Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por John-Henrique »

No ultimo ano perdi 2 aeromodelos e 1 multicoptero, com exceção de 1 destes aeromodelos (sumiu na copa de uma arvore) os demais foram longe demais e perderam sinal, nos 3 casos, o problema foi causado por mim, quis voar muito longe e no outro quis voar a noite :mrgreen:

Enfim, nestes 2 últimos casos se tivesse fail safe disponivel poderia ter utilizado e recuperado os modelos. A questão é que quando fui comprar o rádio não sabia deste tipo de recurso e acabei comprando um rádio baratinho (HK-T4A V2), meses depois descobri que os rádios possuíam memoria interna e medidor de tensão da bateria ai comprei um FlySky FS-T6. Eis que vem minha duvida...

Definitivamente meus rádios não tem recurso fail safe, mas eu poderia adquirir um dispositivo de fail safe externo e também poderia usar uma controladora com fail safe, ambos provavelmente resolveriam o problema, mas também poderia comprar um novo rádio como o Flysky FS-i6S (10 canais) ou FlySky FS-i6 (6 canais), que me parece ser mais vantajoso (mais recursos).

De qualquer forma quero a opinião de quem usa/usou fail safe, tendo um rádio com suporte a fail safe, no caso de um aeromodelo ou multicoptero perder o sinal imagino que ele não vai voltar para próximo de mim (ponto de decolagem) porque não há GPS e também não é a função RTH, então, o fail safe num aeromodelo sem controladora de voo serve para que?
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por vitor bastos »

Com o fail safe, você pode configurar para que, em caso de perda de sinal, o motor fique com certa potência, o profundor ailerons e leme fiquem configurados de forma que o avião faça uma decida suave em circulo, de modo que não vá muito longe e não quebre com o pouso forçado. Este foi só um exemplo. Você pode configurar o fail safe de modo que o modelo realize a manobra que você desejar em caso de perda de sinal, justamente para evitar a perda e/ou quebra do modelo. E no caso dos multis, normalmente é usado para acionar o RTH, ou no caso de um multi sem GPS pode ser usado para acionar o Altitude Hold, evitando a queda do modelo até que se consiga recuperar o sinal.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezado ! serve para que você configure as superfícies de controle e acelerador, de forma que o aero faça uma curva suave, sem perder altitude e você recupere o sinal do rádio e se mesmo assim não conseguir recuperar o controle pelo menos o aero fique em uma área na qual fique mais fácil procurar, mas hoje em dia é melhor ter uma controladora com RTH . . . abraço !
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por vitor bastos »

E acrescentando, não basta o rádio permitir a configuração do failsafe, você tem que usar um receptor compatível, pois é nele que fica armazenada a configuração, caso vá adquirir um novo rádio, certifique-se de que o receptor que o acompanha possui failsafe
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por John-Henrique »

@ VITOR BASTOS
Os 2 modelos que citei tem a função e vem acompanhados de receptores também compatíveis.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por vitor bastos »

Sim sim, possuo um FS i6 com mod de firmware 10 canais, recomendo :D E pelo que sei, o FS i6s é a mesma coisa do FS i6, exceto pelo fato de já vir com 10 canais e tela touch, porém, o i6s é mais focado em multis, repare pelo visual, meio que imita o rádio do phantom. Dê uma pesquisada sobre ele. Já sobre o i6, caso tenha dúvida, só perguntar :D Até fiz um tópico sobre ele aqui no Evoo. Caso decida comprá lo, prefira um que venha com o receptor ia6b que é full range, possui PPM e iBus, protocolo serial da Flysky.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por John-Henrique »

@ VITOR
O que exatamente quer dizer full range?
Qual a vantagem do protocolo serial?
Qual a diferença entre PPM e iBus?
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por Alexandre Neto »

Se pretende trocar de radio, opte por algum que vc possa usar um modulo FrSky, te digo por experiencia propria, a qualidade do sinal do FrSky é insuperavel. Já tive o Fs-i10, é bonitinho mas não chega aos pés de um Frsky. É só uma dica.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por John-Henrique »

@ ALEXANDRE
Não chega aos pés em que sentido? Tem pouca fama? O alcance é maior? É mais leve? Tem mais funções (que me sejam uteis)?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fail safe - Duvidas de quem nunca usou

Mensagem por LaercioLMB »

Alexandre Neto escreveu:Se pretende trocar de radio, opte por algum que vc possa usar um modulo FrSky, te digo por experiencia propria, a qualidade do sinal do FrSky é insuperavel. Já tive o Fs-i10, é bonitinho mas não chega aos pés de um Frsky. É só uma dica.


Acho que isso responde a pergunta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder