Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Mensagem por edbfraga »

Olá pessoal. Boa noite. Estava voando meu aeromodelo treinador hoje usando um receptor Orange com tecnologia SFHSS. Voei por bastante tempo, até que em um dos meus voos perdi o sinal do aero por 3 vezes e por sorte consegui pousar. Fiquei com medo de voar novamente mesmo após exaustivos testes de distância em solo. Acontece que os dois fios do receptor estavam na mesma direção e eu sempre voei assim, e derrepente em um mesmo vôo eu perdi o sinal por três vezes, então quero saber. O que poderia ter ocorrido? O problema deve ter sido realmente o meu desleixo com o posicionamento das antenas do receptor, colocando as mesmas em paralelo?
Friso que antes de usar esse receptor Orange eu usava o receptor original com a tecnologia FASST e nunca havia tido esse problema, mesmo com as antenas sempre em paralelo...

Quando comprei esse receptor Orange eu notei algo curioso, quando eu deixo o rádio muito próximo do receptor (10cm) ele perde o sinal e recupera rapidamente, algo semelhante ao que aconteceu em vôo hoje comigo. Isso pode ser a questão das antenas estarem em paralelo?

Obrigado pessoal. Aguardo orientações.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Mensagem por LaercioLMB »

Quer um rádio top e por tudo em risco com um receptor xumbrega?
Não foi o rádio que deu pau e sim e receptor.
Já foi dito várias vezes que as antenas tem que ficar a 90°, não sei por que insistem em deixar paralelas.
Tudo ajuda a perder sinal, receptor ruim e antenas mal colocadas.
No manual do rádio está bem claro a posição das antenas, não mude o que tem que ser por algum motivo óbvio, pois se pudesse colocar as antenas em paralelo, não precisaria de duas antenas, uma só bastaria.
Desculpe falar dessa forma, mas diante tudo isso, não há outra maneira.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Mensagem por edbfraga »

Eu as deixava paralelas porque nunca havia tido problemas com o receptor original (Futaba).
Já havia voado muito com este receptor (orange) sem ter tido problemas, por isso fiquei em dúvida a respeito do motivo da interferência...
Agora vou ficar bem atento com a questão das antenas.
Você acha que o receptor (orange) ainda vai me atender para aviões de baixo custo e com as antenas corretamente posicionadas?

Entendo as suas palavras, obrigado pela dica. :mrgreen:
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Mensagem por stickier »

Segundo a sabedoria popular aqui no nosso clube, recomendamos receptor Orange apenas para aeromodelos elétricos - com hélices bem balanceadas, né Laércio - pois, novamente segundo a crença popular, esse receptor não aguenta vibração. Dá uns apagões e volta, podendo colocar em risco qualquer vôo a combustão.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, eu não usaria orange nem que me fosse dado de presente.
Tenho rádios Futaba e o máximo que fiz foi usar receptores FrSky com módulo FrSky.
Agora, se eu tivesse grana para comprar um rádio Futaba 14 SG, certamente não ia ter nenhum problema em comprar um receptor Futaba para esse rádio.
Os Futaba que comprei eram já usados e vieram com receptor.

Tirado do manual do 14 SG.



Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Mensagem por edbfraga »

Muito obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba 14SG com perda de sinal.

Mensagem por LaercioLMB »

edbfraga escreveu:Muito obrigado pelas dicas.



Eu é que agradeço pela sua compreensão em não levar a ponta de faca o que e como falei.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder