Pack de baterias 3s com 18650

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por John-Henrique »

Tenho algumas baterias 18650 e queria fazer um pack 3S com elas, mas não sei como soldar o cabo de balanceamento, pesquisei uns esquemas e só encontrei um mas mostra a solda tanto no positivo quanto no negativo...

Acontece que fiz assim mas as células apresentam informações erradas, a 1° mostra 7.4 v a segunda 0 v e a terceira 3.7 v hehe

Está correto o apresentado na imagem?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por Abib »

Refaça as soldas e ligue cada fio do balanceador corretamente em cada conexão de bateria conforme mostrado na figura.. Veja com o Multimetro de as soltas estão corretas..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por Jacimar »

Parece confuso realmente, mas é só lembrar que o positivo de uma bateria é o negativo da seguinte e que um pack 2S tem 3 fios, 2 positivos e o negativo, o pack 3S tem 4 fios sendo 3 positivos e um negativo e assim por diante . . . a ilustração é perfeita, a propósito essas baterias são boas ? já vi no ML mas sempre fiquei com o pé atrás . . .
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por John-Henrique »

@ JACIMAR
Soldei assim, 1° fio (preto) no negativo, 2° no polo negativo, 3° no polo negativo e 4° no polo positivo, imagino que deve fazer diferença entre soldar no meio da conexão (da série) ou diretamente no polo como fiz. Estou correto?

Comprei estas baterias para substituir uma bateria de notebook que estava com defeito, dai sobraram estas e resolvi testar, no notebook estão ótimas...
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por Jacimar »

Se entendi bem as suas conexões, elas estão corretas . . . mas não faz diferença nas células que estão em série, conectar no positivo da 1ª ou no negativo da 2ª afinal elas estão interligadas, e assim em diante, na sua gravura está assim ( no meio ) para maior clareza . . . abraço.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por John-Henrique »

Então, me resta testar como o adib indicou
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por alexcmag »

Lembre-se só que LiIon não tem grande capacidade de descarga, considere 2C no máximo.

Eu costumo usar em coisas que descarregam lentamente, por exemplo tenho um pack 3S2P de 18650 que dá uns 6000mAh, uso para alimentar o monitor de FPV e já liguei em aero mas para voos bem lentos e longos, coisa de 1h de voo bem tranquilo porque não descarregam mais que 10A.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por Jacimar »

John-Henrique escreveu:Então, me resta testar como o adib indicou



Posta uma foto, fica mais fácil opinar . . .
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por Jacimar »

alexcmag escreveu:Lembre-se só que LiIon não tem grande capacidade de descarga, considere 2C no máximo.

Eu costumo usar em coisas que descarregam lentamente, por exemplo tenho um pack 3S2P de 18650 que dá uns 6000mAh, uso para alimentar o monitor de FPV e já liguei em aero mas para voos bem lentos e longos, coisa de 1h de voo bem tranquilo porque não descarregam mais que 10A.


Alex, você já usou dessas baterias de tablet ? achei umas de 3000mA por menos de R$15,00 cada, não achei informações sobre taxa de descarga sem falar que parece que elas tem um circuito de carga/proteção mas se não for possível retirá-lo daria para usar em aplicações como as que citou . . .
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Pack de baterias 3s com 18650

Mensagem por John-Henrique »

alexcmag escreveu:Lembre-se só que LiIon não tem grande capacidade de descarga, considere 2C no máximo.
Por célula né?
Responder