por Matheusarcala »

Boa tarde turma do e-voo
Queria discutir com vocês uma forma viável de fazer a corrente gerada nos momentos de planeio (em modelos com hélices não-retráteis) e frenagens (em automodelos e afins) ser armazenada novamente na bateria. Assim consiguiríamos uma espécie de KERS (tecnologia usada na F1) para prolongar o tempo de ação dos modelos.

O que acham? A idéia é boa, mas é viável? Turma que manja de eletrônica aqui no fórum, seria possível um projeto simples?

Até mais!
72.470mHz Canal 34
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por GabrielBlancos »

Boa tarde Matheus, gostei da ideia, mas acho que seria difícil tentar armazenar esta energia, uma vez que ao tirar motor para planar, em certos modelos o motor permanece parado, sem giro, devido ao perfil aerodinâmico da hélice, diferente da aplicação em carros de fórmula 1, que o eixo continua girando devido ao atrito do pneu com solo. Agora se tratando das frenagens acho que seria inviável devido a duração das mesmas não conseguir fornecer uma tensão com qualidade para abastecer a bateria. Apesar da ideia ser boa, acho difícil bolar um sistema que seja viável para tal aplicação. Procure por placas de energia solar. Estou montando um aero, que quero utilizar esta nova tecnologia, a nível de TCC na minha faculdade de Engenharia Elétrica, e precisarei da ajuda de vocês. Se tiver alguma sugestão, estamos aí. Abraço
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por stickier »

Seria interessante também uma espécie de Alternador para motores a combustão...

aiai.. idéias a gente tem de monte
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezados ! é até interessante como curiosidade, mas acho que o peso agregado com a tecnologia existente não compensa, em correias transportadoras de minério existem inversores ( que são ESCs industriais ) que conseguem transformar os motores trifásicos ( similares aos brushless dos nossos modelos ) em alternadores, mas é uma questão de escala, são vários motores na correia e quando ela está descendo minério é feita essa manobra . . . ai vale a pena. Abraço.
Excluído

Re: ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por Excluído »

stickier escreveu:Seria interessante também uma espécie de Alternador para motores a combustão...

aiai.. idéias a gente tem de monte



Isso já existe faz tempo :

http://www.sullivanproducts.com/GenesysMainFrame.htm
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por alexcmag »

A hélice ao girar livre está com o perfil ao contrário, gera pouca sustentação em comparação com o ar que passa por ela, acaba não gerando corrente aproveitável.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Re: ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por Matheusarcala »

Entendi, a força com que gira a hélice não é suficiente para gerar energia produtiva. Mais especificamente, se fosse para armazenar a energia das frenagens de um modelo de skate elétrico, usando um sistema trifásico de giro de um sistema brushless. É possível também o sistema de freio funcionar com o acionamento do motor ao contrário ou isso causaria um consumo excessivo para o ESC?
72.470mHz Canal 34
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: ESC funcionar como "alternador" nos planeios e frenagens

Mensagem por alexcmag »

Em veículos com rodas frenagem regenerativa é viável sim, não cheguei a testar mas pelo que li os ESCs de boa qualidade fazem isto na frenagem, até porque não têm área de dissipação suficiente para absorver a energia gerada na frenagem e têm que jogar para a bateria.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder