Queimei meu módulo?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Cleber Módulo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Out 12, 2011 6:43 pm
Localização: Andradina - SP

Queimei meu módulo?

Mensagem por Cleber Módulo »

Olá a todos!

Fui modificar a antena de meu Turnigy 9x, para fixa lá no módulo original.

Depois de ressoldar o cabo da antena no módulo, percebi com o multímetro que a malha do cabo estava em curto com o fio central.

Desfiz a solda embora não percebesse nada de errado, conferi a continuidade do cabo e da antena e tudo esta correto.

Mas quando testei os pontos de solda do módulo onde recebe o cabo, verifiquei que estão em curto, dando continuidade entre o ponto de solda da malha e do fio central. Utilizando uma lupa não vejo nenhun contato de solda entre eles, tanto em cima como na parte de baixo, esta tudo limpo.

Lembrando que nāo energizei o rádio em momento algum. Apenas tirei o cabo com o ferro de solda e soldei novamente.

Ai vem a dúvida, queimei o modulo RF apenas com a temperatura do ferro de solda?

Estes dois pontos não devem estar isolados tanto com a antena como sem ela?

Bons voos a todos!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Queimei meu módulo?

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! não necessariamente está queimado, o multímetro mede resistência e o que importa em funcionamento é a impedância, se você tem certeza que não há nada em curto na conexão da antena e não energizou o módulo quando havia curto não tem problema.
Lembrando ainda que existem antenas inclusive que aparentemente são ligadas em curto pelo multímetro, mas para RF ela tem a impedância característica de 50, 75 etc ohms, abraço.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Queimei meu módulo?

Mensagem por alexcmag »

RF tem peculiaridades, não é como trabalhar com baixa frequência e a medida de resistência do multímetro não diz muito.

Um ditado de RF diz que às vezes um circuito que parece aberto está em curto, e outro que parece estar em curto parece aberto, tudo depende da frequência.

Pelo que lembro há um minúsculo indutor da antena para o terra, ao medir com multímetro parece em curto mesmo, porém a 2,4GHz o indutor não passa o sinal e funciona.

Conselho: só confira se a solda está limpa e se não há curto visível com uma lupa, ligue o receptor e em seguida o transmissor, se funcionar faça teste de alcance.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cleber Módulo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Out 12, 2011 6:43 pm
Localização: Andradina - SP

Re: Queimei meu módulo?

Mensagem por Cleber Módulo »

Obrigado a todos, vou fazer os testes e reporto aqui!
Avatar do usuário
Cleber Módulo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Out 12, 2011 6:43 pm
Localização: Andradina - SP

Re: Queimei meu módulo?

Mensagem por Cleber Módulo »

Olá pessoal!

Conforme indicado, refiz a solda da antena e nos testes de bancada esta ok!
Comandos funcionando normalmente.

Ainda falta o teste de alcance, que farei mais tarde e mostro o resultado aqui.

Aqui as fotos de como tinha ficado a placa antes da solda e como ficou depois de soldada.






Bons voos!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Queimei meu módulo?

Mensagem por alexcmag »

A solda está bem limpa, bom trabalho.

Não deve haver problemas, mas certifique-se que o cabo não se mova muito próximo à placa, uma gota de cola quente 1 ou 2cm distante da solda deve ser suficiente.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cleber Módulo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Out 12, 2011 6:43 pm
Localização: Andradina - SP

Re: Queimei meu módulo?

Mensagem por Cleber Módulo »

Caro Alexcmag!

Essa dica da cola eu já havia feito, quando colei a placa na carcaça do modulo aproveitei e colei o cabo também.

Só falta o teste de alcance!

Grato mais uma vez!
Responder