LIPO inchou sem usar!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

LIPO inchou sem usar!

Mensagem por Gabriel Velloso »

Minha lipo inchou sem usar, ficou uns 2 meses completamente parada, estava uns 90% carregada. Sou novo no aeromodelismo e não sei o que fazer, estou descarregando ela com o avião no mínimo de aceleração porque li que pode ser perigosa ficar inchada carregada. O que fazer? É uma zippy 2200mAh 25c
Ainda tentando voar a 1km/h
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por sersilveira »

Jogue fora!Uma bateria dessas ,inchada, é um perigo.Não vale a pena correr o risco.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! se não for usar a bateria dentro de poucos dias o correto é deixa-la no modo "storage", tenho duas que estão na mesma situação e não consegui faze-las voltar ao normal e não tem a capacidade nominal mais, ambas são de 2200mA e só fornecem 1300 e 1800mA, no mais funcionam "normalmente" . . . abraço.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por John-Henrique »

@ JACIMAR
Mas depois que uma Lipo começa a inchar ela tende a descarregar rapidamente porque pelo menos 1 das células já não funciona corretamente e perde carga, diminuindo a tensão. Se for descartar lembre-se que NÃO PODE 'jogar fora no lixo', é necessário descartar em local especifico, existem pontos de coleta para baterias (informe-se em sua região).
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por Gabriel Velloso »

Conheço umas pessoas que usam lipo totalmente inchada a bastante tempo e não teve nenhum acidente ainda. Eu mesmo já usei e sinceramente não vi nenhuma diferença significante entre as duas, nem aquecimento, nem descarga desigual. Ela só está um pouco inchada. Qual a tensao de cada célula ideal para guardar?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por John-Henrique »

@ GABRIEL
Digamos que você está dirigindo teu carro numa auto via (pista de transito com velocidade alta), dai você sente uma tonteira (ou fraqueza), você sabe que não é normal, você continua dirigindo ou para? Se você para é porque sabe que tem algo errado e quer tentar evitar algo pior, se não você ignora os riscos. Dá pra continuar dirigindo mas por segurança melhor parar, né?

É basicamente isso que se faz quando se usa um equipamento qualquer que está apresentando uma característica fora do comum.

Sobre armazenamento de lipo, não lembro agora qual a tensão por célula, mas no teu carregador, basta selecionar o programa "lipo storage" e deixar ele cuidar da tensão, dai é só guardar em local sem muita umidade e temperatura ambiente.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por Flavio LHP »

O modo storage deixa as baterias com aprox. 3.8v por celula.. assim que se deve guardar uma bateria para evitar riscos e inchaços. Eu costumo carregar minhas bats e ir pra pista... se nao uso no dia eu coloco todas em storage no carregador... se uso nao costumo voar mais que 5 min e qd pouso as bats ja estao na faixa de 3,85. Ai eu ja guardo de boa... se inchou um pouco mas esta boa eu continuaria usando.. tenho uma.de 2200 mt inchada e voo meu heli 450 com ela de boa..
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por alle »

Alguém aqui já viu uma desta baterias estourar?
Eu já vi, e uma labareda de fogo de +- 1 metro, não vale o risco.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: LIPO inchou sem usar!

Mensagem por John-Henrique »

Já deixei uma carregada no sol, aqueceu e soltou um "jato" de fogo de quase 1 metro por cerca de 30 segundos e queimou tudo, sobrou só uns carvãozinho...
Responder