FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por John-Henrique »

smicas escreveu:Na minha opinião vc está no limite de vídeo e r/c sem controladora com esse equip a chance de lenha e grande eim...

Realmente no caso dele, usando um vTX de 200 mW, o alcance de 1 Km é o limite, mas acredito que ele está se referindo ao tamanho da área disponivel para voar e não a distância que ele voa. Também acho que ele está se referindo a uma área no campo, provavelmente é longe da cidade e por esta razão o sinal não tem muito problema para se propagar.


smicas escreveu:Não é facil achar um aero a 1km
E se eu disser que perdi um aeromodelo de 56 cm a 15 metros de mim? Sobrevoei uma pequena floresta e meio que perdi a noção da altura bati na pontinha da copa da arvore, nunca mais achei.

E se eu disser que perdi 2 quadricopteros a menos 300 metros de mim? Cairam num canavial e nunca mais achei, desisti de voar por ali :roll:
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por carlitovargas »

Área de campanha e pastagens com zero obstáculos e o percurso foi acompanhado por outro quadricóptero com um tx de 1000mw e gps de outro colega.
Estou a 30km da cidade, e tenho alarme de localização no bichinho. Consegui essa marca 1km com a antena clover com quase zero ruído no vídeo, um pouco no retorno. Juro que meu medo não era o video sim o sinal do rádio, mas foi e voltou :) Não é usual, mais para testar alcance mesmo, 250 é para correr perto.
Tenho um tx de 600mw a caminho e um módulo frsky para explorar um pouco além de 1km, mas aí vai para outro equipamento.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:Agora que você falou sobre 'sistema'...

Particularmente uso o kit que citei acima (boscam xing ling como todo o restante dos equipamentos), comprei tudo separadão mesmo...

Antenas mushroom, por questões visuais e proteção delas. Em relação as antenas quanto melhor a dissipação da onda maior o alcance ;-) então investir nas antenas é mais vantajoso que no vTX e vRX.

Quanto ao vTX e vRX, você pode compra-los separados, desde que, você adquira ambos com as mesmas frequências, em outras palavras, se tu comprar o vTX (transmissor) na frequência 5.8 GHz terá que comprar um vRX (receptor) na mesma frequência.

Mito ou realidade (não sei)
Uma pá de gente diz que o TX em 2.4 GHz pode sofrer (ou causar) interferências com o vTX caso estejam trabalhando na mesma frequência, por esta razão você vai encontrar com muita facilidade kit de vídeo em 5.8 GHz. Nunca fiz o teste, mas acredito que seja mito...

Canais
É importante você ter um vTX com mais canais, recomendo um de 32 canais, existem vários modelos de 8 canais, funcionam iguais, a diferença é que aquele com 32 canais poderá evitar que quando você for voar alguém esteja usando o teu canal, dai você troca para outro e evita o problema.

Por falar em canais, você pode simplesmente transmitir no canal 8 (por exemplo) e ter vários vRX conectados no canal 8 recebendo o sinal. Por fim, você pode ter visto alguém falando no termo "casar", isto quer dizer, que se você tem 8 amigos voando FPV provavelmente eles estejam utilizando os 8 primeiros canais, dai você precisará de outro canal para voar, com 32 canais disponíveis você pode escolher outro canal e voar normalmente, o casar seria o ato de transmitir no canal 15 do vTX e receber a transmissão no mesmo canal no teu vRX.

OSD
Se você for mesmo voar apenas jatos você precisará de um OSD para acompanhar o consumo da bateria e alcance do rádio. Estou usando o RCD 3060 e pra mim é o suficiente (não faço voos distantes)

Agora o kit que você for 'montar' vai depender de 'em que você pretende aplicar', quer voar apenas próximo, longa distância, quais recursos do sistema quer acompanhar pela tela? O melhor mesmo seria tu expor tuas duvidas e a gente responde aqui.

Sobre EDFs
Ainda não voei com nenhuma, não tenho baterias que dê pra voar sem ficar querendo mais, afinal as EDFs consomem muito em pouquíssimo tempo. Só tenho baterias de 1000, 1500 e 3200 mA, acho que eu precisaria de uma de 2200 mA para voar com EDF.


Obrigado pelas dicas John, mais uma vez...
Falando mas bateria em EDF, naquelas azuisinhas de plastico, não sei se é a mesma sua... eu só usava de 2 turnigy 3s 2.200 mah 20-30c por voo ligadas em paralelo pois assim elas não esquentavam, e conseguia voar por uns 5 minutos... aí parti quando fui para 6s comprei meras "50 baterias" 3s 2.200mah 20-30c, pois uso 4 por voo associadas e em série que formam um pack de 4.400mah 25v, obtendo em média 4 minutos de voo com a turbina no talo :lol: :lol: :lol: :lol: o bom é que elas descem lá de cima morninhas e sem inchaço... optei desta forma que comprar baterias 6s pois vi varias queixas na web de caras que compraram baterias 6s e quando ia pro pau uma célula, jás bateria... Recentemente aprendi a "recondicionar baterias com célula estragada, uma tarefa arriscada mas com proteção de luva, óculos, estanhador e um bom extintor por perto consegui recuperar mais de 10 lipos velhas 3s que tinham uma celula baleada cada, fiz mais de 10 lipos 2s... com a crise a gente acaba achando uma saida para tudo heheheheh
Mas eu se fosse tu John, montaria um EDF pra brincar... cara é diversão garantida... :o :o :o :o
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:
smicas escreveu:Na minha opinião vc está no limite de vídeo e r/c sem controladora com esse equip a chance de lenha e grande eim...

Realmente no caso dele, usando um vTX de 200 mW, o alcance de 1 Km é o limite, mas acredito que ele está se referindo ao tamanho da área disponivel para voar e não a distância que ele voa. Também acho que ele está se referindo a uma área no campo, provavelmente é longe da cidade e por esta razão o sinal não tem muito problema para se propagar.


smicas escreveu:Não é facil achar um aero a 1km
E se eu disser que perdi um aeromodelo de 56 cm a 15 metros de mim? Sobrevoei uma pequena floresta e meio que perdi a noção da altura bati na pontinha da copa da arvore, nunca mais achei.

E se eu disser que perdi 2 quadricopteros a menos 300 metros de mim? Cairam num canavial e nunca mais achei, desisti de voar por ali :roll:


Perder Aeromodelo no mato brocha qualquer aeromodelista cara. eu até hoje, (mais de 3 anos de hobby) consegui perder um Schock Flyer, um Ugly Stick, e um P40... esse último me doeu cara, perdi a uns 550 metros... ainda doi.
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por John-Henrique »

As minhas EDFs são umas pretas, com o motor azul de 4500 kv, parece essa...
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/imag ... jDgValrte3
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:As minhas EDFs são umas pretas, com o motor azul de 4500 kv, parece essa...
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/imag ... jDgValrte3


Ahh bom, mas são de 8 Laminas?
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por John-Henrique »

FernandoArt escreveu:Ahh bom, mas são de 8 Laminas?

São nada, são de 6 "laminas"...
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: FPV em jatos EDF 6s é uma boa?

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:
FernandoArt escreveu:Ahh bom, mas são de 8 Laminas?

São nada, são de 6 "laminas"...


6 laminas com 4.500kv devem ter um bom empuxo... o f*** é o som dessas EDF com poucas laminas... parece um aspirador voando heheheh....
Monta aí cara um jatinho, não vai se arrepender, é outro vôo cara...
:P :P :P :P :P :P :P :P
Responder