Eletrônica aeromodelo treinador

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Ksroiz
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Qui Jun 07, 2012 6:09 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Eletrônica aeromodelo treinador

Mensagem por Ksroiz »

Ola pessoal, vou postar minha duvida aqui pois não encontrei de forma especifica a resposta. Caso eu esteja infringindo alguma regra do fórum já peço desculpas.

Estou precisando comprar a eletrônica para um aeromodelo de aproximadamente 1 metro e no maximo 1,20 metros

O responsável por criar o aeromodelo me indicou essa eletrônica:

motor 2836 1100kv
esc50a
4 servos
helice
rodas link

O motor eu encontrei esse aqui:
http://www.banggood.com/DYS-D2836-750KV ... mds=search

Com o motor acima, nas especificações informar ser necessário um esc de 40A

Estou em duvida entre esses dois, pela marca eu iria de Emax não sei se estou certo mas vejo em alguns foruns muita gente falando dessa marca, mas tenho duvidas ja que o motor é de Brushless e o esc da emax não informar ser de Brushless

http://www.banggood.com/Emax-Simonk-Ser ... mds=search

http://www.banggood.com/Red-Brick-50A-E ... mds=search

E tem esses servos de metal:

http://www.banggood.com/6X-Towerpro-MG9 ... mds=search

Com as informações que passei acima, é possível me ajudarem a escolher o melhor esc e também uma bateria para essa eletrônica ?
Kleber Roiz

FlySky FS-i6 2.4 6CH RC Transmitter With FS-iA6B Receiver + Original SkyRC IMAX B6 Digital
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Eletrônica aeromodelo treinador

Mensagem por LaercioLMB »

Motor pesado demais, use um Emax CF2822 com uma hélice 8X6 e bateria 3S.
Não adianta colocar canhão de motor em aeromodelo elétrico, isso na maioria das vezes só irá gerar tendência de rolagem no aeromodelo e diminuição drástica no tempo de voo.
ESC de 20A ou 25A, colocar um de 50A não vai fazer o motor funcionar bem, pois o timing de motores grandes é diferente de motores menores e não se escolhe ESC só pela capacidade, tem muito mais em cima disso e a maioria não quer aprender, prefere ignorar e seguir errando sem se dar conta disso.
ESC com software simonk são para multi rotores e FUJA de ESC Redbrick, são uma porcaria, dão mais problemas que o nosso governo.
Sobre os servos Tower pro, não sei muito deles a não ser reclamações de outros, mas eu compraria servos HXT e não Tower pro.
Servos se escolhe pelo torque necessário para mover as superfícies e não pelo peso dele ou por ter ou não engrenagens de metal, pois se o servo estiver trabalhando no limite ou acima dele, a melhor marca vai dar pau também.
Sobre a bateria, é muita diferença em uma bateria para um modelo de 1000 mm de envergadura e um de 1200 mm, pois o peso muda muito e bateria grande demais em modelo pequeno, só vai diminuir tempo de voo ao invéz de aumentar como a maioria acha que vai se colocar uma bateria maior, pois bateria maior, tem muito mais peso e isso te axige mais motor para fazer o modelo sair do chão já que a velocidade de voo dele aumentou muito devido o peso extra e não é o empuxo do motor que vai fazer o aeromodelo voar, são as asas que tiram o modelo do chão e não o motor e maior peso, maior velocidade para as asas tirarem o modelo do chão.
Aprenda a filtrar o que te falam, pois é o seu dinheiro gasto e não o dos outros, por isso, não se deixe enganar por dicar que parecem ser fantásticas que poderão deixar o seu tempo de voo muito curto e o seu prazer virar decepção.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Ksroiz
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Qui Jun 07, 2012 6:09 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Eletrônica aeromodelo treinador

Mensagem por Ksroiz »

Boa Tarde Laercio, antes de qualquer coisa muito obrigado pelas informações passadas, vi que foram muitas as visualizações e não sei se agir de forma incorreta no forum pois só você me respondeu até o momento. Tentei encontrar informações detalhadas quanto as minhas duvidas mas não entendo muito do hobby e devido a isso abri o topico solicitando ajuda.

Do pouco que havia lido sobre aermodelos treinadores, sempre foram indicados motor 2822 da emax e achei estranho a pessoa que quer me vender o aviao pedir outro motor.

Eu até prefiro esse motor pois li que ele é bem recomendado para os treinadores e também mais barato do que ja havia sido indicado, porem surgiu outra duvida e espero não ser chato com o questionamento mas ainda tenho duvida de qual esc comprar, abaixo deixo o link de varios esc e peço por favor que me indique 1 para esse motor, ja que vou comprar o motor nesse mesmo site.


http://www.banggood.com/search/esc-25a.html




A bateria também não entendi muito bem, então eu procurei por bateria 3s mas tem varios modelos e marcas, e algumas para multirotores e achei meio confuso, dessas aqui alguma vale a pena comprar ?

http://www.banggood.com/search/battery- ... 0_p-1.html



Os servos eu dei uma procurada e no site que pretendo comprar o motor e o esc a maioria é da marca towerpro, eu ja tinha pensado em comprar esse aqui:
http://www.banggood.com/4Sets-TowerPro- ... mds=search

Ainda assim você acha não ser uma boa ideia esse tower pro ?




Desculpe tantas duvidas e questionamentos, mas ainda estou meio perdido com a eletronica e espero continuar contato com a ajuda de vocês do forum para poder conseguir montar meu primeiro aeromodelo.

Observações: Abaixo deixo os equipamentos que ja havia comprado:

FlySky FS-i6 2.4G 6CH AFHDS RC Transmitter With FS-iA6B Receiver

Original SkyRC IMAX B6 Digital RC DC Lipo Li-polymer Battery Balance Charger
Kleber Roiz

FlySky FS-i6 2.4 6CH RC Transmitter With FS-iA6B Receiver + Original SkyRC IMAX B6 Digital
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Eletrônica aeromodelo treinador

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Não entendo muita coisa de aero, vôo bastante helis, mas vamos lá:
Qual o modelo/material que vc vai montar? Ajuda também saber o peso do modelo pra recomendar eletrônica. Motores possuem a tabela de empuxo e a gente utiliza esses valores. Nos helis normalmente a proporção é bem alta indo de 2:1 até... Bem já pilotei heli 7:1, creio que nos aeros 1:1 é escala e 2:1 acrobático. Na tabela também possui a voltagem, amperagem e a helice recomendada, que será utilizada pra definir o ESC e hélice.

Escs simonk é possivel flashear outra firmware com as funções de aero, entretanto é preciso um Arduíno ou usbasp e skills em micro solda pra soldar os pads necessários pra realizar o flash. Resumindo, não vale o custo e dor de cabeça.

A respeito do B6, o seu é original? Já testei genéricos e eles não balanceiam corretamente as células.

É bom também vc perguntar no rcgroups, pessoal bem prestativo lá.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Eletrônica aeromodelo treinador

Mensagem por LaercioLMB »

Eu só uso ESC turnigy plush, os demais se não forem os top de marca, prefiro nem usar, pois tenho visto muitos problemas de esc queimando ou esquentando muito devido a má qualidade.
Esses ESCs do link que você postou, eu não compraria nenhum se fosse pra mim.
Sobre empuxo, em aeromodelos treinadores, o empuxo de 1/3 do peso do modelo já é mais do que bom, metade do peso melhor ainda, pois aeromodelo sai do chão pelas asas e não pelas pás da hélice como no helicóptero.
Acrobáticos sim que pode e deve ter um empuxo maior do que o peso do modelo somente para fazerem a manobra tork & roll na qual o modelo fica pendurado pelo motor como se fosse um helicóptero e sai quase que em linha reta para cima, fora isso, empuxo maior que o peso do modelo é inútil, pois para isso o motor tem que ser muito potente e potência requer motor maior e mais pesado que por sua vez exige bateria maior e mais pesada e em um aeromodelo pequeno, tanto peso acaba em alta velocidade de estol e pouco tempo de voo.
Servos eu usaria somente os HXT desses xing ling, fora isso, Hitec ou Futaba se eu quiser mesmo qualidade.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ec_9g.html

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... w_BEC.html

Ou esse

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... w_BEC.html

Que suporta até 22A de pico, coisa que um motor emax 2822 irá queimar se chegar a esse consumo já que o máximo que um emax 2822 suporta é 18A

Sobre o motor

http://www.asaseletricas.com.br/loja/pr ... ts_id=1574

com uma hélice 8X6 para um modelo de 1000 mm de envergadura ou 9X4 para um de 1200 mm de envergadura que não chegam nem a 16A de consumo máximo e motor leve, o que te permitirá compensar peso com bateria mais potente para maior autonomia.
Não adianta colocar motor se 70g se não poderá usar baterias de 300 g de peso para suportar o motor potente.


Mas antes de qualquer coisa, é preciso ter o aeromodelo pronto para se saber o peso dele e calcular o melhor conjjunto de motor e hélice para obeter o melhor rendimento com o menor peso e custo.
Não adianta gastar muito com a falsa ideia de que pode aproveitar em outros modelos, pois a eletrônica usada nesse que você vai fazer, poderá ser utilizada em outros modelos desde que compatíveis com o conjunto.
Não existe motor universal para qualquer modelo, por tanto, pensar em um motor para usar em outros depois é pura ilusão, pois qualquer motor que usar nesse, poderá ser uado em outros depois desde que como já falei antes, que sejam compatíveis.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Ksroiz
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Qui Jun 07, 2012 6:09 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Eletrônica aeromodelo treinador

Mensagem por Ksroiz »

WarklifeofChaos

Muito obrigado pela ajuda, agora você me fez uma pergunta que é facil de responder me baseando no que estava escrito no site que eu comprei o b6

La consta como original, porem como sei que realmente é original ? Só com aquele selo holografico embaixo é original ? Em todo caso como você perguntou deixo abaixo o link de onde comprei.

http://www.banggood.com/SkyRC-IMAX-B6-D ... mds=search


Laercio mais uma vez muito obrigado, ficou bem mais claro o que escolher e agora entendi que estou fazendo da forma errada, o certo é comprar o aeromodelo para em seguida verificar a questão da eletronica, estou vendo a eletronica antes de ter o aeromodelo e acho que isso que esta errado.

Vou comprar o aeromodelo e volto aqui caso ainda tenha duvidas.
Kleber Roiz

FlySky FS-i6 2.4 6CH RC Transmitter With FS-iA6B Receiver + Original SkyRC IMAX B6 Digital
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Eletrônica aeromodelo treinador

Mensagem por LaercioLMB »

De fato, quando eu iniciei no aeromodelismo elétrico, a primeira coisa que fiz foi comprar motor, esc, servo e bateria sem ter a menor noção de que aeromodelo ou tamanho eu iria construir.
Me ferrei feio com isso.
Escolhi fazer um pequeno para começar, um caça da primeira guerra com 760 mm de envergadura, só que o motor comprado seria para um de 1100 mm de envergadura e a bateria, para um de 1200 mm em diante.
Resultado, um aeromodelo que não poderia passar dos 150g pronto para o voo, só a bateria dele já pesava 227 g.
Voou?
Sim, mas muito veloz e não tinha trem de pouso que aguentasse na hora do pouso devido ao peso aumentar muito com a velocidade e o impacto no solo (pura física isso, velocidade + massa ...).
Bom, fiz outro com 1480 mm de envergadura, resultado, motor pequeno demais e bateria deixou a desejar.
Resumindo tudo, fiz caca duas vezes.
Me avisaram que não ia dar, mas eu insisti e me ferrei. Azar o meu?
Para quem tentou me ajudar sim, mas para mim, tempo e dinheiro perdido.
Aprendi a construir primeiro e depois escolher o que mais se adequaria a situação, vendo a velocidade ideal do modelo e usando o RCCalc para me ajudar a saber isso e assim poder escolher um motor conforme a hélice que eu precisaria usar no modelo e não o contrário.
Exemplo:
Vou fazer um Cessna 182 com 1300 mm de envergadura.
Posso usar nele uma hélice de 7 polegadas?
Até poderia com um motor com kv adequado, mas a hélice renderia o que se dispões devido o tamanho do nariz do aeromodelo logo atrás dela?
Nem aqui e nem na china daria certo, mas muitos o fazem assim e juram que está bom, pois nunca tiveram realmente algo bom, sempre meia boca e se contentam com isso.
Como eu faço então?
Procurando pela ficha técnica do Cessna 182, descobri que ele usa hélices entre 78 e 80 polegadas e que ele tem 11 metros de envergadura = 11000 mm.
Bom, o que pretendo fazer tem 1300 mm. Então como saber qual hélice ficaria mais proporcional ao modelo?
11000 : 1300 = 8,46 ou seja, o modelo está em uma escala entre 1:8 e 1:9. Se eu for fazer ele escala só irei encontrar peças 1:8 ou 1:10, então teria que optar para a escala 1:8.
11000 : 8 = 1375 mm de envergadura e faz sim muita diferença.
Escala 1:8 e a hélice original tem entre 78 e 80 polegadas, usarei a de 80 para ver a escala. 80 :8 = 10 polegadas, mas a menor poderia ser 78:8 = 9,75 polegadas, o que me faria voltar para a de 10 polegadas com um passo adequado ao kv do motor que suporte bem uma hélice de 10 polegadas e não fique no limite, como escolher um motor para hélices entre 8 e 10 polegadas, isso não rola, não é legal.
Outro detalhe, não usar hélice SF, pois o Cessna 182 não é de voo lento, por tanto, ele precisa de mais velocidade do que de força para voar.
Hélice SF não é e nunca foi para velocidade, tanto é que o próprio nome já diz, SF ( Slow Flyer) traduzido a grosso modo, voo lento.
Se eu vou usar uma hélice de 10 polegadas e pretendo usar uma bateria 3S, tenho que escolher um motor que suporte hélice 10 polegadas com bateria 3S.
É assim que eu faço meus modelos e voam bem sem me dar nenhum problema a não ser quando eu erro algo na pilotagem e aí não é culpa do modelo e sim minha mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder