OSD com GPS ou sem?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

OSD com GPS ou sem?

Mensagem por John-Henrique »

Estou a procura de um OSD dai encontrei um modelo "mini" (http://www.banggood.com/RCD-3060-OS-Min ... 76371.html) que tem a função de verificar a carga das baterias (FPV e motor) e camera e encontrei um modelo com GPS também (http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... odule.html).

A questão é... Não sei exatamente até onde este GPS vai me ser util e não quero investir em algo sem utilidade, tenho os seguintes equipamentos.

  • Radio 6 canais FlySky FS-T6
  • Controladora kk 2.1
  • Controladora cc3d

Até onde sei estas duas placas não possuem suporte para GPS, então, no máximo vou conseguir ver no OSD a posição em cordeadas de onde o equipamento está, mas não vou conseguir fazer nada mais além disso. Correto?

Normalmente voo zagi, multi 250 mm e F430.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: OSD com GPS ou sem?

Mensagem por ricardovasc »

Dos OSDs que tem na HK eu acredito que uma boa pedida seja o http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... d_GPS.html

Quanto a ter GPS apenas para ver as coordenadas eu acho válido, até pq já foi útil pra mim quando uma bateria descarregou de vez e o motor em 100% de aceleração não tinha força pra fazer a zagi seguir pro pouso. Então pousei no mato próximo a pista e pelas coordenadas achei fácil.

Este segundo OSD que tu falou fica bem legal se trocar o firmware dele pelo uOSD.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: OSD com GPS ou sem?

Mensagem por John-Henrique »

Legal Ricardo, este que tu passou é mais completo, mas se for somente pra ver as cordenadas do GPS e nível de bateria já é investimento inútil, concorda? No caso deste que tu mostrou (estão sem estoque) a diferença seria apenas a quantidade de informações (pro meu caso). Até achei que ele tivesse a função RTH, mas parece que não tem...

(RTH é função da controladora, né? :lol: )
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: OSD com GPS ou sem?

Mensagem por nery »

John-Henrique , esta função não é exclusiva de controladoras tipo APM 2.6, ou similares, você pode encontrar em OSD's como :
Arkbird Autopilot System w/OSD V3.1020 (GPS/Altitude Hold/Auto-Level) :http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__31162__Arkbird_Autopilot_System_w_OSD_V3_1020_GPS_Altitude_Hold_Auto_Level_.html ou
Dianmu FPV Flight Controller System OSD/GPS/RTH/Barometer : http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22327__Dianmu_FPV_Flight_Controller_System_OSD_GPS_RTH_Barometer.html
Existem outros como EagleTree.
Mas eu penso que o custo beneficio da Placa APM 2.6 seja melhor, valor dela você encontrar a partir de $ 60 no Alliexpress.
aqui no Forum tem um usuário o "animus", ele usa o Arkbird, poderia pegar referências com ele, veja um dos post dele http://www.e-voo.com/viewtopic.php?p=1558785#p1558785.
se preferir a Placa APM 2.6 , recomendo no Youtube o canal do "Fabiano Regra" e o canal "Coisas que voam", ambos bem esclarecedores e podem te ajudar com a placa.
Boa sorte !!!
e bons voos !
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: OSD com GPS ou sem?

Mensagem por ricardovasc »

John-Henrique escreveu:Legal Ricardo, este que tu passou é mais completo, mas se for somente pra ver as cordenadas do GPS e nível de bateria já é investimento inútil, concorda? No caso deste que tu mostrou (estão sem estoque) a diferença seria apenas a quantidade de informações (pro meu caso). Até achei que ele tivesse a função RTH, mas parece que não tem...

(RTH é função da controladora, né? :lol: )


Isso, te indiquei este OSD por ter mais informações na tela.

A função de retorno para o ponto de decolagem está presente em algumas controladoras e em OSDs mais avançados.
Se um dia decidir por um que tenha tal função eu aconselho a APM, pois é de fácil configuração e tem muitas funções.
Tem um colega aqui que tem um OSD da Feiyu Tech que é muito bom, mas não gostei da forma como se configura ele.

Estou terminando uma Zagi onde vou testar a controladora CC3D na versão de 16 bits com um minimOSD com firmware adaquado e um GPS.
No caso esta controladora não tem a função de RTH, porém como eu já tinha todos estes equipamentos em casa resolvi testar.
A vantagem em relação a um OSD como o G-OSD 2 ou o 3 seria a estabilização que a placa pode dar e quem voa FPV com Zagi sabe que pra ter um vídeo bom é necessário voar o mais estável possível (no caso falo do vídeo que geralmente é captado pela segunda câmera, não está relacionado a qualidade do link de vídeo). Portanto eu teria placa dando estabilidade + OSD + GPS (apenas para ver as coordenadas).
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: OSD com GPS ou sem?

Mensagem por Japaparadoxx »

Tem também o MinimOsd "kv team", ele tem duas entradas vbat, rssi, e sensor de corrente, alem de funcionar normalmente com mavlink. So falta a confirmar se todas essas funções funcionam com uma cc3d.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: OSD com GPS ou sem?

Mensagem por ricardovasc »

Para funcionar na CC3D tem que trocar o firmware, então não sei exatamente se a versão kv team pega.

Pelo que lembro seria a leitura da bateria e do rssi diretamente, então talvez pegue.
Responder