Corona RD620II Dual Conversion

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Corona RD620II Dual Conversion

Mensagem por arthurinacio »

Olá pessoal. Possuo um rádio Futaba FM 6 canais, e como os receptores FM originais estão bastante escassos, depois de uma boa pesquisa encontrei os receptores Corona RD620II Dual Conversion com um preço acessível, pra usar com um cristal que tenho parado aqui. Gostaria de saber se alguém aqui os utiliza e se posso usar qualquer cristal de qualquer marca nele, desde que seja dual conversion, ou somente cristais da marca Corona? Obrigado.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Corona RD620II Dual Conversion

Mensagem por Elilson »

sim, pode usar cristal de dupla conversão. De qualquer forma, teste alcance
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Corona RD620II Dual Conversion

Mensagem por arthurinacio »

Beleza amigo, então só pra confirmar, o cristal não necessariamente precisa ser da marca Corona, certo? Valeu.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Corona RD620II Dual Conversion

Mensagem por LaercioLMB »

Não pode.
Qual é o canal original do seu rádio?
Vamos supor que seja o canal 35, os cristais que podem ser usados são entre 30 e 40, nem abaixo disso e nem acima disso.
O recomendado é que use cristais entre 33 e 37 para não fugir muito da calibração de fábrica.

Mas como isso?
Os rádios FM com cristais, tem bobinas de RF calibradas para trabalhar com um único cristal, mas aceitam tolerâncias pequenas.
|O que acontece se eu tiver o canal 35 e colocar um cristal canal 20?
Simples, não haverá casamento perfeito na modulação RF do sinal do rádio e isso deixará o rádio mais fácil de ter interferências, perder alcance de sinal a menos de 400 m e assim por diante.
A maioria dos problemas em rádios FM eram justamente os cristais colocados à moda miguelão, qualquer cristal de qualquer canal e que se dane, ligou, os comandos responderam toca pra cima voar. Só que começaram a ter muitos problemas de interferências, perdas de alcance ou de sinal e começaram a culpar os rádios, quando na verdade a culpa era somente de quem estava usando o rádio.
Por tanto, não pode usar qualquer cristal.
Cristais bons são somente os Futaba e os Hitec, o resto, é pedir para botar o modelo no chão.


Tenho dois desses 127.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ais-fm-_JM

Ótimos receptores.


PS: O anúncio não é meu, pois não estou vendendo os meus receptores, embora tenha também módulo 2.4 sendo usado também.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Corona RD620II Dual Conversion

Mensagem por arthurinacio »

Meu rádio funciona no canal 23, canal original , e esse cristal que tenho sobrando é exatamente o cristal canal 23 , que comprei faz pouco tempo do Mano, para receptores dual conversion. Acontece que estou interessado no receptor Corona RD620II dual conversion e minha dúvida era somente se esse cristal poderia ser usado com esse receptor ou se eu deveria usar apenas cristais da marca Corona (canal 23 obviamente). Agora percebi que minha primeira pergunta não foi tão específica.
Responder