Bateria Tesla é boa?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
skyrock
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 4:54 pm
Localização: Anápolis- GO

Bateria Tesla é boa?

Mensagem por skyrock »

Fala pessoal, estava procurando uma bateria para meu aero, e no MercadoLivre eu achei a Bateria Lipo Tesla 3s 20c 1300mah, gostaria de saber se a bateria é boa, se funciona legal, se apresenta algum problema, se vai incendiar meu aero??
O preço dela é bom se comparado com as Zippy e Turning.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por Gilberto_CWB »

Já comprei bateria (HK) que chegou aqui com célula zerada. Em compensação tenho outras, ditas "xing-lings" que estão bem, mesmo após vários anos de uso.
Tenho baterias ditas de "marca", que murcharam meu bolso e que deram problemas bem cedo. Para minimizar o problema o roteiro é esse:

Pelos seus cálculos, vai precisar de bateria 20C? Compre de 30C ou até mais, não importa pagar um pouco mais e um pouco mais de peso.
Carregue sempre que puder com 0,7C. Use um alarme sonoro, e deixe programado para apitar em 3,6V, tente não sugar a bateria até o esc desligar.


Com esses cuidados, certamente qualquer bateria vai durar mais, salvo se já saiu bichada da fábrica.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por LaercioLMB »

Gilberto, a lógica de aumentar o C da bateria não justifica, aumenta peso e diminui o tempo de voo.
Se quer deixar bateria com folga, aumente a capacidade dela em acumular carga e não em descarregar.
Uma bateria 1300 mA 20C suporta ser descarregada a uma taxa máxima de 1300 X 20 = 26000 mA = 26 A.
Se o consumo máximo do equipamento for de 20A, não ajuda aumentar a bateria de 20C para 30C, pelo contrário.
Um exemplo de baterias.
Uma Turnigy 3S 1800 mA 20C pesa em torno de 176g, pois sabemos que a tabelinha de peso da HK não é 100% exata.
Agora uma Turnigy 3S 1800 mA 40C pesa 247 g.
Já uma Turnigy 3S 2700 mA 20C pesa em torno de 240g. Muito mais capacidade de carga com menor peso do que uma de 1800 mA 40C.
2700 X 20 = 54000 mA = 54A.
Então se temos um equipamento com consumo de 30A e uma bateria de 1800 mA 20C daria conta do recado, não adianta colocar uma de 40C só para aumentar a capacidade de descarga se o equipamento não consome tudo isso, vamos aumentar peso e diminuir mais ainda o tempo de voo que já não deveria ser tão grande assim.
É ilusão colocar baterias de baixa capacidade de carga com alta capacidade de descarga, pois estamos diminuindo cada vez mais o tempo de voo sem nos darmos conta disso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por Alexandre33 »

Eu tenho duas Tesla 3S de 5000mA/h usada pra um F-450. Elas até funcionam bem, mas ficaram muito inchadas em pouco tempo.
Regys
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 11:41 pm
Localização: Itapeva, SP

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por Regys »

Segue comparação de outra marca:

Thunder Power 2250 6S 55C 123,8 A 345g
Thunder Power 2250 6S 70C 157,5 A 347g

Thunder Power 3300 6S 25C 82,5 A 478g
Thunder Power 3300 6S 55C 181,5 A 510g
Thunder Power 3300 6S 70C 231 A 515g
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por wagnerbarro »

Tenho uma dessa e uso em meu Fokker DVII. Até hoje não tive nenhum problema com ela, nem inchou. Mas, como o Gilberto disse, depende muito de como a bateria é cuidada...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por LaercioLMB »

Regys escreveu:Segue comparação de outra marca:

Thunder Power 2250 6S 55C 123,8 A 345g
Thunder Power 2250 6S 70C 157,5 A 347g

Thunder Power 3300 6S 25C 82,5 A 478g
Thunder Power 3300 6S 55C 181,5 A 510g
Thunder Power 3300 6S 70C 231 A 515g



E o pessoal está usando essas thunder power ou usando as da HK?
Mais uma vez eu digo, se o consumo do equipamento está abaixo da capacidade de descarga da bateria, para que aumentar essa capacidade da bateria?
Um equipamento que consuma 40A e uma bateria que suporte 50A de descarga, de que adiantaria colocar uma de 80A de descarga? Vai pagar por isso e que retorno terá?
Agora se o consumo do equipamento é de 40A e colocarmos uma bateria xing ling que suporte no máximo 44A, aí sim é preferível colocar uma de maior capacidade de descarga, pois essa bateria estará trabalhando no limite com os seus 44A em uma corrente drenada de 40A e nesse caso uma de 50A de capacidade de descarga estaria bom e que vantagem traria colocar uma de 80 A de descarga? Poderia usar essa diferença de dinheiro em mais equipamentos ao invés de gastar muito em um única coisa.
Sabemos que as baterias xing ling tem diferenças grandes de volume entre 20C, 30C, 40C e assim por diante e essa diferença de volume também agrega uma diferença maior de peso.


Vou te dar um bom exemplo.
Você tem uma caixa d'água de 5000 l e o seu consumo de água é de 100 l/h e a bitola do seu encanamento te permite uma vazão de 150 l/h.
Você aumenta a bitola do encanamento que te dê uma vazão de 500 l/h, mas o seu consumo continua sendo 100 l/h.
Adiantou ter investido em encanamentos de maior vazão se não será usada essa capacidade?
Olha que nesse caso estou só citando a capacidade de descarga, não conta aqui o peso extra e o esforço extra que o motor fará que irá consumir mais no caso do motor elétrico de um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
skyrock
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 4:54 pm
Localização: Anápolis- GO

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por skyrock »

Obrigado Laercio, suas respostas realmente sempre ajudam bastante, obrigado msm..
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por atoniollo »

Bateria é uma questão de sorte...

A pior e mais cara bateria que já tive foi uma Thunder power, As outras que tive e lembro agora são:
- Revolotrix tive 4 e 3 deram ruins e 1 muito boa
- Pulse tive 4 sendo que 3 boas e uma ruim
- Nano tech tive 6 sendo que 4 deram muito boas e 1 ruim e 1 meia boca,
- Geans ace tive 2 sendo uma muito boa e outra boa
- Thor tive 2 muito boas
- Hiperion tive 8 todas muito boas...

A unica marca que não tive problema nenhum foi as da hiperion... (todas as baterias que mencionei são 6S de 4000 a 5000 mAh com uso em T-rex 550 e 700)

categorias que classifiquei:
Muito boas mais de 150 ciclos
Boas 100 ciclos
meia boca 100 cliclos perdendo força
ruim menos de 50 ciclos
Muito ruim = Thunder power que durou 5 ciclos e afundou uma das células...
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: Bateria Tesla é boa?

Mensagem por Rondoni »

Laercio,

Muito legal a explicação.

Logo que entrei no Hobby me indicaram as baterias Turnigy nanotech. Cuidando com "carinho", respeitando as taxas de descarga e tensões mínimas de um lipo, geralmente funcionaram bem, já tenho algumas faz anos.

Depois conheci as Zippy Compact (amarelas) que possuem menos C e me permitem voar com baterias de maior capacidade mantendo o mesmo peso. Só alegria com elas.

Agora comprei as Multistar que possuem ainda menos C e maior capacidade, vou testar em um aeromodelo para FPV que irá consumir cerca de 15A em cruzeiro.

Penso que o caminho é esse, trabalhar com baterias com maior capacidade e menor C possível, desde que atendam a necessidade de descarga e peso de seu projeto.
Responder