Hélice/Consumo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Hélice/Consumo

Mensagem por Bivo »

Gostaria de compartilhar uma experiência que tive com relação a testes que fiz.
Possuo um motor NTM3548 900kv e decidi utiliza-lo com 3S. Visando mais torque para acrobacia, montei uma hélice MA 13x6 o que resultou num consumo de 43A com 11,4V e o empuxo adequado para minha manobras. Por motivos que agora não vem ao caso, montei uma hélice MA13x5 e evidentemente perdi empuxo e o consumo ficou em 40A com 10,8V. Por algum motivo utilizando a mesma bateria nas mesmas condições de carga houve uma queda na tensão o que para mim não ficou claro. Então testei com uma MA 13x6 Electric only que é 10g mais leve, e o consumo foi para 49A 11,1V. Infelizmente não tive como medir a rotação nem o empuxo. Voando, me parece que o desempenho é o mesmo, entre as duas 13x6. Dessa maneira estou concluindo que a primeira 13x6 embora mais pesada, é mais eficiente.
Quando puder,vou testar uma 12x7 Electric only e avaliar o resultado. Estou utilizando bateria 2200 40C.
Alguém tem algo a comentar?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Hélice/Consumo

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezado ! tenho um motor similar só que 1100Kv, queria usá-lo com bateria 4S mas aqueceu muito o ESC com as hélices recomendadas pelo "manual" ( folheto na realidade ) mesmo mudando a frequência do PWM, mudei para 3S e diminuí o diâmetro e passo até conseguir que ficasse razoável, e um consumo de 30A apenas, isso com hélice 11X6 . . . pergunta : Seu ESC aquece muito ?
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Hélice/Consumo

Mensagem por Bivo »

Não aquece muito não. Uso um ESC Trust de 55A.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Hélice/Consumo

Mensagem por Bivo »

Ja testei meu motor com 4S hélice APC 12x6. 53A
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Hélice/Consumo

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! Bivo, interessante ! talvez seja meu ESC . . . abraço.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Hélice/Consumo

Mensagem por Bivo »

O teste mencionado no inicio do tópico foi realizado com o ESC Trust 55A da Turnigy. Decidi substituí-lo pelo RedBrick de 70A, repeti o teste e os valores começaram a fazer sentido. De maneira geral os valor de tensão e corrente ficaram abaixo do anterior, entretanto, notei que o motor manteve a mesma potência. Esses reguladores chineses são uma loteria!
Responder