Bateria Ni-MH 9,6v 4500mAh

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Bateria Ni-MH 9,6v 4500mAh

Mensagem por Gabriel Velloso »

Olá!
Um amigo me deu hoje uma bateria de Ni-MH de 9,6v e 4500mAh, medi ela e ela esta completamente zerada, 0,00v.
1-Como faço para recarregar?
2-Quantos C no máximo para carga?
3-Ela é igual lipo q a tensão nominal é diferente da real?
4-Posso descarregar até quantos volts?

Sou estudante de eletrônica, se tiver que fazer algum circuito ou pci para um carregador caseiro, podem me mandar uma sugestão!

Agradeço pelas respostas!
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Bateria Ni-MH 9,6v 4500mAh

Mensagem por Abib »

1. lentamente
2. quanto menor o C, melhor.. deixe algo como 0.1C por 10 horas, mas monitore muito bem a temperatura das células o tempo todo. Não deixe passar de 50ºC. Se isso acontecer, pare e verifique a tensão. Pode ser que a bateria já esteja carregada.
3. A tensão final sob carga deve ficar próxima da tensão nominal
4. Quanto maior a tensão para recarga, melhor. alguns sites dizem não menos de 1.1v/célula.

PS: É bem provável que esta bateria já tenha ido pro vinagre.. Se está zerada, recomendo usar esta bateria para testes, não para voar.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Bateria Ni-MH 9,6v 4500mAh

Mensagem por Gabriel Velloso »

Não ficou muito claro, pelo menos pra mim, os valores de tensão. Carrego ela até 9,6v e descarrego até 8,8v? Me corrija se eu entendi errado.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Bateria Ni-MH 9,6v 4500mAh

Mensagem por Abib »

Exato.


A tensão final sem carga deve ficar algo'próximo de 1.4v/cel. Quando ela for instalada, deve ficar em algo entre de 1.25 e 1.15v/cel (nominal) até chegar aos 90% de descarga.
Se a célula chegar a 1,1v é por que ela já estaria em queda livre de capacidade..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Responder