Paralelo - com baterias diferentes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
dykvig
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 2:28 pm
Localização: Piranhas

Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por dykvig »

Amigos da internet, bom dia!
Eu estou querendo, porem receoso em realizar uma conexão em PARALELO destas 2 LiPo
com esta

Mesmo número de celulas (4S), porem a capacidade mAh e C são diferentes
Meu ESC é de 30A - então qualquer uma já da conta e alimenta - lo a contento
Pergunta - Pode - se realizar a ligação em PARALELO ?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por John-Henrique »

Primeiro vamos entender o que são as indicações
Sobre a bateria
C -> Refere-se ao valor de descarga da bateria (o pack)
mA -> Muitas vezes apresentado como mAh refere-se a quantos miliamperes são fornecidos por hora. Uma bateria de 1000mAh fornece 1,0A
4S -> Refere-se a quantas células a bateria possui
1P -> Indica quantos packs a bateria tem (raramente você encontra baterias 2P acima, normalmente fazemos isso 'em casa')

Sobre o ESC
A -> refere-se a quantos Amperes ele trabalha, normalmente um de 30A suporta picos de até 40 (se não me engano)

Qual a relação entre os 30A do ESC e os 30C da bateria? Praticamente nenhuma. Os 30A do ESC define qual o limite de consumo o motor pode exigir do ESC, ou seja, você só poderá usar um ESC de 30A em motores onde o consumo seja de até 30A.

Mas então, pra que serve os 30C da bateria? Bom, como o C define a capacidade de descarga, então, uma bateria de 1000mAh, fornece 1A, este valor é multiplicado pelo C, neste caso imagine uma bateria de 20C, teríamos então 1x20, totalizando 20A de capacidade de descarga imediata, em outras palavras, se seu conjunto eletrônico precisar de 20A esta bateria estaria fornecendo o necessário. Neste exemplo a bateria tem grandes chances de ter o tempo de vida encurtado porque estaria sempre trabalhando no máximo, porém, estes 20A são para momentos de pico, aqueles em que você repentinamente acelera ao máximo por pouco tempo.

Agora vamos a duvida.

Posso ligar as baterias em paralelo, sim, pode, sem duvida alguma, mas temos que levar em consideração alguns itens. Você pode ligar em paralelo uma bateria de 180mAh e outra de 10.000mAh, mas recomendo não fazer ligação em paralelo nas duas. "Pode por uma do lado da outra mas não na mesma conexão elétrica."

Agora vamos raciocinar, deixarei para você decidir o resultado. Veja quais pontos do problema estão corretos e quais são barreiras. Se houver barreiras, então, não dá pra realizar o que você quer.

- Temos 2 baterias de capacidades diferentes tanto em descarga quanto em 'armazenamento'.
- O consumo de um conjunto eletrônico consome "1000mAh" em 15 minutos de vôo/uso
- A bateria lipo se descarregada além do permitido, sofre danos e provavelmente não conseguirá armazenar carga novamente.
- O que acontece se usando as 2 baterias (ligadas em paralelo), caso uma delas se descarregue antes da outra?
- Realmente consigo controlar quanto cada bateria está descarregando (carga sobrando)?
- Realmente preciso ter 2 baterias ligadas em paralelo?

Outra questão interessante...
- Pra que eu preciso de mais peso (bateria extra) no meu modelo?
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por atoniollo »

NÃO
dykvig
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 2:28 pm
Localização: Piranhas

Re: Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por dykvig »

John-Henrique escreveu:- Temos 2 baterias de capacidades diferentes tanto em descarga quanto em 'armazenamento'.

Ola John, bem pelo visto parece que pode, mas com limitações! Baseando - se no setup listado, é melhor eu realizar testes no chão* para que eu possa mensurar a capacidade do conjunto, que acredito eu vai arrocha mais pro lado da bateria menor...
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por John-Henrique »

Digamos que seria mais ou menos o caso de você ter um veiculo e andar com imposto atrasado, não é recomendado, mas pode, desde que você saiba que corre riscos. No caso das baterias do ponto de vista técnico, melhor não arriscar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por LaercioLMB »

Resumindo tudo, se passar do limite de carga baixa da bateria de menor capacidade, certamente ela não irá mais pegar carga novamente além de ter 50% de chances dela incendiar dentro do modelo.
Em outra língua, não pode ligar baterias de capacidades diferentes nem em série e nem em paralelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por Hidden »

Amigo, poder pode...

Estude sobre lei de kirchhoff para entender melhor.
Duas baterias ligadas em paralelo, não serão mais nem a primeira e nem a segunda, será uma terceira bateria resultante. Se ligá-las em paralelo, inclusive ligando também os plugs de balanceamento para garantir que cada célula esteja em paralelo, não haverá como uma se descarregar primeiro que a outra, a tensão será a mesma em cada célula que estiver ligada em paralelo, mas observe que isso não impede de ocorrer desbalanceamento entre as células resultantes que estão ligadas em série.

Existe uma diferença muito grande em ligar baterias em série para resultar em uma tensão maior por exemplo, neste caso se elas tiverem capacidades diferentes, a de menor capacidade irá se descarregar primeiro, pois a corrente que irá circular no circuito será e mesma.

Já no circuito em paralelo, a corrente se divide, mas não de forma igual, devido à própria diferença entre as resistencias internas das baterias (uma de maior capacidade ou de maior taxa C possui menor resistência interna) a corrente se divide de forma proporcional entre as baterias, e o nivel de tensão se mantém o mesmo pois as células estão equipotencializadas.

Enfim, existe muita informação por trás disso tudo e muita lenda urbana também, na prática, pode-se sim utilizar baterias de capacidade diferentes em paralelo (a tensão e o tipo de baterias devem ser sempre os mesmos) mas sempre sabendo-se o que está fazendo, baterias por si só já são perigosas pois são acumuladores de energia, e se tornam ainda mais perigosas se não forem manuseadas devidamente, mas continuam obedecendo às leis da eletricidade como qualquer outro componente.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: Paralelo - com baterias diferentes

Mensagem por henriquefunari »

Voo com VANT, preciso de autonomia, quando eu estava desenvolvendo, usei e abusei em ligar baterias de diferentes amperes, cheguei a usar até 5 lipos em paralelo, 1x8A + 2x2,2A + 2x1A todas 3S, onde havia espaço eu encaixava uma bateria.
Sempre voando até o limite, quando pousava e media individualmente as células, todas muito próximas, com 3,8V com erro de 0,1 no máximo.
Depois de muito testar, até percebi que as baterias ficam mais geladas quando voo com várias lipos em paralelo do que apenas uma lipo.
Responder