Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por alissongc2000 »

Pessoal eu não li a discussão toda, mas no meu ponto de vista é um problema do receptor, devido a aguns detalhes...

Como já foi dito o receptor deve ser FULLRange, alguns receptores podem ser de menor alcance ai é problema.
outro ponto é que vejo muita gente ainda montando aeros gasolina errado. Apesar que a tecnologia tem ajudado, mas ler o manual ajuda muito, o problemas principais é que não se deve usar apenas uma bateria para o RX e para a ignição, ou seja, tem que tem uma bateria apenas para a ignição e uma chave para ela. Além disto, a bateria da ignção e fios, etc.. devem estar o mais longe possivel do restante dos fios e RX....
A distancia ideal para o RX é ficar mais de 40cm da caixinha da ignição e do caximbo e do cabo do caximbo...
Outro detalhe é que não se deveria usar um pushrod de metal para o acelerador, deve-se usar um de plastico ou fibra de vidro, etc.. que evitaria propagar(ou irradiar, sei lá) interferências... Pois a ignição gera um ruido no sinal, que pode diminuir consideravelmente a distancia segura do receptor.
Mais um detalhe, estes receptores possuem duas antenas, estas antenas devem ficar 90graus uma em relação a outra e de preferência uma deve ficar apontando para cima, isto porque melhora muito a recepção do sinal nas cabeceiras da pista no momento do pouso e decolagem. Para fazer isto, basta um pedacinho de tubo de caneta colado na lateral do aero e colocar a antena dentro. Mas muita gente, muita gente mesmo, deixa as antenas soltas uma do lado da outra dentro do aero..

Depois disto, entra outro detalhe técnico: bateria pequena para servos grandes...
Hoje em dia muita gente compra servos digitais grandes de 10, 12, 15, 20kg e coloca 6, 7, 8 servos no aero, sem pensar ou levar em consideração a corrente que estes servos consomem. Ai colocam uma bateria Life de 1100mha 5c e só. A pergunta é, será que a corrente consumida por estes servos não é maior do que os 5A que esta bateria pode forncecer ? Se a corrente consumida pelos servos for grande pode faltar energia para o próprio RX e neste caso ele reinicia, isto é conhecido como blackout do rx. E ai o aero cai por ...... interferência ? falta de sinal ? Nada disto, cai por falha no projeto elétrico do aeromodelo.

No meu aeromodelo 20cc uso servos grandes (devido o preço dos chineses ser mais baixo, e os grandes serem mais confiáveis que os menores, etc..) mas coloco 2 baterias Life de 2500mha ligadas direto no RX, é exagero? não sei, mas mesmo assim as vezes a telemetria me avisa que há queda de tensão durante alguma manobra mais critica..
Agora estou trocando por baterias Life de 2100mha, que possuem 10c ao invés de 5c... os avisos pararam....

Agora esta questão da corrente, tem que ver também até quanto de corrente o receptor suporta, claro que uma coisa é corrente media, e outra é corrente de pico, mas tem que ver e ter conhecimento disto para não fazer besteira também. Alguns receptores da Futaba suportam alta carga de corrente, e conheço muita gente que voa aeros Giant com apenas o receptor da Futaba, mas são receptores com tecnologia FASST não sei o nro deles agora para dizer...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por alissongc2000 »

...
Editado pela última vez por alissongc2000 em Sáb Mai 28, 2016 1:36 am, em um total de 1 vez.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por LaercioLMB »

Disse tudo Alisson, como eu havia mencionado antes, a maior parte dos problemas é preguiça do pessoal em fazer a coisa certa e depois culpam o equipamento.
Até os rádios xing ling se respeitados seus limites não dão problemas de sinal, salvo é claro quando há um defeito de peças do rádio.
Seguido se fala no consumo de servos e equipamentos, mas acha que muitos dão atenção a isso?
Eles preferem dar atenção aos palpiteiros que elogiam qualquer droga do que aos que realmente querem ensinar, pois não gostam de ouvir que estão fazendo algo errado, preferem somente os elogios e se vê dentro dos aeromodelos aqueles ninhos de passarinho feito com os fios da eletrônica toda do modelo.
É lamentável isso, mas é verdade, doa a quem doer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por alissongc2000 »

Laercio, eu uso xing lings desde que comecei, e até incentivo quem vai começar a voar com elétricos a comprar os turnigy 9x, ou até mesmo os hk 4ch devido o custo baixo, etc.. mas quando o pessoal começa a migrar para glow ou gasolina ai digo que é melhor investir em algo melhor...
Isso porque, muita gente começa e pára, por não gostar, ou porque não consegue aprender, ou isso ou aquilo, etc...
Tenho amigo que tem 10 aeros glow, etc.. e voa somente o shock flyer, já faz uns 3 anos que o cara voa e não voa os glow, somente deixa de "esposição" em casa kkk; ai o Turnigy vai atender ele o resto da vida kkkk

Eu uso atualmente Frsky Taranis, gosto bastante dele, nunca deu problema nenhum, e uso ele bastante. A única coisa deste rádio que é chata, ele estraga são os botõezinhos de trimagem (chave tactil) que começam a falhar... Mas faz pouco tempo troquei todos os botões de um Futaba 14mz de um amigo, pois começou a parar, cada mês parava um, ai ele disse, poxa não dá para trocar todos, ai troquei, e está 100% agora, ou seja, acho que este problema com estas chavinhas todo mundo tem até as marcas boas, apesar que demora mais para aparecer o problema.

Eu atualmente tenho amigos voando glow e gasolina, alguns usam o Turnigy, outros usam o Turnigy com FrSky, outros o 9xR + FrSky, outros tem Spectrum DSMX, Futaba, e Taranis, os únicos que as vezes tem algum problema são os do Turnigy mesmo, devido normalmente quase 100% das vezes a antena dele quebrar a malha, ai o aero começa a congelar em voo, congela e volta, etc.. A solução é a troca do RX, mas para não acontecer tem que fixar a antena de alguma maneira junto com o RX para não vibrar e cortar. Teve um caso que a solda da malha da antena do módulo veio solta de fabrica e ai o aero congelava também quando passava de 80mtrs.. Mas apenas resoldar resolveu também... agora este amigo, depois de ter quebrado alguns aeros no inicio, está montando um glow e já comprou o FrSky...

A FrSky apesar de chinesa, possui uma qualidade boa, muitos que tem Futaba usam o RX da FrSky para glow e GAS, até uns 30cc devido o custo mais baixo.

Outro ponto que comentei sobre os servos acima(xing ling), é que se vc comprar um servo Hitec por exemplo de 3kg vc pode confiar que ele aguenta os 3kg ou até mais, e pode voar com ele por anoss e não dá páu.. tenho 2 servos destes no meu Mojo 3D, que estão no aileron, já uso eles nem sei a quanto tempo, pois usava eles no pastinha que tinha quando comecei... e aguenta blz. Ai vc compra um servo de 15kg coloca no avião, mas eles não aguentam os 15kg, ou se aguentam eles queimam se exigir muito deles, tipo, é como se eles fossem de sei lá 6kg com um possivel pico de 15kg, se usar ele muito tempo perto dos 15kg ele queima, ai já tive problemas com servos de 15kg no aileron do meu 20cc, comparado aos 3kg do Hitec, não é um esforço tão maior assim pois o aero é maior mas não chega a ser nem 2x maior que o outro que usa o de 3kg no aileron... já queimei uns 3 servos xing ling no aileron do 20cc (Turnigy 1501)... Agora mudei a marca, vamos ver....
O problema hoje é comprar marca boa, pois tem muita coisa falsa no mercado! Tem uns servos Futabas que aparecem de vez em quando na pista que é de chorar...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por Anselmo.rt »

Valeu galera, acho que chegamos numa conclusão sobre esse rádio:
Ele é sim aconselhado para gasolina desde que seja utilizado o receptor adequado e que as ligações no aero sejam feitas da forma correta.

johndss, agradeço o seu relato que enriqueceu e serviu de contra-ponto aos relatos de queda.
alissongc2000, concordo 100% como suas consideração e eu também usei por muito tempo turnigy 9x e nunca tive problemas. Sua explicação sobre a alimentação da ignição e servos enriqueceram esse debate.

Abraço a todos
---------------
Anselmo
---------------
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por LaercioLMB »

LaercioLMB escreveu:Disse tudo Alisson, como eu havia mencionado antes, a maior parte dos problemas é preguiça do pessoal em fazer a coisa certa e depois culpam o equipamento.
Até os rádios xing ling se respeitados seus limites não dão problemas de sinal, salvo é claro quando há um defeito de peças do rádio.
Seguido se fala no consumo de servos e equipamentos, mas acha que muitos dão atenção a isso?
Eles preferem dar atenção aos palpiteiros que elogiam qualquer droga do que aos que realmente querem ensinar, pois não gostam de ouvir que estão fazendo algo errado, preferem somente os elogios e se vê dentro dos aeromodelos aqueles ninhos de passarinho feito com os fios da eletrônica toda do modelo.
É lamentável isso, mas é verdade, doa a quem doer.


Alisson, note que não desmereci por total os rádios xing ling, citei que se respeitados seus limites, não dão problemas a não ser é claro pelos motivos já citados.
Eu quando voltei ao aeromodelismo, não tinha dinheiro para investir em um Futaba novo, então comprei um Futaba 6 canais e o usei por uns 6 meses até que apareceu uma boa oferta de um Futaba 7 canais e o comprei, vendi o de 6 e apareceu outra boa oferta de um Futaba 8 canais e o comprei também.
Tenho atualmente 3 rádios Futaba, dois de 7 canais e um de 8 e todos comprei usados com ótimos preços.
Admiro muito a estética desses novos rádios xing ling, mas sabemos que a qualidade deles tem caído muito devido a alta demanda.
Toda e qualquer marca de rádio está sujeita a ter defeito, nenhum é imune a defeitos, mas tem os que tem menos defeitos e os que tem mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por alissongc2000 »

Sim entendo, eu mesmo estou pensando em fazer isto, comprar um Futaba de 6ch e ir tentando trocar para os superiores, pois Futaba não desvaloriza! Se vc comprar usado, já compra ele desvalorizado e depois vc mantem o capital e vai sempre ter alguém querendo! Ao contrário dos xing ling, que vc compra ai vai vender, tem que jogar o preço lá embaixo, porque o cara prefere comprar novo, etc..
Valeu!
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por Wesley_Sniper »

Anselmo.rt escreveu:Wesley,
O avião era gasolina? você poderia dar mais detalhes sobre o ocorrido? alguma pista que nos ajude a entender tecnicamente onde está a falha no projeto desse rádio?

Este rapaz que teve problema com os dois, comprou para utilizar em Dro.nes 250mm e modelos elétricos 3d.
O radio funcionou normal por um tempo, mas depois de alguns meses cortava o sinal com o avião em solo( :?: )... comprou vários tipos de receptores, sem alternativa, pediu a troca com a garantia da futaba.
E para surpresa, depois de um mês... o mesmo problema...

Ele suspeita que pode ter sido algo relacionado ao simulador, mas nada confirmado.

Os outros dois usavam em modelos glow .61, .46 e dr,ones full range.

O mesmo problema.

Um deles conseguiu vender para retirada de peças. O outro trocou o modulo por um frsky (preciso confirmar).
:D
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por Anselmo.rt »

Wesley_Sniper, valeu pelos detalhes.

Minha tese é a seguinte:
Temos três partes para analisar: Eletrônica, mecânica e software.
A eletrônica ou a mecânica se vem com algum problema de fabricação conseguimos detectar já de imediato. A degradação dos componente ocorrem com o tempo, mas 1 mês é muito pouco ainda mais levando-se em conta a marca. Sabemos que hoje em dia, a inteligência e segurança fica no software, ou seja, no firmware. Minha suspeita é o software e acredito que conforme seu amigo foi carregando o rádio com modelos e mixagens, algum bug se apresentou. Isso explica a falha nos dois rádios no mesmo período para a mesma pessoa com o mesmo uso. Além do mais, existe um alerta na futaba para os proprietários desse rádio com os números de séries lá especificados para fazer a atualização do firmware. No alerta o motivo é um bug na telemétrica, mais vai saber se não consertaram também aquela "cagadinha" no software. Se seu amigo ainda tivesse o rádio, poderíamos sugerir a ele que voltasse as configurações de fabrica no rádio.

Wesley_Sniper, você poderia dizer a época mais ou menos desses eventos?

Abraços.
---------------
Anselmo
---------------
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Re: Rádio Futaba 10J - mito? verdade? confusão?

Mensagem por Anselmo.rt »

Complementando, segue o alerta da futaba sobre a atualização do firmware do rádio.

http://manuals.hobbico.com/fut/10j-tech.pdf
---------------
Anselmo
---------------
Responder